Votação eletrônica diminuiu em 30% os votos nulos no país, revela estudo da FGV

Publicado em por em Política

Votação eletrônica diminuiu em 30% os votos nulos, revela estudo da FGV
A votação eletrônica no país provocou até mais investimento na saúde das crianças, revela estudo da FGV. Foto: Reprodução

Estudos empíricos mostraram que a partir da introdução da votação eletrônica na eleição presidencial de 1998, diminuíram em 30% os votos nulos de analfabetos e, veja só, aumentou investimento na saúde das crianças. Informa Ancelmo Gois, de O Globo.

Segundo Marcelo Neri, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Social, o voto impresso defendido por Bolsonaro traria  de volta o chamado voto de cabresto. “Imagina os milicianos exigindo comprovante de voto aos pobres eleitores”, diz.

— LEIA ainda: Ministra de Bolsonaro, Damares Alves faz ‘bufalociata’ na ilha do Marajó

 

O chamado voto de cabresto (superposição das palavras voto com cabresto, do latim capistrum, que significa “mordaça ou freio”) foi usado principalmente pelos “coronéis” da República Velha que, graças à fragilidade do sistema eleitoral, conseguia obrigar os eleitores a optarem por determinados candidatos.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *