Secretário planeja Carnaval multicultural

Publicado em por em cidade, Eventos

Nato Aguiar
Nato Aguiar: novo número 1 da Cultura

Definidas as datas do desfile das agremiações carnavalescas em Santarém.

Serão 5 dias de folia, no período de 8 a 12 de fevereiro, conforme anunciou hoje (4), o novo titular da pasta de Cultura (Semc), Nato Aguiar.

O palco continuará o mesmo do ano passado: avenida Tapajós.

Em Alter do Chão, serão 4 dias de Carnaval, de 9 a 12 de fevereiro.

A novidade deste ano deve ser a implementação do Carnaval multicultural.

– Nós vamos ter o ritmo do carimbó, que é a nossa identidade cultural e alguma bandas que possam fazer o forró folia e a micareta sertaneja, para fazer com que esse Carnaval possa ter essa multiplicidade cultural, que chamamos de multicultural. Já é um passo inicial, já é algo diferente que nós estamos nos propondo a fazer – explicou o secretário.

Com informações da Semc


Publicado por:

25 Responses to Secretário planeja Carnaval multicultural

  • Gente, eu moro em Manaus desde 1975, vindo de Santarém. Já brinquei muitows carnavais em Santarém despois de estar morando em Manaus.

    Por aqui o carnaval acabou, tirando a “banda do armando”, o resto é forró, axé, brega, boi e outros, ou seja, carnaval que é bom nada.

    Ano passado estive em Santarem e Alter-do-Chão, particulaRMENTE, GOSTEI MUITO MESMO. Desorganização tem em todo lugar, inclusive, já tive oprortunidade de assistir o carnaval do Rio e também houve momentos de bagunça geral, mas nunca é tarde lembrar que quem organiza o evento, procure minimizar ao máximo o desordem.

    Portanto, essa idéia do Secretário é inovadora, porém o momento é inoportuno, afinal são apenas 5 dias de folia, vamos prioprizar as musicas carnavalestas, e deixar os outros ritmos para o resto do ano.

    Por aqui já disse o carnaval acabou desde que começaram implementaram o ritmo do boi bumba, forró e outros e esqueceram das marchinhas e dos sambas enredos.

    è bom usar o bom senso e principalmente a voz do povo e a voz de Deus.

  • meu irmão trouxe a mulher p conhecer o carnaval em stm, mais precisamente alter do chão. ano passado foi uma verdadeira bagunça, por favor secretário, faça um carnaval digno de elogios por parte de pessoas q vem de fora principalmente, pois quem veio ano passado prometeu q nunca mais virá passar o carnaval aqui.

  • Senhor Secretário, sou obrigado a concordar com os que dizem que carnaval é carnaval.
    A quadra junina era gostoso de se apreciar no Pará. Infelizmente, hoje não é a mesma coisa. Infelizmente resolveram introduzir o axé e outros ritmos e a quadra junina perrdeu o sentido. No Nordeste, mais precisamente em Campina Grande e Caruarú. se vive, respira e se dança o São joão, na acepção da palavra. É o arrasta pé que arrasta multidões para essas duas cidades. Portanto, peço que pense, analise bem se vale apena trocar as músicas de carnaval e as marchinhas, por outros ritmos. Não estou fazendo críticas, mas apenas, dando a minha opinião.

  • Nato acabei de saber que acabastes com o meu carnaval. Há anos Santarem perdeu a identidade do seu carnaval e essa tua proposta nem exumação do corpo ajudará.
    Faça esse evento multicultural em outro momento. Não sei se a tua arte te ensinou, mss CARNAVAL SÓ TEM UMA CHANCE DE SER BOM, É COM O PRÓPRIO CARNAVAL!

    Não tentar inovar com o que não cabe. Estude a história das festividades. Hoje em dia é duro ir em festa junina e ver uma quadrilha ao som de Ivete Sangalo, é a besteira que vais fazer.
    Não sabia que eras esse bobinho!

  • Grande Bloco Garoto da Coroa essa ideia é boa para vc, quem sabe se vc surgerisse os grupos FOLCLORICOS também, pois quando chegar o mês de junho o carnaval também poderá fazer parte do festival pois é cultura também, sendo assim acaba logo com as épocas, acho que a época do carnaval é carnaval, festa junina é festa junina. E por isso que nunca deslanchou o bloco Garoto da Coroa não se sabe se é bloco mesmo.

  • Jeso mantém informado sobre a possiblidade desse modelo de carnaval. Confirmado foi para Santarém passar o carnaval e vamos em grupo daqui de Manaus.

  • Jeso, O Nato Aguiar como secretário de cultura é um bom cantor. Será que ele ainda não aprendeu em itaituba que carnaval é carnaval. Se for pegar corda do Eduardo Dias, seu Adjunto vai acabar querendo implantar o mascarado fobó de óbidos aqui. Espero que não apareça o boi do maranhão substituindo os botos de alter do chão. Tô de OLHO…

  • É necessário criar um evento, por mais simples que seja, que motive as pessoas a participar. Escolas de Sambas que comportam cerca de 0,25% da população para outras 1,25% assistirem, já não dá certo e portanto não cativa a atenção do grande público de 98%; dos quais alguns vão para o Carnapauxis de Óbidos (por exemplo), muito mais animado e diversificado que o de Santarém. Concordo com a ideia do Secretário, marchinhas, trios, blocos de folia são muito mais divertidos e podem ofertar aos brincantes a escolha aquele ritmo que mais lhe agrada.

  • Taí secretário da cultura, carnaval multicultural é o ideal para uma cidade como a nossa. Multiplicidade regionais moram aqui mesmo. Do iapoque ao Chuí. O desafio vai ser grande com o carvanal batendo a porta. Força !!!

  • Carnaval é carnaval, forrro é forro, sertanejo é sertanejo, carimbo é carimbo, será que ele vai querer colocar os botos para fazer o Saire em alter do chão também, tremendo Bla, Bla, Bla, tomara que ele consiga pelo menos fazer um carnaval pois é epoca de carnaval se ele não sabe é carnaval essas outras coisas pode ser feito em outras épocas, tudo tem seu dia, sua hora, seu momento, tudo é tradição e alegria, cada um na sua vez.

    1. Seu Ricardo você nã entede nada de carnaval, por que não ti calas.
      Só um exemplo, em parte do nordeste tem desfile de grupos de Maracatu e a ideia do Nato não é transformar o carnaval santareno em ritimo de carimbo e sim de introduzir mais um para enriquecer a nossa cultura.
      Carnaval também se renova.

  • Parabéns, ilustre amigo NATO AGUIAR! Nosso carnaval precisa de urgente inserção de identidade. Lute com segurança, irmão! Aposte no convencimento regular da nossa rítmica natural. Na cultura, por vezes, o melhor demora ser entendido, mas tempestivamente convence e causa orgulho ao povo abrangido. Pensar diferente é fundamental à necessária reparação. Parabéns pela oportuna coragem!

  • Gosto e admiro Nato cantor e artista….vamos ver como se sai como gestor?
    O engraçado, mais louvável é ver que o modelo de carnaval adotado pelo Governo Maria ( batalhas de confete, carnaval na orla) também presta para os tucanos, que há um tempo atrás só sabiam criticar.
    Adoro carimbo….mais tenho minhas duvidas em traze-lo para o carnaval, bom, mais se o treme treme da gabi amarantos deu certo, quem sabe o carnarimbó do Nato não dará.

  • Exelente ideia , no carnaval tudo pode desde que seja em nome da alegria e com diversão sadia.
    O bloco Garotos da Coroa apoia integralmente a ideia.
    Sucesso nato.

  • PARABÉNS NATO AGUIAR,

    PELA OUSAIDA E CORAGEM DE LAVAR A CARA DESSA GENTE COM ÁGUA E SABÃO E FAZÊ-LOS VÊ QUEM SÃO DE VERDADE.

    SEM CHICLETE COM BANANA, SEM ARAKETU, SEM TRIOS.. NADA CONTRA A MÚSICA BAINA, MAS…
    AGORA PREPAREM-SE TODOS.

    QUE VAI HAVER MUITO CABOCLOS METIDO À BESTA E TORCENDO O NARIZ… HAAAA. ISSO VAI SIM.
    FAÇAM SUAS APOSTA SENHORES.

    EM TEMPO: NÃO GOSTO DE CARNAVAL. BOA SORTE NATO AGUIAR.

    CHAGUINHA

  • E as marchinhas terão espaço? e o rock ? e a música eletronica?!Multicultural ou apenas multi-comercial ( exceto o Carimbó)? Diversidade é tudo mas sem preconceitos.

  • Parabéns secretário Nato Aguiar pela iniciativa de mundança. O tempo é muito curto para isso. Mas, faça o diferente. Acreditamos na sua competência. Alexandre Von foi feliz na escolha. Faça o seu trabalho e filtre as críticas construtivas. Essas de baixo nível não combina com você e nem com a página do Jeso. Uma referência de notícias, no mundo.

  • Do jeito que é a mistura do povo que mora em Santarém pode até dar certo essa idéia já que não tens tempo de fazer algo mais pensado, mas estudado, mas ainda acho que tem que se descobrir qual é o carnaval que esteja na raiz da cultura mocoronga.
    Vou te mostrar uma frase que gosto e acho que vale a pena pensar sobre ela. “Posso não te ensinar a fórmula do sucesso, mas te ensino a formula do fracasso: Tente agradar todo mundo”. Boa sorte Nato.

  • Ôooo kara de Pinto voltouuuuu…ouuuooo,depoios de passar o final de ano na Argentina voltei pra provincia dos mocorongos para o berço dos abestados,sim você que leu agora é um abestado também,voltei a fazer comentários no blog do odiado e bem imformado Jeso.
    Minha surpresa foi voltar e encontrar a cidade pior que antes,nem uma ação concreta do novo prefeito,só entrevistas e midiaaa e tome midiaaa pra gentalha engolir.
    Sequestro?quem mandou acabar com a secretaria que cuidava um pouquinho da segurança,agora os mano fala assim..psiu..moçada ppdem ir lá pode pregar susto.
    Agora sobre o carnaval kakakaka…este secretário é um brincalhão não fez porr…a nenhuma em Itaituba e agora….cantorzinho de musica cabocla..putz enganação do kara…lho.
    Outra eu via da Argentima atravez do blog tudo..tudo desta oca..brincadeira o novo secretáriado,e a presidencia da camara..iuruuuu…toma-te gentalha.
    A e dizem que o prefeito quase leva farelo antes da posse,levou uma porretada na testa por causa de uma secretária kakakak..iuruuuu já pensou se a vice vira prefeita..iuruuu…o capo do cipoal sabe a taxa de colesterol do Alexandre por isso colocou a irmã como vice iuruuuu..adoro Santareno se fude…do..gentalha.

    1. O cara não consegue, por puro despeito, amar Santarém. Também, pudera, brocha sempre e aí fica com essa KARA DE PINTO MOLE!!!! Ora vá brochar lá pro parazinho, ô clone do JORGE MORAES!!!!

    2. Que secretaria cuidava da segurança santarerna?
      Ah, passar final de ano na Argentina é pra pedinte…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mudança afinal.Chegar em Santarém no período do carnaval e assistir só trio elétrico e melhor fazer a festa em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *