
O novo prédio do fórum trabalhista de Santarém (PA), localizado na avenida Mendonça Furtado, 3.280, bairro Aldeia, está em fase final de construção e será inaugurado no próximo dia 31 deste mês, às 10h.
A cerimônia contará com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, e com a entrega da medalha Semíramis Arnaud Ferreira ao servidor Antônio Erinaldo Aguiar de Azevedo, em reconhecimento pelos 30 anos de dedicação ao serviço público.
Leia também:
- Meio ambiente: Ministério Público recorre ao TRF, em Brasília, para demolir terminal portuário em Santarém.
Viabilizada com recursos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, a obra recebeu investimento de R$ 6.141.146,06. Com a construção em terreno próprio, o TRT-8 estima uma economia anual de R$ 404.645,52 com despesas de locação.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Segundo a diretora-geral do tribunal, Regina Uchôa de Azevedo, a nova sede representa um avanço significativo para o atendimento à população e para as condições de trabalho dos servidores.
“Há muitos anos buscamos a instalação de um novo Fórum em Santarém. Atualmente, as atividades funcionam em um prédio alugado, e a inauguração das novas instalações representará não apenas melhores condições de trabalho e atendimento à população, mas também uma significativa economia para o orçamento do Tribunal”, destacou.
Sustentabilidade
O novo fórum foi projetado com foco em acessibilidade e sustentabilidade. Entre os recursos implementados estão sanitários adaptados, piso tátil de alerta e direcional, rampas com inclinação adequada, áreas de circulação acessíveis e vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos.
No aspecto ambiental, o prédio conta com sistema de drenagem com possibilidade de reuso da água da chuva, previsão para instalação de painéis solares, torneiras e mictórios com fechamento automático, descargas com duplo acionamento, climatização com tecnologia inverter, iluminação em LED e sensores de presença em áreas de baixa circulação.
Para o juiz da 1ª Vara do Trabalho de Santarém, Fernando Moreira Bessa, a inauguração do novo fórum representa a realização de um antigo sonho.
“Os servidores e os magistrados estão muito ansiosos para fazer essa mudança. Nós já vínhamos aguardando há bastante tempo e todos estão nessa mesma linha de pensamento, que nós vamos estar num local mais adequado, pensado para o nosso corpo, com melhores condições de trabalho para receber advogados, trabalhadores e empregadores”, afirmou.
Com informações e fotos do TRT8
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.