UFOPA forma, mas não entrega o diploma

Publicado em por em Educação e Cultura

Apesar de ter obtido conceito 3 (numa pontuação de zero a 5) na avaliação do MEC (Ministério da Educação), o curso de Física Ambiental da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) ainda causa enorme dor de cabeça aos seus graduados.

É que até agora alunos das turmas de 2005, 2006 e 2007 não receberam o diploma.

Eles são cerca de 60 – e contabilizam prejuízos financeiros enormes.

Os físicos ambientais enxergam má vontade da atual gestão da universidade em solucionar esse caso.

Os que estão em fase de conclusão estão apreensivos.

O curso de Física Ambiental, ligado ao ICED (Instituto de Ciências da Educação),  foi o 1º da universidade a ser reconhecido pelo MEC.

O blog já acionou a Assessoria de Comunicação da UFOPA para se manifestar sobre o caso.


Publicado por:

13 Responses to UFOPA forma, mas não entrega o diploma

  • É muito fácil jogar a culpa na UFOPA pela não expedição dos diplomas.O que muitos não sabem ou estão esquecendo, é que a verdadeira culpada de tudo isso é a própria UFPA de Belém que nunca deu a minima para os outros campi dela no estado.Creio que o máximo que a UFOPA pode fazer é solicitar para UFPA agilidade na entrega desses diplomas, pois a UFOPA não tem o poder de emiti-los, somente a UFPA o tem.Esses alunos são remanescentes da UFPA e com certeza não aceitaram o diploma de outra instituição que não seja o da UFPA , e mesmo que a UFOPA solicite agilidade, ainda assim, os alunos vão ficar esperando a boa vontade da UFPA/Belém para resolver isso. Essa é, infelizmente, a triste verdade sobre a situação dos alunos que eram do antigo campus da UFPA em santarém. A UFOPA foi criada com a união da UFPA e da UFRA em aqui na cidade,esses problemas com diplomas só acontecem com os alunos que foram da UFPA,com os da UFRA não acontece isso , nunca ninguém reclamou, provando assim que o problema é a má vontade da UFPA /Belém e não somente da UFOPA em Santarém.A UFPA/Belém nunca cuidou direito do campus que ela tinha aqui em santarém, depois que foi criada a UFOPA e conseguimos maior autonomia com relação a Belém,no que diz respeito a universidade, a UFPA/Belém virou quase que totalmente as costa para os alunos dela que ainda restam aqui.

    1. Só concluindo , os alunos devem entrar na justiça fazendo essa cobrança do diploma diretamente para o campus da UFPA de Belém. Não vai adiantar cobrar a UFOPA, pois como eu disse ela não tem poder de decidir nada com relação a isso.

    2. Não tem como pedir a expedição do diploma de um curso que não é reconhecido pelo MEC. Se os alunos de Física Ambiental não receberam diploma é porque o curso não tem registro no MEC e ponto. Que fique bem esclarecido, o caso agora é o processo de reconhecimento do curso no MEC, antes de querermos que a UFOPA ou UFPA imrpima os diplomas. O DIPLOMA DE UM CURSO QUE NÃO TEM REGISTRO NO MEC É ILEGAL. Volto a dizer, o curso de Física Ambiental não foi ainda reconhecido pelo. E quando será, nem UFOPA e nem UFPA se pronuncia a respeito.

      1. Os alunos tem que decidirem primeiro qual diploma querem , se da UFOPA ou da UFPA. Caso seja o da UFOPA , então cobrem ela, caso seja o da UFPA, então faça o mesmo, cobrem ela.

  • é isso que dá sair por aí criando universidades atres por dois sem o mínimo de planejamento e seriedade com a comunidade que a sustenta !!!!!! PRO GOVERNO LULA E DILMA IMPORTA A QUANTIDADE A MASSIFICAÇÃO AQUALIDADE QUE É BOM FICA PRÁS CALENDAS GREGAS !!!!!

    1. Para a criação da UFOPA foi necessária a aprovação de um projeto de implantação no Congresso Nacional. Ela não foi simplesmente criada do nada (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12085.htm). Se a coisa não saiu do papel não é culpa desse ou daquele presidente. Cabe às pessoas que estão à frente da UFOPA trabalharem para consolidá-la. Infelizmente a politicagem, a obseção por cargos de influência e a falta de interesse na legislação que rege o ensino superior atrapalham o andamento da universidade. E ainda, não foi o Lula que abriu vestibular para Física Ambiental. O curso foi implantando e até consolidado, mas alguém “esqueceu” que o MEC não vai atrás da direção da UFOPA ou da coordenação da Física para saber se eles querem ou não o reconhecimento do curso.

    2. o problema foi não ter permitido a comunidade acadêmica escolher seu reitor, e isso deu no q deu…

  • Também fui aluno do UFPa/UFOPA, conclui meu curso em 2009, turma de 2005, a até o momento ainda não recebi meu diploma. Isso é uma vergonha, até que enfim alguém da imprensa falou a respeito.

  • O que está acontecendo com o curso de Lincenciatura em Física Ambiental (ou Licenciatura em Física?!?!?!, pois nem o nome do curso as UFOPA-UFPA decidiu ainda) se chama VERGONHA!!!
    Os professores que idealizaram o Curso de Física Ambiental já sairam da UFOPA e os que chegaram não se movem para resolver esta situação…
    Até quando amos ter que esperar por este diploma…
    Um grupo de discentes do curso das turmas 2005,2006 e 2007 ja procuraram o MPF para tentar algo.
    professor Machado, Akira e os outros… por favor!!!

  • A INFORMAÇÃO QUE VEM DO CURSO DE FÍSICA AMBIENTAL É QUE O PROCESSO DE RECONHECIMENTO AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO. PORÉM, CONSULTEI DIVERSAS VEZES O SITE DO MEC E NÃO CONSTA NENHUM PROCESSO (https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTUwNTk=/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/Mjk=). A APROVAÇÃO DO MEC NÃO É A MESMA COISA QUE RECONHECIMENTO. UMA VEZ APROVADO É NECESSÁRIO O PEDIDO DE RECONHECIMENTO. E É UMA BUROCRACIA QUE SE OS RESPONSÁVEIS LEGAIS PELO CURSO NÃO TIVEREM MUITO BOA VONTADE DE CORRER ATRÁS, PROVAVELMENTE O PROCESSO É ARQUIVADO. INFELIZMENTE FICAMOS SEM SABER O QUE ESTÁ DE FATO ACONTECENDO, POIS IMPERA A LEI DO SILÊNCIO.

    1. GRACIANA SOUSA FOI ALUNA DA TURMA DE FÍSICA AMBIENTAL 2005, E TAMBÉM NÃO RECEBEU O DIPLOMA.

  • Não é só a UFOPA que forma e não entrega os diplomas,o IFPA campus Santarém também tem o mesmo ” problema”.Me formei no dia 16 de Dezembro de 2011 em Técnico em Guia de Turismo,e até hoje juntamente com mais de 25 alunos não recebemos certificados.
    Precisamos do certificado para atuar na área,dar mais credibilidade aos nossos serviços e o mais importante de tudo,o cadastro no Ministério do Turismo,que só será possível com o diploma.
    Estamos indigninados com a falta de compromisso das instituições que formam,e não certificam,nos empenhamos,dedicamos muitos anos ao aprendizado,e na hora da contatação burocrática,nada temos para mostrar.
    Queremos simplesmente nosso direito de exercer nossa atividade com certificação e maior credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *