Em uma votação em tempo recorde, o Senado aprovou na noite de ontem (28) a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Flexa Ribeiro (PSDB) foi o relator da proposta no plenário e o projeto foi aprovado no mesmo dia em que deu entrada na Casa.
A matéria segue agora para sanção presidencial, o que deve ocorrer em até 15 dias úteis.
Leia também:
Abaré: prefeitura pode perder verbas federais.
Uepa completa 20 anos.
Candidato a professor terá que ter doutorado.
O projeto de lei que a Unifesspa, por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em agosto de 2011, na Câmara dos Deputados. Depois de aprovada em todas as instâncias, foi remetida ao Senado Federal, onde foi lida e aprovada em plenário.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Esta é a quarta universidade que está sendo criada no Pará. É fruto de uma luta de toda sociedade paraense, que se engajou por este momento”, disse Flexa Ribeiro.
A sede da nova universidade será em Marabá, além de serem instalados outros campi na região.
Cálculos do MEC estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013. Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a expectativa é de R$ 260,6 milhões.
O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio.
Serão abertos também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas.
Com informações da assessoria de comunicação do senador Flexa Ribeiro