Da leitora que se assina Maria Antônia, sobre o post Caça aos vermelhinhos da Semed:
De acordo com o PNAE [Plano Nacional de Alimentação Escolar], os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo nutricionista responsável. Este deverá utilizar alimentos básicos, respeitando as referências nutricionais, a cultura alimentar local, levando sempre em conta a diversificação agrícola da região e sua sazonalidade.
Uma alimentação saudável e adequada, além da sustentabilidade podem ser adquiridos não só com alimentos “in natura”, mas também industrializados para a alimentação escolar. Por exemplo, pães, bolos, sucos, doces, entre vários outros.
Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana. No entanto, não é o que vemos nas escolas. Fala-se tanto no mapará, mas semanalmente as crianças são fartas com um mingau insosso e sem leite.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Outra coisa a ser pensada nas escolas é a distribuição do alimento servido. São utensílios de plásticos, de aparência pouco atraente e com odor. Imagina isso com peixe. As escolas não dispõem de refeitório, nem cadeiras ou mesas distribuídos para que os alunos façam as refeições sentados.
Tem sempre algum aluno, deixando cair, ou mesmo sendo derrubado pelos colegas durante o recreio, pois se dispõem de pouco espaço e condições inadequadas para servir os alimentos. Pior, com a proibição das vendas nas escolas, tudo ficou mais difícil, pois a Semed manda o peixe sem um tempero sequer, no caso o dinheiro arrecadado nas vendas internas servia par comprar os temperos adicionais e dar sabor ao cardápio escolar.
Maruza [Rodrigues] mostrou seu trabalho e compromisso com a profissão. Lamento pela cambada de vereadores que temos. UMA VERGONHA.
É vergonhoso e lamentável ver pessoas que por interesses econômicos ou de status político tomam das mãos de crianças o direito a ter uma alimentação minimamente adequada, feita por profissionais comprometidos e que buscam soluções simples para satisfazer as necessidades básicas de alimentação na escola, quando muitas vezes não tem o que comer nem mesmo em casa.
NÃO SEI COMO ESSAS PESSOAS CONSEGUEM DORMIR A NOITE, MAIS AINDA TENHO A CERTEZA QUE UM DIA EM ALGUM LUGAR RECEBERÃO O QUE MERECEM. TENHO FÉ NISSO!
Uso de uniformes
A higienização dos funcionários que transportam alimentos deverá começar com o uso de uniformes adequados. Para isso, eles deverão apresentar as seguintes características:
– Ser de cor clara, de preferência brancos;
– Estarem em bom estado de conservação, ou seja, sem furos, sem partes rasgadas ou remendadas;
– Apresentarem bom aspecto visual, ou seja, limpos e devidamente passados;
– Deverão ser trocados diariamente;
– Calças e blusas deverão ser de tecidos de algodão e confeccionados sem bolsos, sendo que deverão ser confortáveis, de forma a possibilitar os movimentos necessários dos braços e das pernas, durante a realização das atividades;
– Sapatos deverão ser fechados e botas, de borracha branca;
Banho diário
É indispensável que o manipulador de alimentos tome banho diariamente, de preferência, no local do trabalho.
Imaginem todos que foi feito até uma festa pra entrega dos uniformes dos funcionários “da Jade”, sendo que são iguais o dos garis da prefeitura, azul escuro, só faltava os luminosos, hum imaginemos os pupilos dela tomando banho no único banheiro fedorento e sempre entupido? muito bom se isso fosse resolver e agilizar a chegada da merenda nas escolas, sem contar que todos estão reclamando da quentura que o uniforme causa……
Onde está a vigilância Sanitária em Santarém???? De novo!!!
Não acredito que comprada, o Walter é um Senhor muito correto.
Gostaria muito de saber onde está a agricultura familiar??? E mais, transportar merenda no caminhão do Ribeiro? Onde está essa licitação de baú frigorífico? Eita ta tudo errado……
Ta saindo folhagem do mercadinho da rodagem, que foi feito pra venda de produtos para a população e não pra Jade usar de deposito de merenda….carregando verdura onde se transporta carne, sem a devida higienização??? Será que a Jade sabe pelo menos o que é contaminação cruzada?? Hum !!! Dizendo alguns produtores que a nutricionista que não é mais da SEMED que esta fazendo a divisão da merenda, pq se não fosse assim, nem saía verduras esse mês…….kkkkkkk vergonha, até o pedido atrasa pq ninguém sabe mais fazer nada…..nenhuma viagem com merenda de junho até agora???? Será que as aulas vão entrar em julho? Pq assim só chegará nas escolas no fim de junho? E saibam todos que as empresas estão desistindo do fornecimento e rompendo contrato, pq estão comprando de terceiros, até de quem nem participou da licitação……kkkkkkk e ai MP? Nada de fiscalizar merenda em Santarém, recursos bloqueados, licitação ignorada, produtos de marcas diferentes do processo e Jade que nem sabe do que estamos falando……totalmente patricinha….ou será falta de informação? Ou muita propina pelos cantos do financeiro??? E o CAE ? Foi comprado? Acoooorda Seu Francisco e Danilo, vcs respondem por esses erros e descasos. Ei vigilância vamos ler as resoluções do FNDE, responsabilidade toda desse setor no bom e regular andamento das leis…..
CAMINHÃO DE CARNE TRANSPORTA VERDURAS SEM LICITAÇÃO……..MP CALADO……VEREADORES CALADOS……..JADE SÓ BALANÇANDO O CELULAR…….ACHA QUE É DELEGADA…….QUE É PODEROSA…….MAS A TIA IRENE ADOOOORA ESSA MENINA…….
Tem que vê se é da SEMED ou das cooperativas, mas uma coisa é certa A CONTAMINAÇÃO, quem esta transportando verduras em caminhão de carne não conhece as normas da vigilância sanitária. Jeso procure a coordenação de licitação da SEMED, já falei com a coordenadora quando fui vê os contratos da empresa que represento, é muito acessível.
é sinceramente deprimente as condicoes da nossa politica e como se reflete em um “tombo” na populacao, eu a anos nao moro mas no Brasil mas penso sempre em voltar para Santarem, sendo que é lamentavel ver a desigualdade entre familia popular e familia politica” em termos…que servissem o peixe a farinha o que fosse mas dessem condicoes para as criancas e os proprios trabalhadores da escola manipularem o alimento, sabe-se que aonde se tem crianca em grande grupo a atencao com certos alimentos e redobrada, mas penso eu, em uma opiniao pessoal que muitos politicos, ou melhor, na maioria so pensam em estar no poder em beneficio proprio; outro erro grave e triste é essa historia de quando troca de governos trocam se todos, ai entao se transforma naquela panela de feijao cheio de pessoas de toda a especie, porque nao muda todo mundo pra concursados? so para acabar com aquele egoismo de muitos que abrem a boca e se manifestam ” o grupo daquele ou daquela la caiu kkk” muitos deles vivem nos eventos sociais e naos igrejas mas o coracao esta cheio de contenda e egoismo, infelizmente o poderio do governo esta nesse momento sentado nos seus divans dos seus belos gabinetes, olhando sorridente as noticias e opinioes publicas e estao dizendo a si proprio ” me elegeram! entao me engulam!” com um refirgerador cheio de suco natural, queijo especial, uvas, comida no almoco encomendada nas melhores peixarias, seus suplentes ficam so desviando telefonemas inventando historias, fazem churrascadas e peixadas, alugam restaurantes e locais de eventos para comemorar qualquer evento e depois as licitacoes vao tudo para o governo pagar com o dinheiro do povo que se mata pagando impostos e tarifas de onibos inacreditaveis e fora fora… infelizmente o nosso povo esta a merce desse tipo de politica, e isso causa a marginalizao e a banalizacao da populacao, pois sem educacao, bem estar e falta de bons exemplos um povo todo se perverte!
parabens Jeso pelo seu empenho em colocar as noticias aqui nos informando, mesmo com as criticas e outras opinioes voce continua mostrando a veracidade e as repercurssoes dos fatos abcs!! grata!!
Égua! Sabrina alivia aí as costas das merendeiras, se tem culpados elas certamente não são já que cumprem ordens do gestores que consequentimente seguem à risca o que é determinado pela SEMED muitos calados e subservientes. O cardápio existe e , é seguido constando carne, frango e peixe . O problema que quando é o famoso mapará ele chega para ser lembrado por dias, Isso na escola do ensino fundamental, agora imagine nas unidades de educação infantil. Eu gostaria muito de ver se a Secretaria de Educação juntamente com você suportariam ficar meia hora no período de descanso das crianças em uma sala de 4x4m2 com pouca ventilação ou melhor nos cubículos das umeis no município com o cheiro de peixe. É revoltante ver a realidade em que se encontra a merenda escolar do município, mas o mapará não é a única dificuldade.Nunca mais se viu pão, frutas e verduras . Há voltando as merendeiras penso que deveriam ser consideradas santas pelo milagre da multiplicação não de peixe, mais de frango. Tente você dividir 2 frangos para alimentar 80 crianças. Verdadeiro Milagre!!!
Eu gostaria de saber se estão servindo esse peixe com pimenta ou limão?
Ah. Estou com medo da concorrência. Crianças virando botinhos, não dá…
kkkkkkkkkk. Boa comparação. Senso de humor afinadissimo.
Estava fazendo uma pesquisa e deparei com o problema de vcs e me deu vontade de dar minha opinião. Sou advogado e doutorando, sou paraense mas moro no Rio de Janeiro, afrodescendente e teria o maior prazer de ajudá-los. Olha só não percam tempo mandando email pra e para cá, procurem o representante do Ministério Público. É gente, o promotor de justiça tem deveres constitucionais de exigir que o prefeito dê toda a assistência prevista no ordenamento jurídico, principalmente no ECA que é o guardião da criança. Olha só formem uma comissão de pais e procurem o representante do MP local e narrem pra ele o ocorrido. Abraços.
Jeso, esse obidense que disse cruz pra Prof. Lucineide não é o original, deve ser parante do Incompetente Podalyro.
É essa a Merenda escolar de qualidade da Jade na Semed, pois na gestão passada as crianças não ficava sem uma Merenda de qualidade e com frutas e verduras da Agricultura Familiar. Falta de pulso forte para resolver, pois basta ter vontade e não ficar de patricinha no setor da Merenda da Semed. Vamos trabalhar Jade e deixa de ficar nesse telefone fazendo as suas vendas de imoveis e cuida das merendas das crianças. Ela é corretora e prefere ficar vendendo imoveis, vamos trabalhar patricinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
EDSON,NÃO SEI SE VC SABE MAIS A JADE ELA É A RESPONSAVEL PELO SETOR DA MERENDA,QUEM FORAM OS RESPONSAVEIS PELO CARDAPIO DAS CRIANÇAS FORMA OS NUTRICIONISTAS Q ALI TRABALHAVAM ANTES.QUANDO ELA ASSUMIU O CARDAPIO JA ESTAVA PRONTO ,O Q ALIAS A UNICA COISA Q MUDOU NO CARDAPIO DO Q ERA SERVIDO NO ANO PASSADO FOI Q COLOCARAM PEIXE NA MERENDA,PQ DO RESTO É A MESMA COISA,E VC DEVE SABER Q É ASSIM UMA VEZ Q VC DIZ Q ELA VIVE NO TELEFONE VENDENDO CASAS,VC TBM SABE Q O CARDAPIO É O MESMO DO ANO PASSADO.
UMA COISA É CERTA,TODOS ESTÃO JOGANDO A CULPA NA JADE NÃO SEI PQ.TRABALHO NA SEMED HA ANOS POIS SOU CONCURSADA E TIVE O PRAZER DE CONHECER A JADE,Q É COORDENADORA DO DAE.GENTE,A CULPA NÃO É DELA SE A MERENDA ATRASA,SE SERVEM MAPARA PARA AS CRIANÇAS.PROCUREM SABER MAIS ANTES DE VCS FALAREM TÃO MAL DE UM ASSUNTO Q VCS NÃO SABEM COMO FUNCIONA,ESTÃO INDO ATRAS DE PESSOAS Q SO QUEREM FAZER O MAL.PARA A MERENDA SER ENTREGUE NAS ESCOLAS FOI FEITA UMA LICITAÇÃO Q INFELIZMENTE TEVE COMO VENCEDORA UMA EMPRESA DE FORA,JA Q AS DAQUI DESISTIRAM,E QUANDO A JADE ASSUMIU A LICITAÇÃO JA TINHA SIDO FEITA,NÃO É O CAMPO DELA,O MAPARA ENTROU E A CULPA TBM NÃO FOI DELA,UMA VEZ Q QUEM FEZ O CARDAPIO FORAM OS DOIS NUTRICIONISTA Q ALI TRABALHAVAM Q POR SINAL DEFENDEM O USO DELE NA MERANDA,E SE AS CRIANÇAS SO COMEM MINGAU COMO DIZEM POR AI,É POR INCOMPETENCIA DAS MERENDEIRAS DAS ESCOLAS,PQ TEM UM CARDAPIO A SER SEGUIDO,FEITO PELOS NUTRICIONISTA.PORTANTO A CULPA NÃO É DA COORDENADORA DO DAE.AH!DIZEM Q O MINGAU É SEM GRAÇA,MAIS FOI FEITO UM TESTE DE ACEITABILIDADE NAS ESCOLAS,PROCUREM OS NUTRICIONISTAS PARA SABER ,POIS FORAM ELES Q FIZERAM,FALO COM PRECISÃO POIS SÃO 10 ANOS DE SEMED E TODO ANO É ISSO.PROCUREM SABER PARA DEPOIS FALAREM COM PLENA CERTEZA.A 8 ANOS DAVAM PAU NA MARIA,ASSIM COMO JA DERAM NO LIRA MAIA,AGORA É NO GOVERNO ALEXANDRE.
Você é mal informada Sabrina, o atraso da merenda é responsabilidade sim dessa moça, a licitação foi concluída e essa moça não faz o pedido no período que deve ser feito. Sou representante de empresa e trabalho com merenda escolar. Com relação ao peixe, esse sim, é de responsabilidade dos nutricionistas, mas precisa ser aprovado pela secretária e foi. Atualize seus conhecimentos e verá que o FNDE hoje incentiva inserir o peixe na merenda escolar, e Santarém fez isso. Já fui por diversas vezes conversar com essa moça, e ela não conversa, quem conversa é a secretária dela e uma auxiliar, Vanusa e Nazaré, essas sim deveriam coordenar o setor, pois a outra moçinha não faz diferença só sabe pegar no cabelo e ficar ligando para saber das vendas da casa dela. ESSE SETOR É RESPONSABILIDADE VÁRIAS CRIANÇAS PRECISAM TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO. Se você é tão conhecedora vá e lute para colocar lá gente que trabalha e não desfila.
Na época em que eu estudei, no antigo Grupo Escolar, serviam o achocolatado Tody, sopa de verdura, mingau de fubá, mingau de aveia e outras coisas gostosas, e era a vontade mesmo, todo dia era uma coisa diferente, mas hoje, comer mapará? sem farinha? sem ser assado? kkkk
Olha senhores dos anéis, pra quem conhece mapará como eu, caboclo acostumado a comer na pá do remo, o mapará só é bom se for assado, com limão e pimenta e farinha puba, fora disso, é coisa de gente rico querendo ser pobre pra fazer capa.
Uma dica, sirvam leite de gado a vontade e qualquer alimento derivado do milho para as crianças, que é muito nutritivo e faz bem pra todo mundo, até para os professores, que também não dispensam.
A MERENDA É PARA OS ALUNOS,E NÃO PARA OS PROFESSORES QUERIDO SANTARENO.HOJE A DESCULPA DO PEIXE É Q DEIXAM OS ALUNOS CHEIRANDO MAL,COLOCANDO LEITE DE GADO E DERIVADOS DO MILHO VÃO DIIZER Q ESTA DANDO DIARRÉIA NAS CRIANÇAS.OU SEJA,COLOQUEM O Q COLOCAR SEMPRE VAI TER ALGO Q INCOMODA UMA MINORIA DE PESSOAS,INFELIZMENTE É E SEMPRE SERÁ ASSIM.
Esse e vários outros fatos mostram para que esse prefeito veio, acabando com todos os projetos e articulações que o governo anterior deixou. Até onde sei, havia um projeto do governo federal para se adquirir alimentos produzidos por associações de produtores locais, e eram esses alimentos que se distribuia para as escolas (verduras, frutas, entre outros), agora está sendo distribuido filé de peixe nas escolas, o que será que aconteceu com esse projeto do governo? será que a prefeitura encerrou ele para poder justificar comprar merenda escolar industrializada(ouvi comentários que tais empresas são de amigos de nosso digníssimo prefeito). Em resumo o que se tem visto é isso, a volta para o antigo sistema de apoiar os empresários e deixar de lado o povo.
Anônimo sem ausência de conhecimento, não é projeto do governo passado inserir alimentos da agricultura familiar E SIM UMA DETERMINAÇÃO LEGAL DADA PELA RESOLUCAÇÃO 38/FNDE, as crianças já estão recebendo esses alimentos, pesquise e estude antes de qualquer coisa.
Senhor Ricardo Silva a tua pessima ignorançia e plausivel com a educaçao que tu tens. O dinheiro que as prefeituras recebem e suficiente para as prefeituras atraves de liçitaçao publica comprarem merenda escolar de qualidade. Isto nao acontece por motivo de liçitacoes fraudulentas entre os apaniguados de plantao. Se tu tens fartura na tua casa tudo bem, mas os alunos das escolas publicas sao filhos de gente pobre. Infelizmente os filhos de gente rica estuda em escolas particulares. Isto deve ser o caso dos teus filhos.
Hoje estava ouvindo comentários a respeito do vereador Paulo Gasolina (exatamente a respeito do assunto em pauta) e…, e…,e ….,e …,….. morou em Itaituba e por lá também tinha como profissão a política e depois de um longo e tenebroso inverno retornou para Santarém. Hoje o que presenciamos é uma sede de evidência por parte dele tanto no “Face”sim! concordo plenamente com o comentário do ALUNO FAMINTO e ainda em blogs , porem até agora ele faz …mas é o tão cansativo “FAZ DE CONTA.” que nos já estamos saturados. Aproveite esse tempo precioso em coisas que realmente possam tornar a vida das pessoas melhores e que possam ser valorizados como cidadãos e principalmente como GENTE! Mostre o seu valor de forma a não decepcionar ainda mais esse povo sofrido que luta em busca da educação dos filhos e conta com a merenda escolar como complementação da alimentação para os filhos se não a ÚNICA do dia! Não perca essa única oportunidade de mostrar através de coisas que realmente façam a diferença e assim possamos entender p que o sr. realmente retornou p Santarém. Caso contrário trabalhe bastante p que seus filhos possam fazer mais de uma refeição durante o dia e que jamais possa ser a única do dia comendo o mapara de vocês.
Daqui a 4 anos votem neles de novo!
Eu sabiaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Paulo gasolina vc deveria pedir pro prefeito fazer pelo menos o muro do cemitério do Mararú, tem boi, cavalo e outros animais cagando nas sepulturas. Isso a 10 metros do muro da sua xácara .
quanta falta faz a secretária Lucineide!!
CRUZ!!
E aqui em Monte Alegre, ficam falando da merenda sardinha com arroz, bando de gente analfabetos querem comer bem tragam das suas casas…….pois acho que eles querem comer caviar na merenda.
O nobre vereador Paulo Gasolina deveria ficar do lado do povo ou pelo menos calado. Mais tem seus motivos é suplente e tem que defender senão o titular assume e ele perde a teta.
Gente. Isso já vinha acontecendo, principalmente a merenda servida em copo plástico. Isso não é novo. Mas por que só agora estão falando sobre isso? Se é para buscar melhorias, eu bato palmas, mas se é para julgar o governo atual, isso é uma grande hipocrisia.
Caetano, sou mãe de aluno aqui do maicá( escola Haroldo Veloso) que caiu a qualidade da merenda em Santarém caiu e muito. Faltou merenda e agora mapará em prato de plástico, sem farinha, frito , não dá, sem defesa pro vereador Paulo gasolina, pra secretaria e pro prefeito. Meu filho chegou em casa mais pitiú do que o peixe, antes de escolher o cardápio tem que ter planejamento. Nada contra o mapará que todo mundo adora, mais as crianças estão pitiú da cabeça aos pés. Bota açaí e tira o mapará. Jeso, minha sugestão ao governo é que faça uma pesquisa com os próprios alunos , pra saber se melhorou a qualidade da merenda ou não em Santarém??? Não tenho dúvida que a nova gestão perde feio.
Porque caetano, pelo menos em copos de plastico sim, mas nao serviam mapará. Nossa cultura ainda é de interior, mas é sacanagem servirem esse tipo de peixe para as crianças. E o que me deixa mas indiguinado é saber qeu nem a secretaria Irene, nem o prefeito BOM DE FAZER BESTEIRA sabiam desse episódio. Tudo isso poque o prefeito BOM, só ia trabalhar com os técnicos. Falar é uma coisa, fazer e fazer bem é outra totalmente diferente. Mas o povo tem o que merece, a maioria´são massa de manobra politica é nisso que dá.
Aluno Faminto, neste caso como diz o Ricardo Boecha, tem que envolver MÃE, manda o PREGUIÇA dar mapará todo dia pra MÃE………….DELE.
O vereador paulo gasolina (minúsculo mesmo como sua atuação) só quer aparecer no Face, vive dizendo que faz isto aquilo etc.. mas não toma providências para melhorar a merenda escolar. Sugestão; Manda o PREGUIÇA servir mapará todo dia para a ZUÍLA e seus filhos pra vê se eles aguentam.
Separacao na cupula do governo municipal.
Confirmadissima!!!!!!
Sera que é destino rever antigos amores e reatar?
Kkkkkkkkkkk
MAIS QUEM DISSE Q É SERVIDO PEIXE TODO DIA O ALUNO FAMINTO?ENTÃO NA ESCOLA Q VC ESTUDA ,OU CONHECE ALGUEM,NÃO SEGUEM O CARDAPIO?PQ CARDAPIO TEM E SE TEM É PARA SER SEGUIDO.PQ VAI PEIXE,CARNE E FRANGO.O Q ESTA FALTANDO É OGANIZAÇÃO DA S MERENDEIRAS E SEGUIREM O CARDAPIO.
Nessa concordo com você Sabrina, as merendeiras para se livrarem do peixe estão fugindo do cardápio. o município tem a disposição macarronada, risoto de frango, carne moída de primeira qualidade, tiras de carne de primeira qualidade, risoto, achocolatado, feijão, bolacha, etc. Falta de coordenação e determinação das diretoras para seguirem os cardápios.