Não quer calar

Publicado em por em Política

Candidatos a prefeito de Santarém 2012
Márcio Pinto, Rubson Santana, Alexandre Von, Lucineide Pinheiro e José Maria Tapajós: terão coragem de antecipar nome de seus secretários?

Por que os candidatos à Prefeitura de Santarém, num gesto de ousadia, transparência e digno de exemplo, não anunciam agora, ainda em campanha, quem irá comandar as 5 pastas (Saúde, Educação, Infraestrutura, Transporte e Trabalho e Assistência Social) consideradas as mais importantes, caso seja eleito na disputa eleitoral deste ano?

Leia também:
35% dos eleitores podem mudar de voto.


Publicado por:

40 Responses to Não quer calar

  • Caro voz da periferia que não tem coragem de expor o seu nome de batismo talves seja por isso que até hoje não sabe o que é mudança, pois quer voltar ao passado ou quer o continuismo dos buracos, das filas, dos desvios de dinheiro publico, que acho também que você não sabe ou se faz de burro, pois nós temos um buraco grande que está bloqueado na justiça que são 45.000 Milhões, dinheiro nosso do povo da periferia, do planalto, da varzea e urbano, isso todo faz parte dessa turma que está no poder a 20 anos, acho até que vc não é santareno. Caro eleitor é por isso que eu quero MUDANÇA e MUDANÇA verdadeira e não fanatica, por que para mim o Passado não é mudança, o continuismo não é mudança, se for para vc tudo bem, estamos na democracia, ouve quem quer, escuta quem quer, sabe quem quer saber e muda quem quer, é por isso que santarem está desse geito pois a maioria não sabe escolher e não sabe o que é MUDANÇA .

    1. Seu Ricardo, antes de se preocupar em me ofender o senhor deveria ler com mais paciência e atenção o que escrevi anteriormente. Mas vou fazer como um bom professor, vou tentar explicar de outro modo. Como o senhor bem constatou, as velhas raposas e parasitas estão a apoiar o 13 e o 45. Conforme a direção do vento, do desejo de poder, estão sempre num sistema de vaivém. Portanto, não representam MUDANÇA, portanto não terão o meu voto. Não sei se o senhor votará no candidato do PMDB, mas com a devida liberdade que tenho quanto ao meu pensamento, também não o enxergo como mudança, considerando toda a bagagem de raposas que comandam o partido e influirão diretamente no governo, se ele for eleito. A minha opção em assinar as minhas opiniões como A VOZ DA PERIFERIA está no fato de que, neste momento, expressar os reais problemas da periferia é algo bem mais importante para mim do que tentar popularizar meu nome. Muitas pessoas que emitem as suas opiniões neste blog são pessoas com mais condições econômicas (portanto com mais acesso à internet), que não vivem a realidade precária da periferia. Muitos só enxergam o problema das ruas que destroem os seus carros. Vejo muitos candidatos de caráter duvidoso vir até nós na certeza preconceituosa de aqui (na periferia) encontrarão pessoas ignorantes, compráveis, dispostas a serem massas de manobra. Ao contrário do que o senhor afirma sou uma pessoa de coragem, entre outros desafios, já tive de enfrentar raposa. Mas aqui não cabe fazer meu muro pessoal de lamentações. Para que não reste uma sombra de dúvida no senhor, sou santareno e não votarei nos engodos 13 e 45. Também não votarei no 15. A propósito, considerando o universo de eleitores do município e as artimanhas das raposas e parasitas, envolvendo instituições que deveriam ser independentes, o senhor não pode, de modo algum, atribuir a mim a culpa pelas mazelas do nosso município. Não tenho e nunca tive qualquer relação de dependência com esses grupos, nunca fiz campanha para nenhum deles, nunca tive a menor devoção a eles.

      1. Jeso, fugindo um pouco do assunto, quero fazer um apelo aos diretórios dos candidatos para orientarem os que trabalham nas campanhas. Se não houver ninguém em casa para receber os panfletos em mãos, por favor, por respeito, NÃO SUJEM A FRENTE DAS CASAS, NÃO JOGUEM OS PAPÉIS PARA DENTRO, NÃO ENTUMPAM AS CAIXAS DE CORRESPONDÊNCIAS. Não voto em quem é inconveniente, em quem não me respeita.

