
A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) deu início ao processo eleitoral para a escolha de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2022 a 2026.
O processo consiste de duas etapas principais. A primeira, com a realização no dia 26 de novembro de consulta prévia e informal junto à comunidade acadêmica para indicação de candidatos ao Conselho Universitário (Consun). A segunda, com a composição de lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
— LEIA AINDA: Enfermeira assume Comitê de Ética em Pesquisas da Uepa, campus Santarém
O Consun já definiu as normas para a consulta à comunidade acadêmica por meio da Resolução nº 289; e para a elaboração da lista tríplice, por meio da Resolução nº 290.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Podem se candidatar aos cargos de reitor e de vice-reitor professores integrantes da carreira do magistério superior, ocupantes dos cargos de professor titular ou de professor associado 4, ou que possuam título de doutor. O prazo final para o pedido de desincompatibilização dos candidatos é 8 de outubro.
Já a inscrição das candidaturas, que serão por chapas, ocorrerá no período de 11 a 15 de outubro.
Comissão eleitoral: 9 membros
De acordo com a Resolução nº 289, a consulta prévia e informal à comunidade acadêmica será realizada no dia 26 de novembro de 2021, de 8h às 21h, integralmente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG Eleição).
A consulta será organizada por uma Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), composta por 9 membros efetivos das três categorias — três discentes, três docentes e três técnicos administrativos em educação — escolhidos em assembleia convocada pela entidade representativa de cada categoria.
Sobre a eleição, veja as 3 chapas já definidas:
● Jarsen e Flávia: Economista e farmacêutica encabeçam a 3ª chapa que irá disputar a reitoria da Ufopa;
● Aldenize e Solange: Chapa “governista” à reitoria da Ufopa terá 2 mulheres; reitor não disputará a reeleição;
● Edilan e Carla: Doutor em Estatística encabeça chapa de oposição a reitor da Ufopa.
Com informações da Ufopa e redação do portal BJ