Jeso Carneiro

Polícia Federal faz operação contra advogado mais caro da Lava Jato

Polícia Federal faz operação contra advogado mais caro da Lava Jato
Agentes da PF em ação na operação desta sexta-feira 23. Foto: Reprodução/O Globo

A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira (23), uma operação de busca e apreensão em 5 endereços ligados a Nythalmar Dias Ferreira Filho, advogado de réus famosos da Lava-Jato.

Segundo O Globo, a operação contra Nythalmrar foi baseada em um inquérito aberto a partir de uma representação da OAB-RJ endereçada à força-tarefa da Lava-Jato no Rio, na qual o advogado é acusado de vender para seus clientes influência junto ao juiz Marcelo Bretas e aos procuradores da República.

 

O processo foi encaminhado para a área criminal do Ministério Público do Rio. As buscas aconteceram em Campo Grande, na Zona Oeste, no Centro, em Ipanema e no Catete, ambos na Zona Sul.

Nythalmar, conhecido como “o mais caro criminalista da Lava-Jato”,  já teve em sua lista de clientes nomes como Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados; Fernando Cavendish, ex-dono da Delta Construções; Arthur Soares, empresário conhecido como Rei Arthur; Júlio Lopes, ex-deputado federal; e José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do RJ.

Um perfil publicado pela revista Época mostrou que Nythalmar Dias Ferreira Filho chegou a receber um apartamento na Zona Sul do Rio de presente do empresário Fernando Cavendish.

O advogado atribuía seu sucesso a à sagacidade de entender que a Lava-Jato era um “caminho sem volta”, aposentando “o formalismo jurídico que recorria a manobras processuais para evitar o julgamento do mérito”.

 

Sua estratégia era partir direto para a negociação de colaborações premiadas com as autoridades, em troca da promessa de liberdade de seus clientes.

“O acordo é um meio de defesa mundial. É mais econômico e tem resultado imediato. O cliente ganha uma segunda chance na vida”, afirmou à revista semanal Época.

LEIA também: STJ libera da prisão guarda acusado de duplo homicídio em Parauapebas

Sair da versão mobile