Jeso Carneiro

Chapa “governista” à reitoria da Ufopa terá 2 mulheres; reitor não disputará a reeleição

Chapa governista à reitoria da Ufopa terá 2 mulheres; reitor não disputará a reeleição
Aldenize Xavier e Solange Ximenes encabeçam a chapa situacionista da Ufopa. Foto montagem: BJ

São duas mulheres que encabeçam à chapa “governista” (situação) para o comando da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), com sede em Santarém (PA) e eleições diretas para escolha da lista tríplice marcada para o final deste ano. O atual reitor da instituição, Hugo Diniz, não concorrerá à reeleição.

A atual vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier, está à frente da chapa. Solange Ximenes Rocha é a candidata a vice. Ela é pró-reitora de Ensino de Graduação.

— LEIA AINDA: Doutor em Estatística encabeça chapa de oposição a reitor da Ufopa.

“Mais do que em 2017, estou preparada para este novo desafio”, comunicou Aldenize em postagem nesta semana no Whatsapp, obtida pelo portal BJ.

“Com as questões de infraestrutura dentro de um fluxo adequado, acredito ser a hora de direcionar os investimentos para a pesquisa e extensão, com impacto direto na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Vamos consolidar nossa posição nacional e internacional, sendo referência no interior da Amazônia”, destacou.

O mandato de reitor(a) é de 4 anos, com nomeação feita pelo ministro da Educação, entre os nomes da lista tríplice remetida ao MEC (Ministério da Educação) pelo Consun (Conselho Universitário), órgão máximo de consulta e deliberação da Ufopa.

A dupla Aldenize Xavier e Solange Ximenes vai encarar a chapa de oposição Edilan Quaresma e Carla Munzanzu, e ainda uma outra chapa encabeçada pelo professor Jarsen Guimarães.

Na eleição de 2017, 5 chapas participaram do pleito acadêmico. Será a terceira eleição direta para reitoria da história da Ufopa, que completa em 2021 12 anos de fundação.

Edilan Quaresma e Carla Munzanzu: chapa de oposição
Sair da versão mobile