Jeso Carneiro

Reitoria da Ufopa: práticas antidemocráticas

Prof. Dra. Tereza Ximenes e o reiror da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço.
Tereza Ximenes e Seixas Lourenço: alvos de críticas por à gestão antidemocrática

O blog interceptou o inteiro teor de um novo documento que surge no rastro da polêmica carta aberta assinada pelo pró-reitor Marcos Ximenes, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), com ataques a “um grupo” que fomenta “iniciativas conspiratórias contra a imagem” da instituição – e supostamente liderado pelo vice-reitor Clodoaldo dos Santos.

O novo documento é um abaixo-assinado de docentes, discentes e técnicos da UFOPA, entregue na sexta-feira (11) à Reitoria.

Nele, os 60 signatários criticam Ximenes, denunciam práticas antidemocráticas, quebra de hierarquia, falta de transparência e ratificam a crise institucional na qual, segundo eles, a universidade se acha mergulhada.

O abaixo-assinado manifesta ainda expressa solidariedade ao vice-reitor, “comprometido com a formação superior no oeste do Pará”.

Eles apontam também exemplos de autoritarismo da gestão do reitor Seixa Lourenço, como a “imposição” da professora Tereza Ximenes, “que não possui nenhum vínculo com a UFOPA”, como coordenadora do ICS (Instituto Ciências da Sociedade).

Tereza Ximenes é esposa de Marcos Ximenes.

Leia também:
Réplica do vice não entra no site da Ufopa.
Unicamp e Ufopa celebram parceria científica.
UFOPA: vice-reitor contra-ataca pró-reitor.
UFOPA forma, mas não entrega o diploma.

Sair da versão mobile