Hemodiálise: promessa de solução completa 30 adias

Publicado em por em Saúde, Uncategorized

Já se passaram 30 dias e, apesar das promessas de mudanças imediatas feitas pelos governos petistas Maria II e Ana Júlia Carepa, nada mudou no agonizante Setor de Nefrologia do HMS (Hospital Municipal de Santarém).

Pelo contrário, os problemas se agravaram ainda mais, segundo denúncia do presidente da ARCOP (Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará), Miguel da Conceição Maciel, feitas essa semana ao médico e vereador Nélio Aguiar (PMN).

Agora, os pacientes padecem não só por falta de máquinas de hemodiálise, a maioria danificada, mas também pelo fim da manutenção delas, já que a empresa que faz esse serviço cruzou os braços por falta de pagamento.

Como desgraça pouca é bobagem, soma-se a esse quadro de descaso diversos outros problemas. Eis mais um:

1) o HMS diz não ter recursos para materiais usados na confecção do FAV (Fístula Arterial Venosa), que melhora a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, segundo o presidente da ARCOP, há 12 pessoas que estão há 2 meses usando o nocivo, ineficiente e arcaico cateter duplo-húmen, já que a confecção de FAVs está paralisada.

Ou seja, os mais de 50 renais crônicos que são atendidos hoje no HMS continuam sendo castigados.

Até quando?


Publicado por:

7 Responses to Hemodiálise: promessa de solução completa 30 adias

  • Jeso, O processo está caminhando, tudo o que o estado nos solicitou para a dispensa de licitação em caratér de urgência, já fizemos, o nucleo responsavél da SESPA está trabalhando nesse sentido. Como secretário e conselheiro Estadual e municipal de saúde, discutimos esta terça em santarém (conselho municipal)e hoje estamos em Belém participando da conferência de saúde mental, Onde vamos aproveitar junto com o conselho pra cobrar a agilidade do processo. Quanto as 7 máquinas que temos apenas uma que não está funcionando e as 6 estão sim com a manutenção em dia .Há um compromisso nosso em cobrar do estado as novas máquinas para que esse serviço de ALTA COMPLEXIDADE o municipio de santarém possa continuar fazendo e quanto aos pessimistas só tenho a dizer que o nosso serviço municipal de hemo não deixa nada a desejar aos melhores do mundo que estão no japão e Estados Unidos. Perguntem ao Dr Fábio Botelho.Boa noite!

    1. Zé carlos se vc não sabe as maquinas já estão sendo providenciada, e tú vai ver que o quê o zé antonio promete ele faz!!!!!

  • PAI NOSSO QUE ESTAS NO CEU, ME PROTEJA PARA QUE EU NAO SOFRA DE NENHUM MAL, DOENÇA OU QUALQUER COISA EM QUE EU TENHA QUE RECORRER AO HOSPITAL TANTO MUNICIPAL QUANTO ESTADUAL DESSA CIDADE, FAZEI COM QUE EU NUNCA PRECISE DE QUALQUER SERVIÇO PRESTADO POR ESSE GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL, AMEM.

    1. avatar o pior é que se vc precisar da saúde em santarém e região tú só vai encontrar o hospital municipal e o regional é onde tem UTI. Os pacientes q tem plano de saúde estão todos lá no hospital municipal!!!!

  • Diante da amálgama de incompetentes que são ambos os governos petistas em nossa região, não se pode esperar outra coisa, senão, o sofrimento incessante dos administrados, notadamente, daqueles que se servem de alguma instituição pública a fim de sanar alguma enfermidade.
    Desse modo, afirmamos sem medo de errar que, diante da vacuidade gerencial demonstrada por ambas, atualmente, seus governos atingiram a zênite da irresponsabilidade administrativa.
    No entanto, esperamos confiante numa força transcendente que possa tirar-nos deste caos administrativo.
    Não se pode desistir nunca, jamais!

  • jeso cerca de +ou – 30 dias atras o secretario ze antonio dizer que o problema ja estava resolvido,agora eu nao entendo mais nada,o povo para as nossas autoridades e so um detalhe,que o diga a nossa querida santarem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *