por Sidney Canto
Dia 14 de fevereiro de 1747
Por volta das sete horas da manhã, chega à aldeia de São José dos Matapuz (Pinhel), o sertanista João de Souza que, em 19 de dezembro do ano anterior, vindo do Mato Grosso, alcançou o rio Arinos, e deste passou ao rio Tapajós, sendo ao que se sabe o segundo homem a realizar tal façanha de descer o rio Tapajós pelas suas nascentes. No dia 18 deste mesmo mês, ele alcançaria a Fortaleza do Tapajós. Foi o segundo homem a descer o Tapajós das suas nascentes, contudo é dele que temos os melhores relatos até então.
Leia também:
Bispo chega a Alenquer.
Padres são expulsos da Amazônia.
Revolta de Jacareacanga, 56 anos.
Jesuítas dizem “não” ao bispo.
Doada a Capitania de Gurupy.
Igreja de Sant’Ana: 185 anos.
Jeso,
Apesar de pouca gente dar importância a este fato, têm-se que levar em conta a facanha deste paulista de Itu que chegou ao Pará via Mato Grosso e Rio Tapajós.
Naquela época, era proibido, por ordem régia, o trânsito entre o Mato Grosso e o Pará via “rios”. Mesmo derespeitando essa ordem o dito João de Sousa se tornou o “xodó” de Mendonça Furtado pelo conhecimento adquirido da região.
Supõe-se que tenha sido esse bandeirante o “descobridor oficial” do ouro existente no Tapajós.
Infelizmente, como tantos outros, tanto seu nome como sua façanha são pouco lembradas na história atual.
Padre, uma pergunta: quem foi o 1º a fazer esse percurso?
Bem, conforme já consta aqui mesmo no blog (veja a pílula de abertura destes textos, publicada em 14 de agosto do ano passado) tal façanha cabe ao cabo Leonardo de Oliveira, no ano de 1742. Mas o único documento que fala deste feito, está em Évora – Portugal.
Desenvolvi uma pesquisa sobre o Arinos, Consegui na Biblioteca Publica de Évora copia digitalizada das páginas da “Nota sobre o Rio Tapajós” que relata a expedição do cabo lusitano Leonardo de Oliveira, natural da ilha da madeira
Olá, me chamo Guilherme José Santini e estou pesquisando o mesmo assunto. Sou professor do IFMT. Gostaria muito de ter acesso a suas pesquisas a respeito. Meu email: gjsantini@gmail.com. por favor, entre em contato