Senado aprova nova universidade no PA

Publicado em por em Educação e Cultura, Política

Em uma votação em tempo recorde, o Senado aprovou na noite de ontem (28) a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Flexa Ribeiro (PSDB) foi o relator da proposta no plenário e o projeto foi aprovado no mesmo dia em que deu entrada na Casa.

A matéria segue agora para sanção presidencial, o que deve ocorrer em até 15 dias úteis.

Leia também:
Abaré: prefeitura pode perder verbas federais.
Uepa completa 20 anos.
Candidato a professor terá que ter doutorado.

O projeto de lei que a Unifesspa, por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em agosto de 2011, na Câmara dos Deputados. Depois de aprovada em todas as instâncias, foi remetida ao Senado Federal, onde foi lida e aprovada em plenário.

“Esta é a quarta universidade que está sendo criada no Pará. É fruto de uma luta de toda sociedade paraense, que se engajou por este momento”, disse Flexa Ribeiro.

A sede da nova universidade será em Marabá, além de serem instalados outros campi na região.

Cálculos do MEC estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013. Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a expectativa é de R$ 260,6 milhões.

O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio.

Serão abertos também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas.

Com informações da assessoria de comunicação do senador Flexa Ribeiro


Publicado por:

7 Comentários em Senado aprova nova universidade no PA

  • Assim como a OI dividiu o Pará em três DDD agora será a vez das universidades criarem asas proprias e sairem das asas do parazinho, a primeira foi a nossa Ufopa e agora a do Sul, isso acontecendo vai fortalecer ainda mais a divisão deste estado….que maravilha

  • Tomara que não se arrependam.
    Em Santarém lutou-se tanto para se ter a UFOPA, mas verifica-se um retrocesso, pela forma como está sendo conduzida e pelo método implantado. Tratam os calouros como lerdos, indecisos, alienados, ou quaisquer outros adjetivos nesta linha de raciocínio, uma vez que entram na universidade sem saber que curso é que vam fazer. Isso é ridículo!
    O percentual de jovens que se arrependem do curso escolhido é ínfimo, para implantar esse método, que colcoa o aluno na universidade e depois “obriga” a fazer um curso que não deseja, ou fica parado após o basicão inicial.
    Só estão conseguindo reduzir o peso que tinha a UFPA, além de acabar com o curso de Direito.

    1. Meu nobre amigo a universidade é do povo, então vamos mudar isso que estaerrado, mais não acho que errados em sair do mando UFPA.

    1. Do mesmo jeito que Jader não briga com Sarney, mesmo que o lascado seja o Pará, a turma do Seixas não vai criar caso com a turma que já tá lá mamando de muito tempo.

  • Parece que o Senador “Açai”, as vezes depreciado por alguns frequentadores deste blog, tem trabalhado muito por este Estado. Cadê o Jader?

  • Cuidado povo de Marabá que o grupo do Seixas já tá indo pra ai! Universidade Operacional a caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *