São duas mulheres que encabeçam à chapa “governista” (situação) para o comando da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), com sede em Santarém (PA) e eleições diretas para escolha da lista tríplice marcada para o final deste ano. O atual reitor da instituição, Hugo Diniz, não concorrerá à reeleição.
A atual vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier, está à frente da chapa. Solange Ximenes Rocha é a candidata a vice. Ela é pró-reitora de Ensino de Graduação.
— LEIA AINDA: Doutor em Estatística encabeça chapa de oposição a reitor da Ufopa.
“Mais do que em 2017, estou preparada para este novo desafio”, comunicou Aldenize em postagem nesta semana no Whatsapp, obtida pelo portal BJ.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Com as questões de infraestrutura dentro de um fluxo adequado, acredito ser a hora de direcionar os investimentos para a pesquisa e extensão, com impacto direto na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Vamos consolidar nossa posição nacional e internacional, sendo referência no interior da Amazônia”, destacou.
O mandato de reitor(a) é de 4 anos, com nomeação feita pelo ministro da Educação, entre os nomes da lista tríplice remetida ao MEC (Ministério da Educação) pelo Consun (Conselho Universitário), órgão máximo de consulta e deliberação da Ufopa.
A dupla Aldenize Xavier e Solange Ximenes vai encarar a chapa de oposição Edilan Quaresma e Carla Munzanzu, e ainda uma outra chapa encabeçada pelo professor Jarsen Guimarães.
Na eleição de 2017, 5 chapas participaram do pleito acadêmico. Será a terceira eleição direta para reitoria da história da Ufopa, que completa em 2021 12 anos de fundação.