por Helvécio Santos (*)
Decidi! A hora é essa, vou lançar-me candidato a prefeito!
Ainda não sei quando começarei a campanha, mas de antemão adianto pontos que levarei em consideração.
Como não sei como está o caixa da prefeitura, não prometerei obras nem mundos e fundos. Se prometesse, como de resto qualquer um, sem saber a situação do caixa, seria irresponsabilidade ou mentira mesmo.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Também não farei aquela campanha do político que brada aos quatro ventos: “Sou a favor da educação”, “Sou a favor do transporte público“, “Sou a favor da saúde” e por aí vai. Afinal, só um maluco seria contra a educação, o transporte público, a saúde etc.
Para evitar constrangimento alheio, aviso que quem estiver pensando trocar voto por dentadura, havaiana, meia dúzia de tijolo, areia, cabide de emprego e outras “cositas más”, desista! É perda de tempo tentar.
Responsabilidade e comprometimento com as causas municipais será a tônica desde a campanha. Ah! Isso o meu eleitor terá, mas não me peçam honestidade! Penso que honestidade é princípio básico de qualquer situação e congênito do ser humano. Sou até chato! Quem não é honesto para mim não é gente, não importa cargo, função, descendência ou posição social.
Bom, e o que farei se eleito?
De cara, venderei o carrão com ar condicionado e comprarei um jeep tração nas quatro rodas. Para enfrentar a buraqueira e o lamaçal de nossas vias e estradas, principalmente as do interior, somente com um “traçado”.
Como sou pão duro mesmo, nesses quatro anos almoçarei, de surpresa, em todas as escolas municipais, estejam onde estiverem. Vou chegar, cumprimentar o corpo docente e pimba! Direto para o refeitório. Não farei visita avisada! Não quero banda de música e nem lixo jogado pra baixo do tapete. As escolas deverão estar limpas e preparadas, todos os dias do ano, para receber com dignidade os alunos e por extensão a mim.
Terei no máximo 12 secretarias e não nomearei secretário por “naco” partidário. Não fatiarei a administração municipal como bolo de festa. Quem vota e elege é o povo e político, assim como qualquer cidadão, só tem o seu voto. Já vai longe o tempo em que os “coronéis” tinham curral eleitoral.
Os secretários e eu ocuparemos um grande salão, sem divisórias. Trabalharemos em mesas separadas com uma grande mesa ao centro, para reuniões e um pool de secretárias do lado de fora do salão. Não haverá audiência privada.
Não terei porta voz ou seja lá o que for. As ações falarão pelo governo. Pela mesma lógica, não gastarei dinheiro em publicidade. O povo fará esse trabalho e, se a voz do povo é a voz de Deus, é só ouvir o som da rua para saber se o rumo está correto.
Todos os meses publicarei um relatório do que foi feito, o que foi gasto, o que pretendemos fazer e donde virão os recursos. Isto não é publicidade e sim, prestação de contas. O patrão é o povo e a ele deverá ser dado satisfação.
Do primeiro ao último dia do mandato baterei ponto na prefeitura usando bicicleta e aí, já adianto, priorizarei construção de ciclovias.
Como um cidadão comum que por esses acasos da vida está, temporariamente, à frente da gestão municipal, não aceitarei sentar no “Nossa”, na “Noca” ou em qualquer outro lugar e ao final receber um tapinha nas costas e o sorriso de “está tudo certo”.
Se a Martinha ou a Noca ou qualquer outro fizer isso, é um tiro no pé. No dia seguinte, o pessoal da fiscalização baterá ponto no estabelecimento. Se antes não me faziam essa fidalguia, por que o fazem agora? Isso pra mim é propina e não aceito. Aliás, além de propina, beira a covardia, com meu polpudo salário de prefeito, aceitar essa benesse.
