Do leitor Emano Loureiro, sobre o post De mal a pior:
Aproveitando o assunto discutido, que já é resultado do debate “Lameira Bittencourt-Shopping Paraíso-Cinemas-Y.Yamada”, gostaria de externar minha opinião aos amigos:
1 – O novo shopping vai contribuir para a modernização da Lameira Bittencourt, assim como a Y.Yamada e a Esplanada o fez quando de sua inauguração, quando a população de média e baixa renda pôde vislumbrar uma lugar climatizado com produtos bons e parcelados, sem muita burocracia. Isso “forçou” lojas como Boas Lojas, Fortaleza, Chapadinha etc a pelo menos fazer algo parecido;
2 – Como o Shopping Paraíso é pequeno, não dará muito estrago para a Lameira. Isso só irá acontecer se no shopping os produtos forem mais baratos do que no centro. Isso eu já vi em Manaus, aliás o centro de Manaus está às moscas… mas isso é outra história;
— ARTIGOS RELACIONADOS
3 – A vinda de CINEMAS para Santarém… isso com certeza vai acontecer daqui a 2 anos ou até 15 anos. Infelizmente, a tradição de 84 anos da minha família como exibidores cinmatográficos encerrou em 2006 com o fechamento do Cinerama, embora EU sonhe um dia em reviver isso antes da velhice, quando ganhar alguns milhões na mega-sena, pois, é isso mesmo, uma sala moderna de cinema, dentro dos padrões atuais exigidos pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), gira em torno de 800 mil (120 lugares) a 2,5 milhões de reais (400 lugares) em poltronas, carpete, sistema de som, tela, projetores etc, fora a construção e até o custo de manutenção e exibição de um filme como frete aéreo (de 30 a 50 kg por filme) , porcentagem pequena na bilheteria e a alta carga tributária, incluindo o famoso ECAD (paga-se pela música tocada nos filmes!). Acho que por isso o Johnson, da Fox, ainda não inaugurou seu propalado cinema, nem o Edilson, do BOULEVARD, que quer fazer 2 no subsolo do hotel, nem o Paulo BARRUDADA, que quer ressuscitar o Cine Tapajós e alguns outros interessados. A notícia animadora é que a Dona Suely, do PARAÍSO, me contou pessoalmente que uma empresa de SP se interessou em instalar em 2011 DUAS salas, devido o tamanho reduzido do espaço. Vamos TORCER!;
4 – O grupo Y.Yamada está jogando suas fichas atualmente nas cidades paraenses economicamente mais ricas localizadas no sul-sudeste do Pará, onde a bola da vez é MARABÁ – visite o site: https://www.patiomaraba.com.br e veja o mega-shopping que será construido lá.
Perdemos a vez para Tucuruí, Castanhal, Ananindeua e Marabá… todas elas menores que Santarém, mas com renda per capita bem maior. Esse é o motivo de estarmos literalmente no fim da fila dos investimentos da empresa…Santarém é grande, inchada, mas a renda per capita baixa. Talvez por isso que já fecharam o restaurante do 2 º piso da loja e até a choperia vai/foi pro beleléu… estão desanimados com gente. Isso quem me contou foi um sócio-fundador da Yamada, que é amigo de infância do meu pai (Raul Loureiro), quando conversei com ele aqui em Belém a respeito de um projeto cultural meu.
O projeto do Yamada Plaza de Santarém é maior que o de Castanhal. Terá 5 salas de cinema da MOVIECOM e várias lojas, mas por enquanto está SUSPENSO e sem data para começar! (SUPOSTAMENTE esbarrou nos padres que não querem vender o Colégio São Francisco para a construção do MEGA shopping pois só a área do antigo estádio é muito pouco espaço…ops…acho que falei demais rs) mas isso é apenas uma desculpa sem comprovação divina. Vamos REZAR!
Isso me deixa feliz de saber que nossa região OESTE ja aos poucos crescendo, brevemente a população de ALTAMIRA hoje a 2º maior cidade do Oeste Paraense, ganhara o primeiro shopping da cidade do grupo Y.YAMADA, lembrando que Altamira já conta com um cinema bem legal com capacidade para mais de 200 pessoas, esperamos melhores investimentos em toda região.
Muito bom o texto do Emano, mas nenhuma novidade. Quem acompanha há pelo menos cinco anos a evolução (???) do nosso município já sabe o que ele disse. Quanto ao cinema em Santarém, alguém aí se habilita a investir hum milhão pra faturar cem reais por dia???? Cinema é negócio de gente grande é um negócio de escala, como tantos na economia. Só grandes players têm cacife pra isso. É necessário pelo menos três a cinco salas pra que uma cubra o prejuízo da outra. Em Santarém o CineSESC tinha uma programação atualizada mas nem de graça o público ia. A sala estava sempre vazia. Mudaram a programação com o convênio atual. Temos a promessa de uma cinema no futuro CENTRO DE CONVENÇÕES. Que se o PT sair talvez seja construído. Pra esse partido só o sudeste do Pará interessa.
Muito bem Albertino, pra mim PT é sinonimo de decepção…. temos que mudar nossa realidade, nossa cidade possi um imenso potencial so precisa de governantes comprometidos com nosso desenvolvimento!
Teremos que nos contentar com os pirateiros pelos próximos, aproximadamente, 2 anos. Que tristeza!
Percebo muitas pesoas adjetivando do Shopping Paraíso como “pequeno”. Discordo! O espaço é ideal para o momento econômico-financeiro de nossa cidade. Frequentei o local em três diferentes ocasiões nesse último fim de semana e nas três ocasiões me senti extremamente confortável, em um ambiente muito bem climatizado e moderno.
Foi legal demais. Como bom mineiro, pude inclusive saborear um delicioso pão de queijo além de acompanhar minha esposa em algumas lojas. Eu mesmo, comprei um produto em uma loja de perfumes. Diga-se de passagem, com o mesmo preço que eu encontraria na mesma loja em outro local da cidade.
O Shopping não é pequeno. Teve espaço para circulação normal apesar da grande quantidade concentração de poessoas e de quebra ainda vai crescer bastante, uma vez que aproximadamente 25% das lojas estão em fase de acabamento para só então abrirem suas portas.
E a qualidade do atendimento, claramente diferenciado? Todos sempre atenciosos, com muita atenção, como é típico em grandes shoppings nas capitais…
Vou expressar a todos os empreendedores que investiram no Shopping Paraíso o mesmo que disse ao Dr. Valci (dono da franquia da Casa do Pão de Queijo):Muito obrigado! Afinal, agora posso sair de casa com a certeza de que existe um belíssimo e moderno local onde posso fazer compras (e diga-se de passagem comer muito bem) sem despejar uma gota de suor. A não ser aquele necessário para pagar as contas!
A chegada do cinema deve ser algo rápido, pois a receita é garantida! Estamos aguardando anciosos!!!
Muito bem Junior, são pessoas com mentalidade igual a sua que fazem nossa realidade mudar… nao quero pensar que estamos fadados a ser o “quintal” do Pará, o entorno da capital com seus investimentos e o sul/sudeste com a “riqueza” gerada pela mineração sendo o atual polo de investimentos no estado… nossos governantes pouco fazem para desenvolver a região, se pouco faziam, com o atual governo do estado, NADA foi feito! o que piorou ainda mais nossa triste realidade… então só nos resta contar com a iniciativa privada para que possamos contar com alguma estrutura que nos proporcione mais dignidade e nos faça perceber que para sermos melhores, temos que sair do interior e ir pra alguma capital desfrutar de oportunidades e todos os encaantos que a vida moderna pode nos proporcionar…. fiquei extremamentre feliz com a inauguração do primeiro shopping do oeste paraense, pelo que parabenizo a proprietaria do empreendimento pela ousadia, o espaço realmente eh muito bom e moderno, não podemos compara-lo com estruturas existentes em grandes centros, vale lembrar que o primeiro shopping de belem, começou pequeno e depois foi se expandindo. É exatamente isso que vai acontecer com o de santarem, o povo de santarem merece um lugar como esse, amo essa cidade e quero sempre acreditar que o desenvolvimento ira nos alcançar em definitivo! todas as vezes que viajo sempre encontro alguem daqui fazendo suas compras em outros shoppings…. fico feliz que agora nao preciso mais trazer nada de fora ( pois comprar no comercio de santarem eh algo desanimador) a economia local vai se aquecer, creio que todos estão apoiando a iniciativa e tao logo teremos mais lojas e cinemas, capitalismo eh isso: so se investe onde se pode ter um retorno, tao logo os empresarios perceberão que poderão investir em santarem com modernas lojas e atendimento diferenciado e não só abrir uma “baiuquinha” pra atender a população.
dias melhores nos alcançarão minha gente!
deixo aqui registrado meus parabens a todos os empresarios que acreditaram no nosso potencial e a população santarena que realmente merece ser tratada com mais dignidade.
Caro Emano Loureiro, Agradeço os esclarecimentos e diga-se de passagem, colocações muito bem feitas. Embora já sabendo que a Yamada contabiliza prejuízos em Santarém, principalmente por conta do cartão Yamada que tem o slogan de “cartão gente boa”, que de boa não tem nada, pois muitos não honram com seus compromissos e como o cartão não tem a cobertura de uma financeira, fica mais dificil a cobrança gerada na loja. Não tinha conhecimento de todos os esclarecimentos do seu comentário. Valeu!