Da antropóloga indígena Iza Tapuia [foto], sobre o post Mudança na Superintendência do Incra: Chapadinha emplaca a 1ª nomeação no governo Dilma:
Quero ver algum dirigente sindical se preocupar com a superintendência do Incra em Santarém quando o que tá em risco é a democracia, as liberdades individuais, os direitos humanos e políticos do povo brasileiro.
Tenho certeza de que o deputado Chapadinha vai ultrapassar a política provinciana e a atender o chamado da República e assumir o seu papel de cidadão eleito democraticamente e com liberdade para decidir qual é o sistema político que deseja seguir trabalhando.
Acredito que o nosso único deputado federal não vai fugir à luta, a Nação espera muito de todos os eleitos democraticamente.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Atualmente não se pode mais generalizar dizendo que os políticos são corruptos. Hoje, os políticos corruptos tem nome, sobrenome, apelido, partido e valor recebido.
Portanto, agora quem quiser abrir a boca pra dizer que fulano e sicrano é corrupto, olhe a lista de Furnas, Odebrech, ou seja, os apurados pelas investigações da Lava Jato e Zelotes.
Então o deputado Chapadinha deve ter visto a lista e claro, sem dúvida, oPTou pelo Governo e fez o que todo político sério deveria fazer se colocar a disposição para trabalhar em prol do povo que o elegeu.
O voto dele é seguramente pela DEMOCRACIA E PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
Da nada não, tudo será como um navio afundando. O governo sera deposto do poder ao qual conseguiu votos atraves de mentiras e tabem pelos imbecis ludibriados que não se importam em serem roubados e sermos taxados de um “país imcopetente politicamente”, por um governo que se manteve no poder as custas de dinheiro provindos do petrolão e ouutros mais. Esses ratos irão todos sucumbir com o navio e esses políticos que apoiam esse governo inescrupuloso irão sim, cometer um suicídio político. Tudo depende também da maturidade do conhecimento de nossos eleitores, caso contrário, estaremos fadados a merecer todos nossos infortúnios por sermos tão infelizes em escolher nossos representantes políticos.
E aliás, não tenho simpatia nenhuma pelo Aécio, só morro de vergonha por viver em um país governado por essa corja do PT e demais outros carniceiros.
Uma questão da Internet e não avaliarmos bem o que escrevemos e o pior é que depois de escrito não se apaga. Vi em alguns comentários preconceito quanto a Iza, ao Chapadinha e quem está assumindo o Incra em Santarém (quem será?). Está na hora de acertarmos o passo, o tempo não é infinito, os recursos são limitados e esperamos que MPF, MPE e Justiça funcionem caso haja algo de errado.
a teoria da evolução tem uma postulado que diz assim : O semelhante gera o semelhante isso funciona também na política brasileira : Filho de corrupto corrupto é foi ou será : vamos aos exemplos : O filhote do Jáder , o filhote do Renan, o filhote do Dirceu o filhote do All Mighty da Várzea e por aí vai !!!!!!!
cara Isa. Fica minha solidariedade a você pelas ofensas racistas em alguns comentários acima. Minha diferença com você é só política. E por isso espero até agora resposta às minhas indagações…
Quero ver dirigente sindical se preocupar com reforma agrária no oeste do Pará quando o risco é perder o DAS. Essa tem o G duro PRA defender a boquinha.
olha menino tú estavas no cueiro quando eu já lutava contra a ditadura sonhando que um dia terríamos um pais mais próximo da itália e longe da biafra … ma veio a petralhada e destrui a italia e alargou a biafra !!! agora defender gente que vende a sua consciência e suas convicções por não ter consistência ideológica moral ética e vergonha na cara é demais !!! mas é demais exigir moral ética ede petralha !!! é demais !!! é como exigir que o novededos goste de estudar ou ler um livro !!! nada mais parecido com um petralha do que um jihadista um klu klux klan ou até mesmo de um crente pentencostal !!! o que menos tem na cabeça é juizo ou massa crítica !!! mas o que abunda é mau caratismo esperteza e sem vergonhice !!!! arre !!!! quero distância dessas gente !!! e ainda bem que estão aos poucos se acabando e já estão indo diretamente para o esgoto da história !!!!
Iza Tapuia
A compra de votos está a todo vapor lá em Brasilia. Não vai ter golpe não. Não se preocupe. O Lira Maia já ganhou um cargo nas DOCAS santarém, emplacou o cargo de chefia e indicou mais um dos seus.
O Jader Barbalho ganhou mais um cargo hoje, a ANTAQ para Luiz Otávio. Viva a ética do PT que vende cargos para pessoas sem competência e com passado folha corrida em troca de votos para o governo do PT continuar no Poder. Golpe de Mestre do LULA PT em chamar o Renan Calheiros para uma conversinha.
E pode aguardar que Lira Maia vai ganhar mais cargos em santarém. QUE GOLPE HEIN IZA?
Ela tem que justificar a assessoria, mas exagerou no discurso. Menos…
ASSINO EMBAIXO O QUE A IZA ESCREVEU E ASSINO O QUE ESCREVO. O ANONIMATO, DO JORGE MORAES POR EXEMPLO – QUANDO PODEMOS DEBATER COM ELE SEM SER COMO ENSINO À DISTANCIA OU NO ESPAÇO VIRTUAL? – NÃO É APENAS COVARDIA, AUSÊNCIA DE CORAGEM OU ESPERTEZA AO INVÉS DE INTELIGÊNCIA. TAMBÉM É FURTO. ROUBO. E VERGONHA DE ASSINAR A POSIÇÃO IDEOLÓGICA DELE.
Mataram o celso Daniel. o toninho. Não dá pra ir contra de cara limpa.
Everaldo Martins Filho, é necessário que Vc continue bem escondidinho, sinalize para a Sociedade Santarena que tens vergonha na cara, já esqueceste do MAIOR CRIME AMBIENTAL que Vc e tua irmã a Sub-prefeita Maria do Carmo permitiram que acontecesse na floresta das terras que eram de propriedade do Sr. Paulo Correa na estrada que nos leva para o aeroporto de Santarém???. Tu everaldo, um ex-ditador na Prefeitura de Santarém, não era a toa que o Jeso Carneiro te deu o Título de ” TODO PODEROSO”. Aceite que Vc, o PT, os PTralhas, estão marcados para sempre, milhões de Brasileiros criaram abusos e nojos de todos vocês. Ex-todo poderoso fique cego, surdo e mudo para SEMPRE, Amén, Amém…………
Iza
Gostaria de ter sua opinião aqui sobre a atitude de Lula quando presidente e Dilma também quanto aos impactos sociais e ambientais da Hidrelétrica de Belo Monte e da Hidrelétrica do São Luiz Tapajós, que afeta os povos munduruku? Porque Lula e Dilma do PT gastaram milhões na Belo Monte e toda a corrupção dos investimentos e lavagem de dinheiro envolvendo a Hidrelétrica de Belo Monte.
E porque o governo do PT insiste em construir a Hidrelétrica do São Luiz no Tapajós?
E o que o governo do PT fez com o Lago Juá autorizando o empreendimento sisa Buriti?
PARABENS IZA TAPUIA, A TURMA DO CONTRA ENDOIDOU, ESTES FUNCIONARIOS DO INCRA QUE SÃO CONTRA O NOSSO GOVERNO POPULAR TODOS VOTARAM NO PSDB, E SOUBE AGORA A NOITE QUE ENTREGARAM OS CARGOS, PARABÉNS MEU DEUS COMO O SENHOR É MARAVILHOSO, LIVRANDO OS AGRICULTORES DESTES FUNCIONÁRIOS QUE SÃO CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, E PARABENS MEU DEPUTADO CHAPADINHA POR ESTA ATITUDE ACERTADA ,ESTOU ORGULHOSO SE TER VOTADO NO SENHOR. GOLPE NUNCA MAIS
O mojuiense de coração que é da Prefeitura do PSDB e trabalha para os grileiros daquela região elogiando a companheira Isa. É por isso que é preciso separar o joio do trigo.
Responda Iza. Parabéns Lenilda.
Iza! pegue seus livros e volte a estudar. Vc deve ter entendido algo errado sobre república, democracia, ética e poder, nesses anos todos de estudos.
Eu li aqui nesse blog em nas eleições de 2014 a Iza Tapuia dizendo que estava abandonando o PT porque o PT se aliou com Lira Maia e Jáder Barbalho nas eleições para o governo do Estado.. E agora ela defende chapadinha no comando do INCRA.
É realmente patético todos esses quase 16 anos no poder o PT se aliou com Sarney, Paulo Maluf, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e companhia e muitos anos nunca vi a Iza dizer nada sobre essas alianças.
Daí quando os próprios petistas e aliados e cargos de confiança (Janot, Senador do PT Delcídio, ministros do STF indicados pelo PT, do STJ, Hélio Bicudo, Marta Suplicy) do PT começam a comprovar a corrupção no governo do PT a Iza volta pro PT.
Mas para os procuradores e juiz Moro os envolvidos nessa corrupção são o PT e seus aliados ora bolas: Renan, Delcídio, Eduardo Cunha, Lula.
É esse o nível dos intelectuais do PT e dos professores universitários de universidades federais que defendem o governo do PT. Tenho pena dos alunos.
Apenas para lembrar que meses atrás a Iza Tapuia lançou sua própria “candidatura” para presidir a Fundação Nacional do Índio. Na ocasião, ela sequer tinha apoio dos movimentos indígenas da região e do resto do país. Não logrou êxito. Agora, imagine ela como gestora de um órgão que tem como missão a defesa dos povos indígenas e que expõe, de forma tão clara e sem qualquer constrangimento, que todo fisiologismo vale para se manter no poder. Qual seria sua conduta, por exemplo, para aprovar os estudos indígenas no Complexo Hidrelétrica do Tapajós, de tanto interesse do atual governo e que ataca direitos dos povo munduruku? Mandaria os movimentos indígenas silenciarem as suas reinvindicações para proteger o governo? Não, Iza! Os fins não justificam os meios, ainda mais quando nem para fins há qualquer justificativa.
Olha a coragem da petralhada : 1. Viviam de joelhos implorando que o Temer convencesse o PMDB a ficar no governo 2. meteu o rabo entre as pernas quando a CIA e o FBI grampearam o telefone da Dilmanta 3. Abriram as pernas para o sistema financeiro e especulativo para garantir o superávit fiscal égua !!! eu acho que a “antrópologa ” fez o seu curso pelo sistema educação à distância !!! deve ser uma vergonha para os verdadeiros líderes indígenas que não não estudaram mas tem posições política anos luz mais avançadas que a dita cuja !!! arre !! eu bem que digo que ser intrelectual e petralha não dá certo !!!! a cegueira ideológica emburrece a sujeita e o sujeito !!!!
A presidenta Dilma precisa urgentemente recompor seu governo e fazer o melhor para concluir o mesmo de maneira digna como vem sendo feito ao longo desse quase dois anos, em que pese os erros, é hora de acertar. De alguma forma se olharmos as coisas boas da vida, a mesma foi agraciada pela saída da maçã podre que estava estragando a safra toda. As mudanças geram desconfortos e já era de se esperar as criticas feitas pelo fato de esta recompondo a base com os Partidos ditos nanicos e nesse caso entra o Partido do Deputado Chapadinha,
Aqui não se trata de ganhar ou perder, pequeno ou grande, ineficiente ou incompetente, aqui estamos falando de Governabilidade, quem sabe os Nanicos são leais aos seus eleitores, aos direitos e mostram para os criticos, que não são aqueles que estão na ordem do dia, mas são aqueles que estão dispostos a enfrentar juntos com a Presidenta esse quinto turno das eleições. Portanto, a conversa é sim com aqueles partidos que podem garantir a governabilidade e colocar um freio nos desmandos dos ditos “grandes”.
O Partido dos Trabalhadores sabe trabalhar definindo claramente o que é importante e fundamental e neste momentos duas coisas são importantes e fundamentais, a governabilidade e a manutenção do Estado Democratico de Direito, portanto, a serenidade, o diálogo e a responsablidade republicana vem em primeiro lugar.
Não conheço o Deputado Chapadinha, contudo acredito que se ele resolveu aceitar essa responsabilidade de apoiar o Governo cabe agora fazer valer a sua palavra e mostrar pra quem tá criticando que ele foi eleito pela região para trabalhar pela mesma. É isso que o povo do Oeste do Pará espera. E quem ele indicou que trabalhe muito para merecer a confiança dos trabalhadores e trabalhadores a quem o INCRA tem responsabilidade institucional de atender.
Sou do Partido dos Trabalhadores e neste momento que as forças mais reacionárias do Brasil resolvem tomar a Presidência na marra é meu dever como orgânica defender as posições, isso que eu saiba é coragem, não covardia.
parabens iza tapuia, não adianta espernearem , soube que ontem teve uma greve branca no incra onde todos os chefes que foram indicados pelo PT, entregaram seus cargos,, só que eles acham que com este gesto o incra irá fechar suas portas, mais não vai não, este rapaz fará uma boa gestão, não vai ter golpe ,vai ter luta
Cara Iza, quanto mais leio seus comentários, mais tenho pena e certeza que és uma despreparada. E não adianta estudar pois é cegueira enraizada. Agora entendo o porque de seres preterida em seus intentos administrativos, nem os seus pares acreditam em seu discurso demagogo. Causa constrangimento o aberto fisiologismo defendido com palavras ufanistas.
Coragem não. Isso é acreditar que todo mundo é otário. Tem o nariz furado, com esse discurso barato. Vai sair do poder não por golpe. vai sair do poder por ser denunciada por irresponsabilidade. Por enganar, iludir o povo. Não fale em nome do povo do oeste do Pará pois vc não representa ninguém a não ser sua própria ideologia. Se ele votar com o partido mais corrupto da história do país…acabou a vida política dele.
E não adianta cobrares de forma velada “Não conheço o Deputado Chapadinha, contudo acredito que se ele resolveu aceitar essa responsabilidade de apoiar o Governo cabe agora fazer valer a sua palavra e mostrar pra quem tá criticando que ele foi eleito pela região para trabalhar pela mesma”. Isso é cobrança por algo tratado. Vote chapadinha. Vote com o partido que acabou com o país. Vote contra a região. Vote contra 90% dos brasileiros e sua carreira política estará acabada. Como sei que não és nenhum abestado… vais fazer o que toda a tua base quer. Votar e escorraçar o pt do poder. De Itaituba a Oriximiná, de Monte Cristo à cachoeira porteira o povo quer o pt fora. O brasileiro de bem e trabalhador de verdade, aquele que sua, confia em vc.
O PP disse que trca permanecer em troca do Ministerio da Saude. O Aedegiti disse que nao vai ter golpe.
Me diz com quem andas, que direi quem és. Não está do lado do povo, está contra.
O Poder não fez mal só os petistas abençoados com mandatos, que passaram a ver permanência no Poder a última forma de sobrevivência, fez mal também aos militantes, dos dirigentes as bases, chega a ser até hilário as palavras da antropóloga, crivar como democrata um deputado federal só porque fez um acordo para ter acesso a indicação de cargo no governo federal para defender um mandato de uma presidente que cavou seu próprio sepulcro pelas desmandos cometidos no governo e aliança espúrias feitas com os partidos da direita, e agora novamente escora a barriga no balcão de negócio para tentar vender as sobras do poder para outros partidos tão nefastos para país quando os que se deliciavam das benecias do Poder.
A mesma negociata feita pelo representante do PTN no Pará para ter alguns cargos no plano federal ele está costurando a nível local para apoiar o atual prefeito de Santarém.
Será que o companheiro “CHAPADINHA” terá o mesmo tratamento na eleição municipal pelos novos companheiro do plano federal quando optar pela reeleição do Von, ou receberá tratamento diferenciado e será chamado de traidor e cúmplice do desgoverno local.
Não tenho lá essas simpatias pelo deputado Chapadinha, mas quando você ver esses “intelectuais” de cesto de motel ser contra alguém, pode defender esse alguém. Sou mais o deputado Chapadinha!
Chico, se Jader, Maluf, o mensaleiro do PR Valdemar Costa Neto apoiarem o projeto de poder, a militância vai lavar com QBoa a reputação desses baluartes da democracia e virarão heróis do petismo! Por isso ñ me espanta nem um pouco, de repente o Chapadinha, um representante da direita mais canhestra, lembrando o coronelismo, a utilização indisfarçável do poder econômico para ser eleito, agorar ser um queridinho do PT.
Estamos mal de antropólogos. Só um cego não vê que a atitude do deputado defendido no artigo é oriunda de seu fisiologismo, que, deveria ser combatido por quem tanto estudou. É inegável que as universidades brasileiras são berço de pensamentos de esquerda, pelo simples “ser”, inconsequente, e que a capacidade de questionar é colocada em segundo plano, sob a cortina ideológica. A antropóloga se apega a lista de furnas e empreiteiras para, SE ILUDIR, para se utilizar de que “SE ELES FAZEM NÒS TAMBÈM FAZEMOS”. Cara antropóloga, todo o seu sucesso pessoal é fruto de sua luta e não de favores da esquerda. Não se ache no dever de defender um governo corrupto pelo fato de ter coincidido a sua oportunidade de estudar com um tal grupo governante, pois toda benesse para o povo nada mais é do que obrigação do mesmo.
Lendo seu comentário vejo uma carga ideológica e demagoga que beira a cegueira de um adolescente rebelde.
Sinceramente, quando li pela primeira vez, eu duvidei que aquelas palavras de sofistas pudessem sair de uma mente cantada em proza e verso como privilegiada, mas, agora, vejo que sim e concluo que podemos estar sendo vítimas de mais uma supervalorização indevida. Sei que temos necessidades de rever injustiças históricas do passado, criando ícones e símbolos no seio dos injustiçados e isso fica claro quando se expõe tais ícones e símbolos ao crivo da sociedade crítica. Na dúvida quanto à real capacidade dos escolhidos, para o bem do projeto, é melhor que eles fiquem atrás das câmeras de televisão. Das lentes dos fotógrafos internacionais. Nas palavras editadas de livros e jornais.
Chapadinha não deu um tiro no pé, deu um tiro no coração e na alma de seu futuro político pois essa forma de fazer política, defendida pela antropóloga pseudo ufanista, está sendo banida do Brasil.
Bom dia a todos
Eu diria que estamos mal de “observador”.
KKKKKK…KKKK…KKKKKK..KKKKKKKK…
Chaguinha tu já viste alguma coisa acontecer nesse incra ultimos anos viu não?
Cara Iza Tapuia, com todo respeito e consideração que tenho por você, mas essa indicação do chapadinha não tem nada democrática e se o PT afundou seu governo foi por culpa própria, pois ele entrega cargos importantes de seu governo a pessoas que não têm competência para tal.
Eu me pergunto, por que essa senhora ainda é chamada de indígena?
Vc precisa se informar, com urgência, sobre o processo de reconhecimento étnico brasileiro. Do contrário, continuará fazendo indagações estapafúrdias. Mergulhe nos livros.
Nem precisa mergulhar Jeso, basta lavar o rosto e tirar a “remela” dos olhos.
Ah sim. Lembrei.
No brasil, por causa daquela convenção da OIT que o brasil assinou (mas os países de primeiro mundo não concordaram e nao fizeram) , para “ser” índigena, basta dizer que é e pronto. Todo mundo tem que aceitar e ninguem pode questionar né? Então é por isso que ela “é” indígena né?
Que palhaçada esse país…
Pedroso, vc tá melhorando. Tá vendo como a leitura faz bem ao conhecimento. Agora, respeite a lei, respeite as diferenças étnicas, respeite a diversidade. Seus olhos azuis e tua pele branca não te faz melhor do que ninguém neste país.
Jeso Carneiro, isso é preconceito racial. Você só olha a minha pele branca e meus olhos azuis mas tá discriminando minha etnia indígena. Sim, agora eu me “reconheço” indígena e você vai ter que engolir. “Tá na lei”. E o mais impressionante é que você parece achar a lei normal. A propósito, como indígena, quero começar a receber os benefícios.
Quanto a leitura, jura que você acha que eu não conhecia a convenção da OIT?
Pedroso, lei é lei. Tem que respeitá-la, sob pena de sofreres os rigores previstos na norma jurídica. Esse é o primado da democracia. Estado de Direito.
Achas injusta? Faz pressão sobre o Congresso, faz petição, vais as ruas, movimenta os simpatizantes e pede mudança. Enquanto isso não ocorrer modificação, a lei tem que ser respeitada. É assim que funciona. Respeite, então, o primado da diversidade étnica que vigora no país.
Tua outra opção é deixar o país, buscar um onde não exista essa norma vigente.
Preconceito racial é achares que teus olhos azuis e tua pele branca são indicativos de tua superioridade sobre indígenas como a Iza Tapuaia. Aqui no Brasil isso vale tanto quanto uma nota de 3 reais.
Jeso, para de preconceito com minha pele branca e olhos azuis . Sou indígena, minha tribo tem esses traços e vc tem que aceitar. Ta na lei. Eu me auto denomino indígena e você não pode questionar.
Ah sim. Ainda é vira lata!
Quando o argumento falha a intolerancia pondera…não dá pra discutir ideias com esse nível de entendimento. O que a minha identidade etnica tem haver com a minha profissão e posicionamento político? me digam vocês.
Simplesmente ridículo!!!! A doação do cargo de superintendente do Incra para o deputado foi mais um exemplo de como é a política brasileira feita totalmente de corrupção, independente da sigla partidária, a corrupção ñ se dá somente recebendo dinheiro. A nomeação desse cidadão é o mais tradicional exemplos de fisiologismo, aquele que sempre foi combatido pelos mesmos petistas q vem aqui louvar os valores “republicanos” do deputado, que de tão republicano negociou seu apoio em troca de cargo de 3° escalão. O pior, q a autora nem se dá ao trabalho de esconder o fato, de q o deputado atendeu um chamado da “democracia” ao aceitar esse cargo. Bom, então devemos considerar q Jader Barbalho é um grande defensor da democracia e republica, pois atendeu tbm o chamado do governo, Paulo Maluf tbm outro estandarte da democracia e república, pois tbm atendeu o chamado da preaidente! Tenho saudade dos petistas de antigamente, esses tinham ao menos uma linha ideológica, mesmo ñ concordando, para eles fazia sentido, agora é só uma retórica de ajustar o discurso aos fatos e pronto!
essa antropóloga com origem indígena pisou na bola ! mais do que aprender a ciência do branco aprendeu a malandragem do branco ! ora bolas ! esse deputado pertence ao baixo clero onde servem de moeda de troca para a Dilmanta se manter no curto final do mandato às vesperas do impeachment!!! um dos requisitos para um acadêmico é a honestidade intelectual, o que certamenbte não deve ser o forte da figura !!! como diria Michel Foucault a Aletheia é irmã gêmea da Pharesia ou seja a a verdade e a coragem são como cara e coroa de uma mesma moeda !!! simples asssim !!! o resto é sofisma barato !!!!