Jeso Carneiro

Câmara deve votar contra contas aprovada pelo TCM para tirar ex-prefeito da eleição em 2020

Câmara deve votar contra contas aprovada pelo TCM para tirar ex-prefeito da eleição em 2020
Jaime Silva, à direita, tem apoio de Helder Barbalho no pleito de 2020

É certo: as contas de 2005 de Jaime Silva (MDB), ex-prefeito de Óbidos (PA), serão reprovadas pela Câmara de Vereadores, muito embora estejam com parecer técnico do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) de aprovação.

A manobra tem por objetivo deixar o emedebista inelegível e, assim, barrar a candidatura dele a prefeito no próximo ano. Jaime Silva aparece nas pesquisas como o nome favorito da disputa em 2020. Se vencer nas urnas, emplacará o terceiro mandato.

 

Com maioria dos vereadores sob as rédeas do atual prefeito Chico Alfaia (PL), candidato à reeleição, a Câmara presidida pelo obediente vereador Nivaldo Aquino (Podemos) acaba de queimar mais uma etapa da estratégia governista urdida nos bastidores.


Parecer do TCM: contas de 2005


A Comissão de Economia e Finanças da Casa, depois de emitir parecer pela reprovação das contas de 2005, notificou da decisão Jaime Silva e abriu tempo de 10 dias para que ele faça sua defesa. Todos os integrantes da comissão, presidida por Chico Barbado (MDB), são aliados do prefeito.

A sessão de julgamento das contas ainda não tem data marcada. Mas a previsão é de que seja pautada para o início de 2020.

O Blog do Jeso entrevistou Jaime Silva sobre esse caso. Confira:

— O senhor confirma que foi notificado pela Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Óbidos?

Jaime Silva: Sim, já fui notificado e tomei conhecimento que minhas contas do exercício financeiro de 2005 receberam parecer pela reprovação.

— Ainda assim, o senhor pretende fazer a sua defesa junto à Câmara?

— Sim, irei fazer minha defesa oral. Só ainda não decidimos, com nosso advogado, quem fará esse defesa: eu ou ele.

— Diante da reprovação iminente dessa suas contas pela Câmara, que providências o senhor pretende tomar na pós-votação?

— Iremos buscar todos os direitos que tivermos nesse processo. O caso, com certeza, será judicializado, para que eu possa garantir o meu direito de participar do disputa eleitoral em 2020. Afinal, as contas de 2005 têm parecer técnico de aprovação do TCM. E tenho certeza, para desespero dos meus adversários, que a Justiça ficará no nosso lado mais uma vez.

— Qual a análise que o senhor faz desse parecer da Comissão de Economia e Finanças da Câmara?

— Analiso como um parecer meramente político, sem quaisquer embasamento técnico confiável e legal. Quem faz isso com competência, pois tem corpo de profissionais com expertise no assunto, é o TCM, ou TCU [Tribunal de Contas da União], e não a Câmara. Mas compreendo essa manobra, de cunho político, apesar de não aceitá-la.


Situação das contas do ex-prefeito

Jaime Barbosa da Silva foi eleito pela primeira vez em 2004. Seu mandato foi de 2005 a 2008. Reeleito em 2008, o segundo mandato transcorreu de 2009 a 2012.

A situação de suas 8 prestações de contas é a seguinte:

Aprovadas: 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010.

Em grau de recurso: 2007

Aguardando julgamento: 2011 e 2012.


Parecer da Câmara: contas de 2005

LEIA também: TRF1 acata recurso de apelação de prefeito condenado em 1ª instância

Sair da versão mobile