Jeso Carneiro

Governo Nélio abre sindicância contra auditor e nº 1 do PV que o apoiou à reeleição

Governo Nélio abre sindicância contra auditor nº 1 do PV que o apoiou à reeleição
Valdir Matias Jr.: ex-vereador e auditor fiscal. Alvo de sindicância do governo Nélio. Foto: Arquivo BJ/CMS

O governo Nélio Aguiar (Santarém, PA) abriu sindicância para apurar suposta irregularidade funcional que teria sido cometida pelo auditor fiscal, ex-vereador e maior liderança local do PV (Partido Verde), Valdir Matias Jr., que é servidor efetivo do município.

O processo de sindicância administrativa foi aberto pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças). Assinado dia 30 de agosto, pela titular da pasta, Josilene Pinto, o documento se tornou público na sexta-feira (3), quando começou o prazo de 30 dias para que o caso seja apurado.

— LEIA AINDA: Em liberdade, Itamar Júnior, da IPG, avalia mercado da saúde no Vale do Acará.

 

De acordo com a titular da Sefin, Valdir Matias Jr., economista que concorreu à Prefeitura de Santarém no pleito de 2020 e que no 2º turno apoiou a candidatura de Nélio Aguiar (DEM) à reeleição, teria infringido “o artigo 137, inciso VII da Lei 14.889/94” – que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Santarém.

“São deveres do servidor: — observar as normas legais e regulamentares;”, diz a lei.

Procurada pelo portal BJ, a assessoria de Nélio Aguiar não especificou que norma (ou normas) o auditor fiscal teria ignorado no exercício de sua função. Valdir Matias Jr. disse que ainda não teve acesso ao processo. E que só iria se manifestar publicamente após ser notificado.

A comissão de sindicância nomeada pela Sefin é composta pelos seguintes servidores: Marcelo Moita Cardoso (presidente), Sabrina Cariana da Mota (membro) e Vilberto Sá da Silva (membro). Eles têm 30 dias, “a contar da data da publicação desta portaria” para conclusão dos trabalhos. “Admitida sua prorrogação por igual período”.

Sair da versão mobile