Cercar-me-ei do que penso ser o melhor que temos! Convidarei Antenor Giovannini para secretário de Agricultura, Abastecimento e Comércio; Luiz Bianor Lima ou Luiz Carlos Botelho para secretário de Educação, Esporte e Lazer; Bruno Manuel Moura de Sousa, para secretário de Saúde; Rubem Chagas para secretário de Obras; Raimundo Gonçalves para secretário do Interior; Emanuel Júlio Leite para secretário de Turismo; José Gumercindo Rebelo para secretário de Infraestrutura; Evaldo Viana para secretário de Finanças; José Ronaldo Dias Campos para procurador do município.
Ainda não tenho meu secretário de Administração e meu secretário de Defesa do Meio Ambiente, mas ainda tenho bastante tempo para pensar.
O primeiro ano de governo será destinado a ações que independem do orçamento, mas que reputo fundamentais para nos colocar na trilha que penso nos levarão a um futuro melhor. São ações pontuais e que darão uma nova cara à cidade.
Assim, desobstruirei as calçadas para o trânsito de pedestres e disciplinarei os letreiros que tanto poluem o nosso visual; livrarei as ruas e praças da infestação de camelôs; formularei uma política para fazermos da cidade um grande horto florestal, plantando árvores nos espaços públicos e privados; regulamentarei a frota coletiva quanto a idade útil dos veículos; disciplinarei o nível da calçada dos imóveis e a murada dos terrenos desocupados; proibirei a docagem de barcos na frente da cidade, deslocando-os para o final da Prainha e como opção a Ponta Negra para períodos de espera.
Neste período farei também terraplanagem na praia em frente à cidade após o que serão colocadas, em toda extensão, traves para a prática de futebol, postes para redes de vôlei, demarcação para prática de frescobol, tudo com permanentes ações de limpeza e conservação.
Essas ações também serão feitas nas vilas de maior densidade populacional, notadamente em Alter do Chão, onde proibirei qualquer comércio na Ilha do Amor, retirando as barracas dos “boraris (?)” que lá negociam alimentos (de onde vem esse privilégio?), pois estas contribuem decisivamente para a poluição da praia e do rio.
Percebam que até este momento, que espero durará o primeiro ano do mandato, não gastei nenhum dinheiro em investimento. Gastarei somente verba estritamente necessária à manutenção.
Concomitantemente farei um enxugamento na folha de pagamento e, tenham certeza, como o Gazeta uma vez denunciou, socialite e nem ninguém fará dali cabide de emprego.
Não darei patrocínio gratuito a times de futebol, mesmo a meu amado LEÃO. O dinheiro chegará mas de forma indireta e útil. Montarei postos de coleta onde serão trocadas garrafas pets por vales que valerão ingressos dos jogos. O esporte estará sendo incentivado e, de quebra, estaremos, com a reciclagem, livrando a cidade desse lixo.
Farei também um mapeamento urbano com definição de áreas de ocupação e um código de postura que deverão ser aprovados neste início de governo.
Passado este ano, já familiarizado com o orçamento municipal, anunciarei as obras que farei, tanto as de investimento quanto as de manutenção.
Prioridade, as escolas estarão sempre aparelhadas didática e materialmente e muito bem cuidadas. Os professores serão os melhores salários de meu governo. Penso que o professor é o jardineiro desse jardim chamado gente e é ele que definirá, juntamente com a família, o futuro que teremos através da formação de nossos jovens.
Creio também que a cidade é, prioritariamente, do pedestre. Assim, alargarei as calçadas e passeios públicos que serão arborizados, ajardinados e mobiliados.
Incansavelmente buscarei parcerias com outras esferas de poder e prestadoras de serviço para a construção de estação de tratamento de esgoto, esgotamento sanitário e instalação de fiação subterrânea.
Todas as obras – calçamento de ruas, construção de novas escolas, centros de convivência para a terceira idade, praças etc etc – terão a participação dos interessados, dizendo quando, onde e como serão feitas.
Uma grande campanha para conscientização de que a cidade é nossa e que ela será a cidade que cada um de nós quiser, enfocando a limpeza e o cuidado com o mobiliário urbano, será permanentemente desenvolvida.
Ah! Ia esquecendo, meu único luxo e disso não abro mão: a festa de início do governo terá a participação de artistas locais e o “Roupa Nova”, num show aberto para o patrocinador maior que é o povo da minha terra.
Como já disse, só após o primeiro ano anunciarei as obras que farei mas, com certeza, todo o orçamento será gasto em benefício do povo. Sem querer ofender, até porque isso não acontece por essas bandas, afirmo que não sairei com um tostão que não seja dinheiro do salário de prefeito que, comparado à média do salário dos munícipes, é muito bom.
Penso que na vida você faz um pacto com Deus ou com o diabo. Apropriar-se do que não é seu é fazer pacto com o diabo e um dia, como sócio, o capeta vem cobrar a sua parte. Para mim dinheiro não traz felicidade e não acredito, como dizem uns idiotas, que o dinheiro não traz, mas compra felicidade. Se assim fosse, o cidadão mais feliz do Brasil seria o Eike Batista, pois tem dinheiro para comprar o que quiser. Opa! O que quiser? Nem tudo e uma dessas coisas é a felicidade.
Não sei se deixarão eu terminar o mandato mas, se terminar, no último dia, após a cerimônia democrática de transmissão do cargo, chave do cofre passado a outro ou a outra, pegarei minha bicicleta e rumarei para o Panela Cheia. Almoçarei uma pescada de forno engenho e arte do meu sobrinho, “chef” Gegê e, de sobremesa, gelatina delicadamente preparada pela sobrinha Carminha. No final do dia farei, como sempre faço, caminhada no cais apreciando o por do sol.
A vida é bela e, missão cumprida, até o resto dos meus dias curtirei a graça que Deus me deu. Qual graça? Bom, nunca pedi a Ele que me fizesse rico, mas sempre pedi a Ele que me fizesse feliz!
Felizmente, posso contar com seu voto?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* Santareno, é advogado e economista. Reside no Rio de Janeiro. Escreve regularmente neste blog.
Eita que maravilha !! Transferindo meu título para Santarém num #vruuuum… Hahaha !
Amigo querido, tenho que cantarolar ” ♬ Se todos fossem iguais a você..♬ Que maravilha viver.. ♬ ”
Só lamento que Santarém vai ter essa belezura de prefeito só por um mandato, porque político desse quilate é para levar para o Planalto, colocar no Poder , fechar a porta e jogar a chave fora para nunca mais ele poder deixar de nos governar..
Sonhar não custa nada, né queridão ? “Um pouco de fantasia me permitam, porque a realidade, anda dura demais..” (Clarice Lispector)
Bendito seja ,para sempre o ventre que gerou este grande e nobre homem !
Te amo muito ,querido !!
Um abração gigante ____O____/ !! ;-))
EU PRESIDENTE DA FORÇA JOVEM DO PTN FIQUEI MUITO SATISFEITO COM A COLIGAÇÃO DESDE QRO PARABENIZAR OS PRESIDENTES DOS PARTIDOS PCdoB, PTB, PTN E TAMBÉM OS CANDIDATOS DE CADA PARTIDO
E ASSIM QUE TENHO CERTEZA Q NÓS TEMOS O MESMO PROPÓSITO: SANTARÉM URGENTE UM FORTE ABRAÇO A TODOS Q NOSSO SENHOR OS ABENÇOE GRANDEMENTE
Realidade ou Utopia?
Sonhei que surgia ALGUÉM, reconhecidamente probo, competente e compromissado com Santarém, que lançava, com a necessária independência, sua candidatura à gerência deste município nas próximas eleições, apresentando antecipadamente, juntamente com o seu plano de governo, seus eventuais secretários, para não tomar de surpresa os incautos eleitores em caso de vitória, como historicamente vem ocorrendo, infelizmente.
A EQUIPE de vanguarda, capitaneada pelo candidato idealizado era extraída dentre os diversos setores participativos da sociedade, de maneira que o escolhido para cada atividade da gestão pública possuísse reconhecida qualidade para assunção da confiança depositada.
Mais tarde, sob o crivo da DEMOCRACIA, o POVO, verdadeiro titular do poder, chancelava esmagadoramente a corajosa proposta inovadora pelo voto consciente e responsável. Acordei…
A aspiração compartilhada, embora de aparência utópica, como mencionado alhures (sonhei), é possível sim de ser concretizada, basta que
experimentemos.
Afinal,TUDO É POSSÍVEL QUANDO SE ACREDITA.
Wilder Rayberg,academico de administração 18 anos,santareno nato e coração.
EU VI
Ontem (21) na camara municipal, pudi participar do que se poderia dizer de um partido classificado pequeno. EU VI com os meus proprios olhos e confirmei essa nova geração que tem urgência de novas políticas pra essa cidade (PTN) Partido Trabalho Nacional, vem com a sede e força jovem.
fiquei emocianado com a força de expressão desse partido, aqueles jovens em massa pedindo renovação, parei olhei e VI aquela camara cheia clamando por novos horizontes, é isso aí PTN ,ESTAREI COM VOCÊS.
Helvécio para prefeito, como já tinha “desistido” de Santarém, meu voto já foi transferido para Porto Alegre(Cidade em que vivo, e que pretendo viver por muitos anos) mas meu coração Santareno sofre com tanto abandono da nossa amada Santarém. Se for para votar em Helvécio, meu apoio é total!
Todo mundo fala mal da prefeita, mas ainda não vi ninguém comparar o que já fez na cidade com o governo anterior ao dela.
Agora o cara faz um texto falando de uma utopia desejada pelo mundo todo, aí todo mundo sabe fazer aquele olhar crítico das coisas que não acontecem na cidade.
Barata diria simplesmente: LOROTA Ou então POTOCA.
Como são fracas essas cordas, não aguenta 10 minutos de debate e apela para o simplismo da idiotice.
Todos, eleitores do Maluf, hoje se transformaram em serristas, justamente pela pouca profundeza de suas ideias, tão rasas e fedorentas quanto as possas d’aguas que ficam acumuladas na orla após uma chuva.
Chico Corrêa
Enquanto isso ouço o último sábio contemporâneo, Raul Seixas, cantar:
MAMÃE, NÃO QUERO SER PREFEITO
Pode ser que eu seja eleito
E alguém pode querer me assassinar
Eu não preciso ler jornais
MENTIR SOZINHO EU SOU CAPAZ…
(…)
EU NÃO SOU BESTA PRA TIRAR ONDA DE HERÓI
SOU VACINADO, EU SOU COWBOY
COWBOY FORA DA LEI
DURANGO KID SÓ EXISTE NO GIBI
E QUEM QUISER QUE FIQUE AQUI
ENTRAR PRA HISTÓRIA É COM VOCÊS!
Agora, se você quiser mesmo ser prefeito, compre mais votos do que os seus adversários. Comece comprando os líderes das comunidades mais importantes, que lhe mostrarão o caminho para as comunidades menores. Aí você será prefeito ou vereador.
Nunca esquecer da regra número um: “Liso que se aventura na política, acaba mais liso ainda”.
Boa sorte!
o sociológo omeu abiu depois da divilgação da putaria e da cachorrada do século !!!! o malula abraçado ao má luf !!! vai ganhar de presente oleo de peroba !!!!! mas vergonha na cara e petista não combinam !!!!!
Que tal tranformar teus sonhos em real?Apesar de não termos maiores relações de amizade,te tenho em alto conceito,e acredito que como eu, te doi ver nossa cidade tão largada .O amor que a gestão pulblica vem tendo pela cidade no decorrer dos anos “nem vale um e noventa e nove”.Eu tô dentro!! um grande abraço!
Fala sério ae. melhor q vc so a maria do carmo.
Esse cara hein? KKK…sem dúvida o melhor candidato..KKKKK
Com a devida licença dos marqueteiros, sugiro o slogan da campanha do Helvévio, num fundo, naturalmente, em preto e branco, seum luxos de policromia (se possível, com uma reluzente e solitária estrela branca no fundo preto):
“NÃO COMPRO, NÃO VENDO E NÃO TROCO!”
Infelizmente, “na prática a teoria é outra”, sendo que, tão logo fosse eleito, o discurso e a prática mudariam.
“O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia.” – Ulisses Guimarães
“O povo está para a democracia como don Juan está para as mulheres: a conquista mobiliza toda a sua energia, mas a posse o entendia.” (Francis Wolff)
“…o individualismo é uma conquista feliz da democracia e, ao mesmo tempo, sua principal ameaça. A democracia deixa as pessoas livres para realizar, sozinhas, seus objetivos de vida. Mas, justamente por conseguirem preencher suas necessidades sem depender de outras pessoas, elas se preocupam menos com o grupo e se afastam da política — o que abre espaço para os “políticos profissionais”. (Francis Wolff)
Como contraponto ao artigo do Senhor Helvécio Santos, ofereço aos leitores link no qual pode ser encontrada a entrevista concedida ao Jornal do Senado pelo filósofo francês Francis Wolff, da Escola Normal Superior de Paris, o qual apresenta reflexão sobre o “apolitismo” que possibilita o ingresso de “políticos profissionais” na vida pública e o individualismo que contamina a sociedade.
https://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/06/20/201cdesinteresse-por-politica-ameaca-democracia201d-diz-filosofo-frances
Excelente contribuição, Solano, para esse debate.
kkkkkkkkk. quem é esse ???!!!!! quero contratar para um shou de piadas
Você para prefeito!
Eu voto!
Gostei da sugestão de asfaltar as ruas ao invés de pintar de preto. E também de pintar as escolas com as cores de Santarém.
Amigo Hélvécio.
Escrevi um dia desses algo parecido no blog https://joseronaldodiascampos.blogspot.com.br/
Comungo do mesmo ideal !
Título: ” Realidade ou utopia”.
OBRIGADO POR MENCIONAR MEU NOME NO SEU PROJETO.
INFELISMENTE A POLITICA E ASSIM…PROMESSAS DE MUNDO E FUNDOS…NO FINAL NAO FAZEM NADA MAS UMA DIA QUANDO FOR CANDIDATO A PREFEITO DAQUI A 4 ANOS IREI LANCAR MINHA CANDIDATURA…MAS NO ENTANTO NAO IREI PROMETER NADA POIS QUEM PROMETE NAO FAZ…QUEM QUER FAZER FAZ E NAO PROMETE..E A MESMA COISA QUE DIZER EU VOU ME MATAR,NEGATIVAMENTE SE EU QUISER MORRER EU MORRO E NAO FICO FAZENDO PROMESSA QUE IREI ME MATAR…ABRAÇOS AMIGOS ELEITORES MAS O VOTO E SECRETO CUIDADO COM SEU VOTO…: )
Lembrei-me do Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, então Governador do Pará, no início de 1959, antes de sua morte, que chegou de surpresa, certo dia na escola pública onde eu cursava a alfabetização, para fazer uma vistoria. Agora tudo é utopia.
Só para concluir Paulo Roberto Correa Monteiro,
Isto aconteceu no Arapixuna o Barata visitando a comunidade foi-lhe aparesentada pelo lider local uma senhora que era baratista do papo amarelo, então o Governador disse : nomeia professora, porém o lider disse mas ela é analfabeta Excia, então apusente-a
É meu caro Helvecio,
Agora tenho certeza que, esse dia vai chegar ….está proximo, muito proximo.
que suas convicções se materializem.
Sr. Helvécio, pra contar com o meu voto o sr. precisa dirimir algumas dúvidas:
1- O sr. vai nomear seu irmão para ser seu secretário de planejamento e por conseguinte “todo-poderoso” da cidade?
2- O sr. vai nomear seus concunhados comandar as obras de infraestrutura do município?
3- O sr. vai permitir que seu concunhado que sempre vendeu computadores, faça uma empresa de engenharia para ganhar as licitações da prefeitura?
4- O sr. vai alugar os imóveis do seu sogro para servirem de prédios públicos?
5- O sr. vai deixar que um forasteiro, que até ontem vendia calcinhas, dê as cartas na administração municipal?
6- O sr. vai aterrar o Mapiri?
7- O sr. sabe onde fica a Vila Arigó?
8- O sr. vai construir um mercado de peixes em pleno Tapajós e ainda achar isso bonito?
9- O sr. vai nomear os logradouros públicos com nomes de socialites, só pra agradar as famílias A, B ou C?
10- O sr. vai acabar com as praças da cidade para fazer camelódromos?
11- O sr. vai acabar com a praia de São Marcos para fazer uma favela?
12- O sr. vai construir um porto hidroviário, ou vai locar mais balsas e continuar ignorando o problema?
13- O sr. vai asfaltar uma rua, fazer pracinhas, construir uma escola ou um posto de saúde e depois fazer uma big festa para torrar o dinheiro público e achar que é o rei da cocada e que nós somos um bando de idiotas?
14- Em pleno século XXI, o sr. ainda vai permitir que não tenhamos uma usina de beneficiamento de lixo?
15- Depois de aterrar o Mapiri, acabar com a orla, fazer aterros sanitários, ignorar as praias, não arborizar a cidade, dentre outras coisas, o sr. vai aceitar, cinicamente, algum prêmio por boas práticas ambientais.
16- Depois de trair seus eleitores e fazer uma administração desastrosa, o sr. vai permitir que alguém, principalmente aqui neste blog, venha defender o indefensável e negar o inegável, insultando nossa inteligência?
No aguardo.
DesPauTerio Imbrogglio
Helvécio,
Meu voto é teu!
Quando a candidatura for oficial me avise. Assim eu tenho tempo de fazer a transferência de meu título de eleitor e a mudança do Rio Grande do Sul para Santarém.
Aí eu volto, meu caro, cantarolando “De volta pra casa”
Abraços.
Helvécio, com tamanha boa vontade de sua parte acho que vai ter briga para votarem em voce. Eu mesmo seria o pimeiro da fila se possível.
Algumas pequenas sugestões para sua magnífica gestão: faça devolverem aos cofres públicos tudo que cobraram abusivamente nas obras e que refaçam toda obra mal feita na cidade. MAnde asfaltarem de verdade a cidade ao invès de passarem aquela já conhecida lâmina de asfalto que colocam em nossas ruas. Aumente os salários dos professores pois sem eles nada seríamos.
Ilumine melhor nosssa amada cidade. Pago taxa de iluminação pública e então ao menos deviamos ter luz suficiente nas ruas.
Mande limpar Alter do chão e desimpedir a rua da praça. As barracas que fecham a rua são uma vergonha tão grande quanto as barracas da ilha.
E uma última sugestão, determine que nossas secretarias e escolas ostentem as cores da bandeira de santarém e não as cores do partido A ou B. Toda vez que a prefeitura troca de mandatário, aqui se gasta mais com tinta que com educação.
Já estou na fila pra votar em voce.
Aposto que esse Anônimo se chama D.R.M..conheço seus velhos argumentos. Deveria pensar em muda-los ja estao virando sua identidade..de longe te reconheci. rsrsrs. Ja foi vereador e chefe de gabinete em santarem. rsrsrs
Errou feio. Jamais tive cargo público.
Com o meu voto NÃO !
Mas quem sabe …. como secretário de infraestrutura…..
Tiberio Alloggio
Ptibério “Enrrolado” Allogio e Chico “louco pelo PT” Correa , perguntar não ofende !!!
A Justifa Federal acatou a ação contra os “ALOPRADOS” do PT , mais uma ação contra o PT que corre na justiça , o MENSALÂO já nem se fala mais , e agora ? qual é a desculpa ? vão botar a culpa na midia golpista ? foi ela que forneceu os mais de hum milhão presos na operação da PF ?
Petista bom , é Petista preso ?!!
AMBULÂNCIAS DO CERRA E ALOPRADOS DO KAMEL
O PiG comemora o indiciamento dos “aloprados”: Justiça de Mato Grosso abre processo contra ‘aloprados’
E omite que os “aloprados” nascem de emergência dentro das ambulâncias super-faturadas do Cerra, quando era “o melhor Ministro da Saúde que esta país já teve”, nas históricas palavras do Nelson Johnbim.
Este episódio se encontra muito bem descrito na carta de despedida da Globo do blogueiro sujo Rodrigo Vianna.
Numa singela homeagem a Ali Kamel, o Conversa Afiada reproduz o histórico desabafo:
https://analisedeconjuntura.blogspot.com.br/2012/06/ambulancias-do-cerra-e-aloprados-do.html
Mas e ai Ptibério , tu não respondeu a pergunta do colega acima ? os caras que o Lulla classificou como “aloprados” tão enrroladaos ou não , não quero saber do PSDB , PMDB , ou ou P da vida .. quero saber do teu PT ? que tu tanto branda que é honesto!!!
Copiei de um outro post ……
Tá certo ?
O PT é igual aos outros ou não Ptiberio ?
MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DIVULGA O RELATÓRIO DO MENSALÃO DO PT! ( CONHEÇA e DIVULGUE )
Transcrevo:
“RE L A T Ó R I O
O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA (RELATOR): Trata-se de Ação
Penal instaurada contra os seguintes réus e pelos seguintes crimes:
1) JOSÉ DIRCEU:crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa;
2) JOSÉ GENOÍNO:crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa;
3) DELÚBIO SOARES:crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa;
4) SÍLVIO PEREIRA: crime de formação de quadrilha;
5) MARCOS VALÉRIO:crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa
e evasão de divisas;
6) RAMON HOLLERBACH: crimes de formação de quadrilha, peculato,lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;
7)CRISTIANO PAZ: crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;
8) ROGÉRIO TOLENTINO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção ativa;
9) SIMONE VASCONCELOS: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;
10) GEIZA DIAS: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;
11) KÁTIA RABELLO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas;
12) JOSÉ ROBERTO SALGADO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas;
13) VINÍCIUS SAMARANE: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas;
14)AYANNA TENÓRIO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira;
15) JOÃO PAULO CUNHA:crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato;
16) LUIZ GUSHIKEN:crime de peculato;
RELATÓRIO COMPLETO EM:
https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/relatorioMensalao.pdf
Apagar ResponderResponder EncaminharSpamMoverImprimir Ações PróximaAnterior
Matem minha curiosidade: o Tibério também malufou?…
AH SE FOSSE VERDADE!!
Esse é o prefeito dos sonhos, mas somente no sonho existe este tipo de prefeito, infelismente…
Bom dia
Atte,
Marcelle Junker
Muito bom esse comentario, mas infelismente a realidade é outra!!!!!!
Estás eleito no que depender de mim, só uma sugestão poderias convida o padre Edilberto para ser teu secretário de Defesa do meio Ambiente.Rsrsrs, abraços e boa sorte!!!
O BARATA fez mais ou menos isso com o Estado, na primeira metade do seculo passado; deu uma marcha ré de 50 anos no Pará, que perdura até hoje…
Corre uma piada sobre o citado Barata. Faltava professora em uma escola do interior. Ele imediatamente nomeou uma correligionária. Quando foi avisado de que a dita cuja era analfabeta, não titubeou, disse: “então aposenta”.
De novo o D.R.M.
O Barata era que nem o Lula: aos inimigos, a Lei; aos amigos, as benesses da Lei…