  • Nenhuma cidade será de primeiro mundo, se for governada por quem age como oficiais de exércitos que deixam seus feridos para trás, para salvarem sua própria pele se rendendo às forças mais fortes do poder econômico, da especulação imobiliária, dos cartéis de empreiteiras e dos transportes, e das máfias que fraudam a merenda escolar e as verbas para a educação e saúde.

    Pois é isso o que fazem os governos dos choques de gestão. Deixam seus soldados rasos (uma metáfora para os trabalhadores de renda mais baixa) feridos para trás na rede pública de saúde sucateada. Roubam um pedaço do futuro das crianças de famílias mais pobres ao negarem a elas escolas e creches de qualidade. Tiram o tempo dos pais e mães conviverem e influírem na educação e formação dos filhos, quando deixam os trabalhadores perderem horas do dia no caminho para o trabalho.
    Portanto, é 13, é PT, é Lucineide!

  • Eu vejo isso tudo pelas Coligações dos Partidos e quem está nesses partidos como podemos ver e conferir: O PSDB do JATENE está junto com o DEM do LIRA MAIA, o PSB do Reginaldo, o PMN do Nelio Aguiar, o PPS do Helenilson Pontes, o PSD de Mauricio Correia e o PV do Matias Jr Fundefinho.Todos compromissados e acordados entre si, já está na cara quem vai ficar com a fatia maior do bolo só não ve quem não quer ver e saber, pois o cacique maior é o LIRA MAIA onde a sua irmã é candidata a vice prefeita eles sabem bem fazer as jogadas pois ja governaram também oito anos e deu no que DEU, agora só tem mais dinheiro o rombo poderá ser maior, só confia quem é best….. . O PT dos Martins e Pelosos está com PDT do Osmando, o PTB do Beto Frazão, o PP do Luis Alberto, o PR do Hilario e Emir, o PCDOB do J Ninos e ainda resta o Hamad, todos compromissados e acordados também, pois o Vice de Lucineide é o filho do Osmando que também todo povo já sabe quem é o Osmando.
    Os outros partidos estão praticamente Sós que são:
    O PMDB do Filho do Jader está praticamente só acho que não tem compromissos com esa turma de cima que estão acostumados a mamar na vaca leiteira da Av. Anisio Chaves a 20 anos.
    O PSOL da Marinor Também não tem , PSC do Zequinha Marinho Também não, então podemos renovar isso tudo, votando em MUDANÇA, basta só querermos e vermos caras novas no governo, nós temos opções graças a Deus temos Opções só depende de NÓS, Chega desa turma da Maria e do Everaldo, do Lira Maia e Von que já foi até srecretario de Planejamento e não planejou nada é Deputado Estadual a 08 anos e não FEZ Nada porque é omisso ao Jatene do Não.
    Chega dessa turma para o bem de Santarém vote na Mudança verdadeira.

    1. A palavra MUDANÇA está no discurso dos cinco candidatos. Conforme a sua constatação, Seu Ricardo, não precisamos de grande esforço para verificar onde ela é real e onde ela não passa de um engodo (“um museu de grandes novidades”). Permita-me discordar, mas não sou otimista quanto ao PMDB. E com o devido respeito a cada cidadão santareno e à liberdade de escolha, neste momento, ao invés das defesas inflamadas e cegas aos engodos, todos nós deveríamos ser eleitores conscientes, éticos, responsáveis, capazes de nos indignarmos, capazes de olharmos além para enxergar os outros, capazes de nos colocarmos no lugar de quem mais tem sofrido com as escolhas mal feitas, capazes de zelarmos pelo bem de quem não pode votar. Olhemos além do asfalto, para os agricultores familiares que mal conseguem escoar sua produção de forma digna. Olhemos para os que padecem à espera de senhas limitadas nas filas dos postos de saúde. Olhemos para a falta de acessibilidade aos cadeirantes, às pessoas (principalmente jovens) que engrossam a lista de mutilados ou com alguma deformidade, em razão da violência no trânsito ou de mal atendimento; às vezes parece estarmos num país de guerra civil. Olhemos para os moradores das periferias que sofrem com a falta de seriedade em se definir o zoneamento urbano e com a não exigência do cumprimento das normas ambientais e de segurança, sendo obrigados, entre outros inconvenientes, a inalar fumaça e poeira de madeireiras/serrarias, de carvoarias, de usina asfáltica (principalmente em época de campanha). Olhemos para as crianças, muitas estudando em escolas localizadas à beira de ruas precárias, poeirentas ou perigosas, cujas notas no IDEB (numa escala de 0 a 10) ainda não é motivo para soltar rojões. Sejamos eleitores capazes de enxergar além do próprio umbigo.

  • Nunca aconteceu na história do Brasil o caso de qualquer candidato ainda na fase da eleição indicar nomes que irão formar seu quadro de Secretários com antecedência, isso é colocar o guizo no pescoço do gato, eu quero ver quem tem coragem fazer isso antes de abrirem as urnas, a própria legislação eleitoral não cobra isso, e não será Santarém agora que irá fazer, particularmente não acredito. O que sempre ocorre são especulações daqui ou dali, sobre possíveis ocupantes de determinadas pastas, ou seja, técnicos com notáveis conhecimentos sobre áreas especificas que trabalharam na elaboração da plataforma de governo de candidato A ou B, isso até pode acontecer por aí. No mais fico na expectativa que seja eleito o melhor para Santarém, embora não vote em Santarém, mas como santareno me preocupa o estado caótico em que se encontra a cidade, visto pelo que me chega através da mídia santarena que acompanho diariamente.
    Estarei passando o Sairé e espero encontrar pelo menos uma cidade limpa. Na minha opinião o desafio nesse momento, deveria ser de idéias, saber qual candidato está apresentando melhores projetos para o crescimento da cidade em todos os aspectos. Fazer comparações entre planos de governo nesse sentido; Ainda não é hora para saber nomes de prováveis de Secretários, isso é manobra para desviar o foco e confundir o coitado do eleitor. O atual momento é para saber quem tem a melhor estratégia política para ganhar nas urnas, a escolha dos nomes dos Secretários será uma escolha para a montagem de estratégia de governo, são questões bem distintas, uma é presente outra é futura.
    Gervásio
    Brasília – DF

  • Ótimo questionamento Jeso,
    Porém muito previsível de saber o por que de nao divulgarem. Pois sempre se pratica velha nova política
    de fatiarem as pastas citadas para pessoas nao qualificadas, procurando atender as invejáveis alianças políticas.
    –> Por exemplo, dos critérios mínimos:
    Pra Educaçao: Conhecer bem das políticas educacionais e praticá-las;
    Pra Saúde: Conhecer bem de saúde pública, epidemiologia, atendimento multiprofissional em saúde e gestão (SUS)

    Não é simples nem brincadeira é coisa Muito séria!

    Pergunta:
    Quem dos candidatos se propõem a fechar todos os 23 Bueiros aproximadamente que caem no Rio Tapajós e finalmente trate nosso esgoto, deixando nosso rio com sua areia, que já foi branquinha, serem Protagonistas? Isto é Saneamento Básico que se reflete na Saúde Pública !

  • O PT vai barganhar algumas pastas com o PMDB, e vice versa, afinal a dobradinha já está aparecendo no horizonte. Alguem duvida?

  • Se Lucineide ganhar tudo ficará como hoje, e pior, Osmando, Everaldinho, e Cia continuaram mandando em nossas vidas e no futuro dos nossos filhos e pior EM NOSSOS SONHOS DE UMA CITE MELHOR.

    Eu vou “amarelar”.

  • Não precisa nem dizer q o Erick Jennings, do PV, será da Saúde que atualmente está um caos. Esse nome é certo o resto é puro blefe.
    Alexandre Von é o próximo Prefeito q/ vai tirar Santarém do abandono e do marasmo.
    So vai ter Secretaria quem tiver qualificação técnica! Não vai ser como o PT q/ pra ter cargo bastava ser amigo ou filiado do partido. Com o Von Prefeito, só vai ser titular de Secretaria de Governo quem PRIMEIRAMENTE tiver qualificação técnica.
    VIVA A DEMOCRACÍA!!! VIVA O ALEXANDRE VON!!!!! O cara que vai tirar Santarém do buraco!!!!!

  • SERÁ QUE SANTARÉM JA ESQUECEU O “NÃO” DE JATENE NO PLEBISCITO?
    MARABÁ NÃO ESQUECEU E BOTOOU GOVERNADOR DO NÃO EM VISITA AQUELE MUNICIPIO PRA CORRER!!!!!!
    VEJA!
    https://zezoferreira.blogspot.com.br/2012/08/povo-de-maraba-diz-nao-e-nao-jatene-e.html

    DIGA “NÃO” A JATENE
    NÃO VOTE EM ALEXANDRE VON CANDIDATO DO GOVERNADOR QUE DEU UM “NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO”
    BEM GRANDE AO SANTARENOS OU MELHOR AO TAPAJÓS!!!!
    VOTE EM QUALQUER OUTRO CADIDATO MENOS OCANDIDATO DO “NÃO” ALEXANDRE VON!!!!!

  • Jeso,

    Creio que este momento – pelo fato da campanha ainda estar a pleno vapor – não é o mais adequado para anunciar nomes que comporão nomes de futuras secretarias. Penso que o candidato que fizer isso estará agindo com soberba, afinal, ainda nem foi eleito e já anunciou nomes do governo.

    Cordialmente,

    Samuel Alvarenga

    1. Soberba? Não, não, Samuel. Se fosse assim, também não precisaria apresentar projetos, engatar soluções para os problemas da cidade, afinal, conforme teu raciocínio, nem foram eleitos ainda. Trata-se ousadia, de transparência, de firmar compromissos com a população.

  • No Hospital Regional,.comenta_ q se Von vencer(que Deus nos livre) a Educação será assumida por Maria José Maia(diga_se Lira Maia, p deixar o rombo q deixou quando foi Prefeito), e a Saúde por Mariquinha, a outra irmã dele. Trânsito voltará Crispim Ossuna…as demais, tirem suas conclusões

  • Tai, quem tem coragem de mostrar aos eleitores como realmente vai ser seu governo?
    Quem tem mais medo, o Alexandre Von ou a Lucineide?

  • Com certeza se a Lucineide ganhar, nâo vai mudar nada, o Everaldinho vai continuar comandando, todas como hoje ele já faz. O povo é inteligente e jamais vai permitir que isso aconteça novamente.

    1. Espero que você seja inteligente também e não vote no Lira, digo, Von. Ou será que Lira é melhor ou pior que Everaldinho?

    2. Nortista, você está muito por fora da Lucineide. Ela nunca tolerou o Everaldinho e vice-versa. Se você se der ao luxo de recordar, verá que neste segundo Governo de Maria, enquanto ela não assumiu, Everaldo tentou tirá-la da Semed, por ela não aceitar suas imposições, e só não caiu porque o então prefeito José maria Tapajós bancou sua permanência.
      Mas depois que Maria reassumiu, a Semed passou a ser alvo de sabotagem: de lá pra cá pouco se divulgou sobre os feitos de Lucineide e da Semed, por ordem do todo-poderoso. É por isso que agora ela é quase uma desconhecida do grande eleitorado, que as pesquisas chamam de “rejeição”. ganhou vários prêmios pela sua gestão dos recursos da Semed, mas muito pouco foi divulgado pela assessoria de imprensa, por ordem do chefão.
      Portanto, pode ter certeza, Lucineide no Poder, Everaldo fora dele…
      Os Martins tiveram que engolir o nome de Lucineide, levantado pelos petistas da base e pelos partidos aliados, quando da substituição de Inácio. Muito ou quase nada sobrará dos Martins numa possível administração de Lucineide…
      Uma coisa eu garanto, Lucineide ganhando a secretaria de educação poderá ficar com a professora Graça Pedroso; a de infraestrutura com Inácio Corrêa (que também tenta se descolar dos Martins, depois da patuscada com sua candidatura); Seu principal aliado, José Alípio, se não for pra Educação, deverá assumir a secretaria de Governo. As demais secretarias deverão ser fruto de negociações com os aliados… pelo menos é bom saber que caso a Lucineide ganhe, a turma do PMDB de Rocha não terá lugar no governo… pelo menos é o que se espera…

    3. Tbm qdo Dila foi eleita, falavam a mesma coisa que Lula era quem governaria, mas nao e isso que vemos.Lucineide gannhando acredito que Everaldinho perdera todos os seus poderes.Pois, o PT teve que engolir a professora Lucineide se nao quisessem perder a prefeitura,acredito que ela nao se curvara diante dos Martins,

  • Da saúde de um candidato ai deverá ficar entre Erik jennings, Beto Tolentino e Gilvandro valente

  • No governo do Alexandre poderia ser Marcio Pinto Sec. de Educação e Rubson de finanças …rs…

      1. Porra, Dudu, todo mundo sabe que a Semed é do Lira, e ta amarrado. é lá que ta a grana onde ele desviou.

        1. Deus que nos livre de voltar o tempo da Mafia do Cipoal…so sendo muito tapado para querer isso…Por esse motivo vou dizer Nao e Nao para o candidato do Jatene coveiro do Tapajos….

    1. Se nosso Prefeito optasse por anunciar préviamente seus auxiliares com pessoas bem preparadas tècnicamente, a administração fluiria a contento. Infelizmente , a concretização do que é realmente profícua para o bom andamento da máquina administrativa torna-se irrealizável pelos conchavos firmados entre pessoas que só pensam em si, a coletividade é colocada em segundo plano. Sim, por que não colocar no meu Governo individuos do quilate dos Srs Marcio Pinto e Rubson? Outra, seria de uma trasparência ímpar, o candidato mostraria à população os seus auxiliares, abertamente, votaríamos com mais segurança. Lamentàvelmente:”NOSSOS SONHOS NÃO CABEM EM SUAS URNAS”

      1. Realmente os candidatos que realmente levam a sério o cargo de prefeito deveriam anunciar os seu principais auxiliares, pois assim teríamos uma melhor visão da administração que vem por ai. sabemos que isso não vai acontecer pois Alexandre von ganhando ja sabemos quem vai comandar e a Lucineide que graças a Deus nao vai ganhar sabemos tbm quem iria comandar a prefeitura, ela seria apenas uma figura na administração da prefeitura, mas dessa estamos livres dela só nos resta o Marcio Pinto e o Rubson Santana duas novas opções para escolhermos nosso prefeito pelo menos agora temos opção para escolher.

  • No caso do Alexandre Von vencer, já é carta marcada. A Educação vai parar nas mãos da república do cipoal, aí ninguém segura esse pessoal.

      1. Como ainda tem gente que Vota no Von sabendo que ele vai dar a secretaria de educação para o Lira Maia, como ja antecipado pelo blog… Humnm Hummm.. É Nao e Nao para o Von candidato do Jatene e coveiro do Estado do Tapajos…

  • Essa é fácil de responder Jeso. Basta olhar pelo retrovisor das ultimas administrações. Elas serão moedas de troca nas negociações que se seguirão após o pleito para se ter apoio politico necessário para se governar.

    1. É justamente isso que a sociedade civil, via pressão, tem que evitar, Emanuel: transformar essas secretarias em moedas de troca. São pastas estratégicas e nelas deve ser colocadas, penso eu, pessoas de gabaritado valor técnico-profissional.

      1. Isso mesmo, Jeso, falou sucintamente e disse tudo:” Pessoas gabaritadas de valor técnico-profissional”. Infelizmente , os conchavos e acordos celebrados sob o manto da escuridão tornam o óbvio infactível.

  • Ora, ora!!! Pq muita água precisa rolar debaixo dessa ponte até o domingo da eleição… digo: muita troca de cargos, muita promessa em vão, muito interesse particular, e a isso chamamos de ”articulação” política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *