Jeso Carneiro

Semma faz convocação extraordinária do Conselho Gestor da APA Alter do Chão

Semma faz convocação extraordinária do Conselho Gestor da APA Alter do Chão
Área devastada pela construtora que ergue o condomínio Quinta da Villa Residence, dentro da APA de Alter do Chão. Foto: Arquivo JC

A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Santarém (PA) convocou nesta terça-feira (26) os membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão para uma reunião extraordinária na quarta-feira (28).

A reunião iniciará às 09h. Será realizada no auditório do Ciam (Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental), localizado na rua Adriano Pimentel, 296, no Centro de Santarém.

Os principais tópicos a serem discutidos incluem os empreendimentos e investimentos na região da APA Alter do Chão, além de outros assuntos pertinentes.

Advogado do prefeito eleito de Santarém vira alvo de investigação do MPF

Um dos empreendimentos alvo do debates na reunião é o condomínio de luxo Quinta da Villa Residence, erguido dentro da APA de Alter do Chão, no imóvel da extinta Escola da Floresta. Um dos donos da obra é José Maria Lima, advogado do prefeito eleito Zé Maria Tapajós (MDB).

O MPF (Ministério Público do Pará) abriu investigação para apurar um suposto esquema de “conflito de interesses” capitaneado pelo advogado dentro da Prefeitura de Santarém, conforme noticiou em primeia mão o JC na semana passada.

Em recomendação à Semma, o MPF pediu a suspensão imediata das licenças e autorizações concedidas à construtora do condomínio, a Machado Lima Empreendimentos, pertencente a José Maria Lima, até a conclusão das investigações.

“Essa medida visa a garantir a proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural da região, bem como a apuração da legalidade da obra e da conduta dos envolvidos.”, justificou o MPF.

Conselhor Gestor da APA

A convocação extraordinárida foi feita pelo presidente do Conselho Gestor da APA de Alter do Chão, João Paiva de Albuquerque, titular da Semma. Os conselheiros titulares e suplentes foram instados a comparecer ao encontro.

A APA Alter foi a primeira unidade de conservação criada no município, em 2 de julho de 2003. Ela tem 16.180 hectares de extensão e inclui o distrito de Alter do Chão, assim como as comunidades Caranazal, São Raimundo, Ramal do Laranja, São Pedro, Jatobá, Irurama, Aldeia Curucuruí, Santa Rosa, Ponta de Pedras e São Sebastião.

Mapa da APA de Alter do Chão. Foto reprodução: Semma

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Sair da versão mobile