Sementes

Publicado em por em Esporte

por Jorge Wanghon (*)

Fiquei em off por alguns dias por estar com uma virose que insistia em me acompanhar há quatro dias. Começou no início do meu descanso na semana, o sábado. Ontem (13), senti que poderia treinar, já que não posso ficar muito tempo parado e por estar sem febre e mais disposto.

Peguei a mochila e fui para a academia. Treinei agachamento e senti que estava bem para continuar, passei aos exercícios auxiliares e acabei fazendo um bom treino. Hoje é dia de treinar supino.

O powerlifting, esporte de extrema força bruta, exige desafios, concentração, disciplina e um amor intenso pela prática. Pratiquei maratona, natação, canoagem, mas não tinha talento para nenhum desses esportes. Quando descobri o powerlifting foi amor à primeira vista. E o esporte é bom até para quem não tem pretensões de competir, porque os três exercícios: agachamento, supino e terra são os exercícios básicos para quem quer construir uma estrutura muscular forte, pois envolvem todos os músculos possíveis.

Tinha 17 anos quando mantive o primeiro contato com a musculação. Comecei a desenvolver força muscular em casa, como não tinha anilhas, nem barra para treinar, improvisava um esteio de madeira, colocava nos ombros, fazia agachamento e até rotação para a cintura, complementava com apoios e barra fixa.

Com o tempo, fiz os meus próprios pesos com barra de ferro e concreto. As revistas de musculação da época, que traziam os heróis Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno, Tom Platz, alimentavam a vontade de treinar sério. Da simples musculação para o powerlifting foi um pulo.

E o que antes foi descoberto até de forma artesanal, hoje é oferecido de maneira mais segura e técnica para quem pretende se iniciar na prática do levantamento de peso. As academias de Santarém estão preparadas para orientar os atletas, não precisamos mais construir barras com latas cheias de concreto para treinar no fundo de quintal. Preços acessíveis e instrutores dispostos a ajudar seus clientes dão a segurança aos praticantes.

Como todo atleta que faz musculação, ao contrário de quem leva uma vida sedentária, o levantador de peso precisa fazer uso de um aporte suplementar. Não é difícil encontrar os produtos certos nas melhores farmácias de Santarém. Acabou-se o estigma dos esteróides anabolizantes.

Atleta que cuida da saúde e não entra em furada, toma suplementação alimentar. Whein Protein, Creatina, Amino BCAA, Malt Dextrina, que bem antes eram difíceis de se encontrar e eram vendidas a peso de ouro, hoje facilita a vida da maioria dos frequentadores de academias, pela facilidade de serem encontradas e pelos preços acessíveis.

Vou participar desta competição e espero com isso espalhar novas sementes. Minha maior pretensão é ver novos atletas surgindo cheios de potencial, prontos para trilhar um caminho vencedor no powerlifting. Homens e mulheres, atletas de alta performance, que hoje ainda são crianças, jovens, mas que precisam de exemplos, de um estímulo para frequentar uma academia.

– – – — – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Treina para participar em junho do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. Até lá, vai escrever rotineiramente aqui neste espaço sobre o seu dia a dia. É patrocinado pelo blog e pela rede de farmácias Droga Mil.

Leia também:
Os passos de um atleta.
O voo da águia.
Força, suplemento e equipamentos.
Bom atleta é bom de ouvido.
Treino nosso de cada dia…


Publicado por:

One Response to Sementes

  • Bom,
    Tenho pouco a dizer sobre o Jorge Wanghon, ou simplesmente Jorginho, como o conheço e também o chamo de “primo”, acompanho há algum tempo o esforço deste rapaz pelo esporte, e sei também quantas dificuldades ele enfrentou, e hoje está servindo como exemplo para muitas pessoas, exemplo este, além de tudo, de superação. Sucesso meu primo, você merece. Abraços!!!
    P.S.: Parabéns ao blog e a rede defarmácias Droga Mil, por acreditar neste cara de garra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *