A propósito do post Não quer calar, levado ao ar ontem (9) neste blog, a prefeita Maria do Carmo (Santarém – foto), através de sua assessora de imprensa Nelma Bentes, garante que estará pessoalmente na cerimônia de transmissão de posse, dia 1º de janeiro de 2013, para passar o cargo a seu adversário, o prefeito eleito Alexandre Von (PSDB).
Em 2004, o ex-prefeito Lira Maia (DEM), se recusou a passar o bastão do poder à Maria do Carmo.
— ARTIGOS RELACIONADOS
- Multa-mãe: o motorista que desafiou a Pare Azul e provocou o processo do MP contra a Prefeitura de Santarém
- Guerra milionária: Justiça proíbe empresário de se aproximar de empresa em Santarém após pai idoso denunciar agressões
- Motorista tem carro atingido por árvore doente, e juiz condena Santarém a pagar prejuízo

Sr Prefeito eleito: o senhor receberá das mãos da Prefeita Maria uma cidade com Infra-estrutura de deixar qualquer gestor babando, contas todas quitadas, Hospital Municipal funcionando as mil maravilhas, não há necessidade do Sr construir um novo, economize esse dinheiro.Prestadores do SUS estão felicíssimos pois seus recebimentos estão em dia.Quarenta milhões em cofre do município não é para qualquer um.Muitos perguntarão: por quê nossa cidade está tão abandonada, periferia entregue às traças, a Prefeita com tanto dinheiro no cofre? Só existe uma resposta: idolatria e culto ao dinheiro, pecuniarofilia .De qualquer forma, Sr Von, agradeça a herança pecuniária, não se assuste que muita dívidas e débitos ficarão para o Sr quitá-las, se lhe restar algum, comemore e dê vivas à profícua administração petista.Aguardemos,pois.
Maria e Lira Maia, há poucos meses de mãos dadas, sobre uma caminhonete,sorridentes, pela aprovação do Estado do Tapajós.Novamente, cumprimentará o Lira Maia por ocasião da posse do Von.Isso é demonstração de civilidade.Adversários políticos,sim.Inimigos políticos, nunca.Como dizia um lema comunistas muito em voga in nillo tempore:” Inimigos, unamo- nos para vencermos o inimigo comum”.Portanto, explica- se a pseudo aliança plebiscitária cipoal-martiniana.
Penso ser irrelevante a presença do ex-mandatário na posse do sucessor.Hiper importante é que o município esteja com suas finanças saneadas, não fiquem dívidas astronômicas para o sucessor saldá-las ,no mais, tudo é exeqüível, boa sorte ao novo Prefeito; à Maria obrigado pelo que executou, pelo que não fez, houve o veredicto final dia sete nas sagradas urnas.Deus a acompanhe, ao nosso Prefeito, muita lucidez e forças para que nossos sonhos, necessidades diárias e dificuldades sejam contempladas,no mínimo, atenuadas.São votos desse humilde leitor e eleitor.
jeso nao tinha uma foto melhorzinha?é feia praca!rsrsrs.
Só Deus faz milagres, meu caro Glauco.Pau que nasce torto, morre torto( ditado baiano).
Não entendo nada de moda mas uma sugestão Anti Mariana, favor prefeita vá com uma blusa amarela e um baton azul, vai ficar bunitinha a danadinha.
Felizmente,o PTIBÉRIO tomou chá de sumiço.Democracia é assim mesmo, devemos respeitar a opinião dos fanáticos e sóbrios, discordar quando necessário.Nosso querido Lullalloggio vai trabalhar, agora, na Junqueira,acabou a mamata.
Sr Anônimo, o ilustre Sociólogo Tibério Alloggio faz muita falta aqui no Blog,suas opiniões são lúcidas e nos dirimem dúvidas atrozes.Gostaríamos que desse ar de vida, estamos todos saudosos, apareça por favor, escreva ,pelo menos, aquela interjeição que lhe é peculiar:PUTZ!Nem sempre nossos candidatos vencem.o Sr tem muita capacidade, não depende de partido para sobreviver, indivíduos inescrupulosos dizem que você vai trabalhar na juquira, maldade dos invejosos, não desmereçamos os juquireiros, seus afazeres são nobres.Têm inveja do senhor porque defende o Grande Lulla, Presidente que o Brasil jamais teve, em tempo algum.Têm inveja do Sr porque sempre elogiou o governo do PT em Santarem, agora verão o que é ser governado pelas elites, chorarão lágrimas de sangue.O Senhor tem tôda razão, se fosse Prefeito o senhor faria parte do meu secretariado.Apareça, não se deprima.
Meu caro Ti Ti Bério, o importante é a beleza interna, apesar de contrapor- me ao ilustre poeta Vinicius de Morais, onde dizia:”A beleza é fundamental,que me desculpem as feias”.
Acertada a Decisão,DEMOCRACIA é isso é Respeitar a Decisão da Maioria.Prefeita Maria do Carmo uma santarena Autentica e Alexandre um Apaixonado Santareno.Sucesso e Dias Melhores a Santarem nossa terra tão querida.Abs Jeso.
Abraços, pastor Asnan!
Maria do Carmo perdeu a eleiçao, mas nao perdeu a dignidade. PARABENS A PREFEITA.
Nao gosto do PETISMO porem a atitude da prefeita é lovavel.
Vivemos em im pais democratico de direito. hj Maria sai, mas amanha pode voltar e atitudes igual a essa eleva sua biografia.
Espero que este “amanhã” seja “depois de amanhã”!
Parabéns a 1ª prefeita mulher de Santarém, parabéns pelo seu governo, parabéns por sempre pagar em dia os funcionários da prefeitura, parabéns por não entregar a prefeitura um verdadeiro caos , como a senhora recebeu das mãos do Maia x Von, parabéns pelo clima de Natal que a senhora e sua equipe proporcionaram nestes 8 anos a população santarena, e mais ainda parabéns por não ter desviado dinheiro público.
Entregue o cargo de cabeça erguida, pois a senhora não tem nada pra se envergonhar!!!!!!Afinal de contas esse mesmo povo que elegeu ele, elegeram com muito mais entusiasmo a senhora em 2004!!!!!!!!!!!!
Acho essa discussão uma grande bobagem, o que a presença dela vai mudar na posse??? Ela estar ou não, vai resolver o que?
Na entrevista de reconhecimento da massacrante derrota, percebi pq o PT perdeu essa eleição, simplesmente a Maria acredita que fez um governo quase perfeito, fica ofendida com quem não acredita nisso! Vai ser tapada assim lá!!!
Não é bobagem não, Greg. Somos animais gregários. Sem respeito aos nossos semelhantes, sem a clareza que eleição se trata de uma disputa entre adversários – e não entre inimigos – e que a derrota ou vitória são lados da mesma moeda, ninguém avança como cidadão. Ninguém constroi uma sociedade mais fraterna. O ritual da passagem do cargo tem que ser respeitado.
Pelo que conheço, a Do Carmo nunca foge da raia.
Só se for da raia,pois, dos manifestantes do planalto que vieram exigir trfegabilidade nos ramais, ela foge! quem os recebeu foi o everaldo e o bruno pará, na época à frente da SEMAB. Do pessoal da saúde que dias atrás se encontravam em frente a prefeitura, ela também fugiu; ela sequer apareceu na prefeitura enquanto o pessoal estava lá.
E nem teria motivo.
ELA N FOGE DA RAIA, MAS DEVIA PQ VOM E MAIA FARÃO DELA A CAÇA, JA Q NÃO SOUBE SER UMA CAÇADORA DE VOM E DE MAIA QNDO PÔDE. PRA CIMA DELA PSDB E DEM, QUERO VER OS DOUTORES MARTINS MEDICANDO UNS AOS OUTROS. KKKKKKKKK
Porém, se o novo prefeito fosse o Lira Maia ela JAMAAAAAAAAAAAAIS se faria presente pra entregar o cargo a ele.
Acho que Maria do Carmo não deixaria mesmo de participar deste momento pq foi prefeita por dois mandatos, uma mulher muito bem educada. Eu ficaria surpresa se ela não aparecesse.
Parabenizo Maria do Carmo pela postura super correta, afinal é um momento importante para uma cidade onde ela e toda a sua família nasceu!!!!!!
Lí bem? Muito bem educada?
Maninho, educada mesmo só na rádio e televisão, onde ela tem que manter a pose e segurar a máscara…
Será que eu lí bem também? bem educada!? Quem quiser saber o quanto esta senhora é educada é só perguntar pra uma certa funcionária lá do PROCON chamada Gardenha que saberá como ela e sua mãe foram tratadas no gabinete da senhora educada. A educação foi tão grande que a mãe da Gardenha saiu chorando!
E OBRIGAÇÃO DA PREFEITA ENTREGAR A FAIXA AO VON OU ELA QUER SER UM LIRA MAIA, MAIS COMO ELES NÃO SE GOSTAM ELA DEVE FAZER ISSO MESMO.
Quero parabenizar a prefeita pelo ato democrático que acontecerá no repasse da faixa para o gestor eleito, isso mostra a competência e a honestidade da prefeita Maria e de todos (as) secretariados que se empenharam para fazer um bom governo. E dizer que nós Santarenos militantes e simpatizantes do PT, e a todos que acreditaram e defenderam um projeto de desenvolvimento que deixou a cidade mais linda e organizada,vamos sair de cabeça erguida. E aos que elegeram outro projeto, vocês são os responsáveis por este ato cometido, mesmo sabendo quem está por trás dessa gente.
Com o PT a cidade ficou mais linda e organizada?!! onde você mora Wander? com certeza não é em santarém, pois, em oito anos de desgoverno do PT, vigorou principalmente a birra política, ou seja, não se fez manutenção em nenhuma obra do outro governo. vou te citar alguns exemplos de 8 anos de abandono: dom Frederico Costa; até a ponte que liga o são josé operário ao jutaí, foram os próprios moradores que recuperaram na dita avenida. O cais da vila arigó, dê uma passadinha lá e veja você mesmo o estado em que se encontra depois de 8 anos de abandono. Avenida moaçara, veja o estado que se encontra depois de 8 anos de abandono. O anel viário que inicia lá na primeira bola da fernando guilhon passa pela antiga uzina de asfalto e vara no minibox gauchinho; depois de 8 anos de abandono astá totalmente destruído. Avenida anísio Chaves já estava toda projetada e iniciada com canteiro central e meio fio de alta qualidade; abandonada por 8 anos na cara da prefeita e da prefeitura!!! só pra resumir Wander, a proporção é: para cada rua que o PT pavimentou, pelo menos três que já estavam pavimentadas se acabaram por falta de manutenção. E o que dizer das obras do PT? a segunda parte da orla construída pelo PT, em menos de um ano de inaugurada, caiu uma parte e a mesma teve que entrar em reforma. E o belo centro? era preferível que em vez de todo aquele enfeite, houvesse sido feito um sistema de drenagem em que os consumidores não sentissem aquele odor horrível de esgoto. E por falar em odor horrível, você já tentou subir as escadas lá da SEMED sem sentir vontade de vomitar? Não sei como a Lucineide suportou entrar e sair durante 8 anos daquele prédio. E o terminal de passageiros da praça tiradentes? toda sorte ninguém ainda ter sofrido um acidente grave naquele local. E o distrito industrial que ia ser implantado entre o cipoal e a estrada nova prometido na campanha de reeleição da Maria do Carmo? A verdade Wander, é que, para quem propalou para os quatro ventos que tinha passe livre no governo do estado e no governo federal, a administração ficou muito aquém de toda esta zuada do PT.
ANÁLISE DA ELEIÇÃO DO ALEXANDRE VON:
“Foi o PT que legitimou a competência do PSDB“…
Com essa frase uma amiga minha justificou o voto no prefeito eleito Von. Mas como não tinha entendido ela se apressou em dizer que “o PT não teve competência nem pra indicar um gestor pra Universidade Federal aqui em Santarém como poderia ter competência pra governar o município“.
Devo confessar que essa linha de raciocínio não tinha ainda me ocorrido, mas ela tem razão porque o cargo de reitor da UFOPA é de indicação do MEC que é do PT. Ao inves de indicarem alguem do PT foi indicado o grupo do Prof. Aldo Queiroz (que é reconhecidamente competente já tendo formado milhares de profissionais de nivel superior aqui na região) que comanda a universidade desde a decada de 1970. Mas que todos sabemos que ele é do “PSDB puro sangue“ o mesmo partido do Alexandre Von. Com essa argumentação fica até dificil uma réplica porque se trata de um argumento forte.
O PT reconheceu, desse modo, publicamente que em seus quadros em Santarém não há pessoas competentes do jeito que há no PSDB pois prova disso é a Universidade mesmo carregada de denuncias o PT foi incapaz de colocar algum doutor seu à frente da UFOPA, como se dissesse que inexiste alguém capaz de ser gestor dessa instituição.
Na argumentação ainda disse que o PT santareno reconheceu que é melhor deixar nas mãos dos tucanos até pra Universidade não ficar como a cidade – acho que fazia referencia sobre a infraestrura.
Confesso que é uma argumentação com a qual não concordo, mas chamo a atenção porque serviu para que essa docente egressa da Ufpa/Stm decidisse o seu voto e quiçá de seus alunos – já que sabemos que pode ser possivel que um professor influencie a opinião de seus alunos.
Eu não votaria no Von – principalmente por causa de um pensamento desses…mas depois fiquei pensando: quantos egressos da UFPA que trabalham nas escolas do municipio, estado e particulares (que se formaram pelo projeto de interiorizaram da UFPA comandado competentemente pelo Prof Aldo Queiroz) não perceberam esse recado dos petistas nas entrelinhas dessa situação que foi amplamente divulgada aqui no Blog do Jeso sobre a Ufopa? Fica uma questão a mais para persar.
Alem da prefeita passar a faixa para o proximo prefeito, ela também deve pagar os salarios e o 13º salario antes do fim do seu mandato a todos os funcionarios, e mostrar a todos ( população, funcionarios e politicos), que honra com a sua palavra e é uma profissional e tem etica, pois quando a mesma recebeu a prefeitura em 2005, o antigo prefeito deixou debito de folha de pagamento de dezembro e 13º salario para a mesma pagar, obrigação que era dele e não dela.
Sem falar nos milhões que seriam pra aposentadoria dos funcionários municipais e a cidade entrgue aos urubus…pois estava coberta de lixo!!!
BOM DIA JESO,
ELA VAI ESTAR LÁ PARA PASSAR O CARGO PARA O NOVO PREFEITO… ELES NÃO PRECISAM E NEM DEVEM SER ADVERSÁ´RIOS, PELO BEM DE SANTARÉM. AQUILO QUE ACONTCEU EM 2004, FOI HORRÍVEL PELA PARTE DO LIRA MAIA. ELA TEM QUE DÁ UM BOM EXEMPLO…
CHAGUINHA AD
Chaquinha, essa foi uma mancada histórica do ex-prefeito e deputado Lira Maia (DEM). Um desrespeito maiúsculo à democracia neste país.
Verdade absoluta. Uma falta de respeito com o cargo que ocupou e com quem ocuparia. Tenho certeza que Maria Do Carmo é suficiente íntegra para não repetir o papelão de Lira Maia.
Jeso,
Mancada do Lira Maia? É trocadilho?
kkkkkkkk… juro que foi involuntário.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ficaria muito feliz se eles não comparecesse novamente na entrega da faixa.
Nos brindaríamos com esse presente.
Fica a dica para o Von e o/a Maia.
Não é possível! vocês passaram a campanha inteira sonhando e continuam sonhando!?
Se sua turma não o fez antes foi aberto uma possibilidade para que isso ocorra novamente.
Isso é mais que minha vontade é a esperança de um precedente.
Minha verdadeira vontade são outras, mas essas não irão acontecer!!!!
Jeso, ADVERSARIO?, não seria mais correto, SUCESSOR?, afinal, ela nem foi candidata foi, pois nao poderia….
Pode ser sucessor. Mas é inegável que eles também são adversários no campo político. Não traduza adversário, Lucas, como “inimigo”.
Bem observado Lucas! a lei eleitoral impede que a máquina pública seja utilizada em campanha eleitoral. No entanto, não põe regras e limites ao chefe da máquina pública. Na campanha presidencial havia momentos em que eu tinha dúvidas sobre quem era na realidade o candidato a presidência; se lula ou Dilma, pois, o mesmo ocupava o horário da Dilma como se ele fosse o próprio candidato. Ora se não se pode utilizar a máquina, como se usa e abusa do chefe da máquina para se beneficiar politicamente? é uma concorrência desleal. Eu acho que a lei eleitoral tinha que ser revista para que os candidatos concorram em igualdade de condições, pois, ao se beneficiar do chefe da máquina, automaticamente está se beneficiando da máquina.
Atitude mais que acertada!