Redação do Enem: angústia

Publicado em por em Comentários, Concurso, Educação e Cultura

Do leitor que se assina David, pelo contato do blog:

Caro Jeso,

Gostaria de lhe informar sobre uma grande polêmica levantada sobre as notas do Enem. Muitas pessoas, incluindo eu, não se conformam com o resultado da redação. Esse ano tirei 520, muito abaixo dos anos anteriores, já que em 2010 tirei 875 e em 2009 tirei 850.

Parece-me estranho a antecipação das notas, que pode ser consequência de má correção da prova que não segue os requisitos.

No dia 22, estava assistindo a TV Senado e ouvi o senador Álvaro Dias dizer que recebeu reclamações de estudantes quanto a esses resultados. Chegou a citar o exemplo de um estudante que passou em vestibulares entre os mais difíceis e concorridos, tirou excelentes notas nas redações e na do Enem saiu abaixo de 25% nessa parte.

Infelizmente, até hoje, não existe nenhuma forma técnica de contestar esse resultado, o que gera uma grande sensação de injustiça. O ministro da Educação ainda não deu explicações.

Eu estou muito angustiado pela nota que recebi. Não me conformo. Por isso, venho denunciar ao senhor o ocorrido.


Publicado por:

10 Responses to Redação do Enem: angústia

  • Jeso, o inep levou um mês para corrigir quatro milhões de redações. Como? Quais critérios são usados? Quem corrige?
    Falta respeito a quem se esforça, treina e luta por uma vaga no curso sueperior. Como professor de Redação, li os borrões de vários alunos que fizeram bons textos, fiéis ao tema, com correção gramatical e letra caprichada. O resultado? 550, 600, 700 pontos…
    Em compensação muitos alunos que fizeram pouco caso da prova, e produziram “na marra” (eles disseram isso) tiraram uma nota maior.
    Não acredito nessa correção e na lisura do processo.
    O pior é que os sonhos são adiados ou abortados porque existe um ventilador que sopra todas as redações para caixas com as notas. Só o que se pode fazer é torcer para que o vento seja camarada e conduza a redação para a caixa de 900 para cima. Triste!

  • A redação do enem me trouxe felicidade. Meu filho consegui a nota 960, e a minha filha 830. Na vida temos altos e baixos. E para nós pais, verificar a evolução educacional dos filhos é ponto alto da vida.
    E nesse embalo de alegria aproveito para desejar ao comandante do blog e a todos os leitores, Natal de Paz e Ano Novo próspero!

    1. Ou a senhora é muito mentirosa e quer dar pilha nos que se deram mal ou deu uma educação maravilhosa a nivel emocional e de estudos aos seus filhos.
      Meu filho tirou 8.2 e estudou alem do terceiro ano as aulas de redação no cursinho para chegar a esta nota.
      Ele esperava 100 ou 900 ,era o melhor aluno de redação da escola dele,uma das mais fortes no R.J.
      Portanto existe os que divulgam verdades na internet,e os que dão pilha nos outros,pois até comentario absurdo de não ter feito a redação e tirado 600 eu li na internet.
      Portanto se é verdade,parabens,a senhora tem muitos méritos.
      Se é “pilha”, meus pezames pelo sadismo.

      1. JESO,

        DEIXE O MENINO JESUS NASCER EM SEU CORAÇÃO…
        QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ FINAL DE ANO…
        QUE O ANO NOVO SEJA EXCELENTE PRA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA…
        E QUE EM 2012 O BLOG CONTINUE BOMBANDO, NÃO É ASSIM QUE A MOLECADA FALA??
        ASSUNTOS SÉRIOS… POLÊMICOS E DE INTERESSE DA POPULAÇÃO…

        VALEU BAIXINHO!!!

        CHAGUINHA AD

        1. Obrigado, Chaquinha! E que em 2012 vc. continue aqui, fazendo trincheira para a liberdade de expressão, para o exercício crítico e propositivo da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *