Jeso Carneiro

MP investiga uso de máquinas públicas em posto de irmão do prefeito de Alenquer

MP investiga uso de máquinas públicas em posto de irmão do prefeito de Alenquer
Josino Filho: indícios de corrupção em Alenquer. Foto: Facebook

O Ministério Público (MP) do Pará continua investigando o atual prefeito de Alenquer, Josino Alves Filho (PP), sobre a denúncia de utilização de máquinas públicas para construção de um posto de combustível particular. A informação é do DOL.

A instauração do inquérito civil ocorreu em abril de 2018. Para o MP, a ação configura como crime de improbidade administrativa.

 

A denúncia aponta que o prefeito permitiu a utilização de máquinas pertencentes ao poder público municipal, na construção do Posto de Combustível “Tio Josino”, empresa Alves Josino e Cota LTDA-ME, sediado no município, cujo sócio proprietário é o irmão dele.

Conforme mostra o documento, na época, Josino Alves ocupava o cargo de vice-prefeito, e se utilizou do seu cargo para beneficiar seu grupo familiar.

Atualmente Alves ocupa o cargo de prefeito em decorrência da cassação do titular, Juraci Estevam.

Vínculo empresarial: MP

Na tentativa de ocultar o crime praticado, os irmãos Alves resolveram baixar a inscrição empresa junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da Receita Federal do Brasil, e constituíram nova empresa em nome de terceiros.

Para os investigadores essa manobra não prejudica o trabalho inquisitorial, pois nos registros cadastrais dos órgãos federais ainda é possível verificar o vínculo empresarial e familiar, além das provas da utilização do patrimônio público em benefício de interesse particular de familiar do prefeito.

LEIA também: Prefeitura de Alenquer vai gastar mais de R$ 900 mil com escritórios de advocacia

Sair da versão mobile