A prefeita Maria do Carmo (Santarém) sancionou ontem (28) a lei municipal (número 19.132/2012) que dá outra denominação à rua Floriano Peixoto, no centro da cidade.
A partir de agora, ela passa a ser rua Wilson Dias da Fonseca.
No Leia Mais, abaixo, a íntegra da matéria.
O artista santareno, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano, morou a maior parte de sua vida em uma casa localizada na Floriano Peixoto com a Francisco Corrêa.
— ARTIGOS RELACIONADOS
LEI MUNICIPAL Nº. 19.132, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012
FICA DENOMINADA DE RUA WILSON DIAS DA FONSECA (MAESTRO ISOCA), A ATUAL RUA FLORIANO PEIXOTO, NESTA CIDADE DE SANTARÉM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Faço saber que a Câmara Municipal de Santarém aprovou e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º – Fica denominada de Rua Wilson Dias da Fonseca (Maestro Isoca), a atual Rua Floriano Peixoto, nesta Cidade de Santarém.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º- Revogadas as disposições em contrário.
Gabinete da Prefeita, 28 de Novembro de 2012.
MARIA DO CARMO MARTINS LIMA
Prefeita Municipal de Santarém
Publicado na Secretaria Municipal de Administração, ao vigésimo oitavo dia do mês de Novembro do ano de dois mil e doze.
KÁSSIO ALMEIDA PORTELA
Secretário Municipal de Administração
O aeroporto de Santarém já não tem o nome do maestro Wilson Fonseca? quer melhor homenagem do que essa? antes o nome do aerporto era brigadeiro Eduardo Gomes, mudou. Basta! esse pessoal precisa ter visão de história e senso de ridículo, senão a homenagem pode virar piada pela redundância.
O aeroporto de Santarém já não tem o nome do maestro Wilson Fonseca? quer maior cartão postal de prestígio ao nobre, admirado e respeitado mastro de que o seu nome no aerporto? para os mais jovens é bom lembra que o nome do aeroporto era Brigadeiro Eduargo Gomes, agora trocam o nome da rua que tinha o nome de um ex-Presidente, logo mais estarão trocando o da presidente Vargas, da Nova República, Tancredo Neves. Esse pessoal precisa ter cuidado e visão de história para não cometer gafes dessa natureza, basta uma homenagem para cada personalidade, senão fica redundância..
Morreu Oscar Niemeier. E o mundo todo comenta. E vai comentar por muito tempo.
Me lembrei agora dos comentários infelizes sobre a Rua Wilson Fonseca.
Não duvido que esses mesmos infelizes vão começar a falar assim: só se fala em Oscar Niemeier.
Isto é, se ao menos souberem quem foi o arquiteto de Brasíla.
Viva Wilson Fonseca! Viva Oscar Niemeier! Gênios que honram o Brasil!
Sinézio Lumiere.
Caro Padre: já entendi. Para você, a rua deveria ter o nome de todos os “esquecidos”, e não apenas do Maestro Isoca. Um quarteirão para cada um. Se você apóia o nome do Isoca deve deixar isto muito claro, amigo. É só isso que está em pauta agora. Não cabe confundir alhos com bugalhos. Muitos outros merecem as devidas homenagens. Que cada homenagem venha biblicamene a seu tempo e no devido lugar. Pronto.
Vamos manter a memória do Maestro viva em nossa mente.
Não é justo manchá-la com comentários maudosos.
Se os moradores subscreveram a mudança do nome, não há o que ficar discutindo.
Graças a Deus temos um Maestro para homenagear.
E quando nossa grande artesã Dica Frazão for ao encontro do Pai, a rua mudará de nome? É uma artista q faz parte da história, tal como maestro Izoca, Emir e tantos outros que nela residiram.
Padre Sidney Canto, vamos à prática: que a ALAS e o IHGTAP apresentem os estudos e os projetos de leis para valorização de nossas personalidades históricas, como o grande e imortal Maestro Wilson Fonseca. Que o Maestro Izoca sirva de exemplo nessa empreitada.
Maria Celeste de Santarém.
Cara Maria Celeste de Santarém,
O IHGTap é uma associação que não pode agir diretamente nesse sentido, exceto se for consultado pelo poder público. Creio que se a Câmara de Vereadores pedir uma consulta sobre o assunto, com certeza o IHGTap se pronunciará dando indicações e propostas sobre o tema. Contudo, até hoje nenhum vereador pediu algo nesse sentido…
RUA WILSON DIAS DA FONSECA (MAESTRO ISOCA)
Lei nº 19.132, de 28 de novembro de 2012
Confira:
https://imwfonseca.blogspot.com.br/2012/11/rua-wilson-fonseca.html
Chega a ser cômico alguns “iluminados” leitores do blog dizerem que quem critica a alteração do nome ignora a história. Tolos! Esta lei estúpida e seus elaboradores são quem o fazem, ao desconsiderar o feito de seus antepassados. Imaginem como deve ter sido a inauguração da rua, talvez motivo de festa, não sei. E quando passaram o asfalto? E quando se instalaram as moradias, o comércio, a secretaria da Diocese…? Tudo isso ocorreu na RUA FLORIANO PEIXOTO, que assim foi batizada, talvez fruto de algum debate entre alguns, mas que também se tornou fato histórico até que, de uma hora para outra, o logradouro já não atenderá mais pelo nome original. Seria irônico se o poeta e/ou o cantor tivessem composto uma obra que nominalmente citasse a Floriano Peixoto.
Para aqueles que desconhecem o processo legislativo… Uma Lei depende de um Projeto de iniciativa de um Vereador (no caso); o Projeto de Lei é examinado por diversas Comissões, onde funciona um Relator; depois o Projeto é submetido ao Plenário da Câmara Municipal. Em seguida, é apreciaduo pelo Prefeito Municipal, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. O Projeto de Lei, no caso em exame, foi instruído com prévia e substanciosa consulta popular que incluiu moradores da antiga Rua Floriano Peixoto, dentre os quais o renomado poeta Emir Bemerguy, que subscreveu o apoio expresso à mudança do nome do logradouro público para Rua Wilson Dias da Fonseca (Maestro Isoca).
Assim, a alteração do nome da Rua não aconteceu tão de repente, pois observou todos os trâmites do processo legislativo regular.
A prevalecer a ideia de alguns, o nome de nosso país ainda seria Terra de Santa Cruz ou Terra de Vera Cruz.
Viva o nosso Maestro Izoca! Viva Santarém! Viva nossa Terra Querida!
Aldo Boaventura da Silva.
Leno apoioado ! Escreveste o que meu pai gostaria de ler se vivo fosse , tocaste no ponto chave parabéns!
Já que tudo é Wilsom Fonseca, por que não, INSS WILSOM FONSECA, CARTÓRIO 3 OFICIO WILSON FONSECA, BANPARA WILSON FONSECA, KIKOS WILSON FONSECA, SABOR CASEIRO WILSON FONSECA, VIVO WILSON FONSECA E POR QUE NÃO BABINHA WILSON FONSECA
Engracia concordo com vc, como eu pude esquecer meu amigo Renato Agnelo Loureiro, era uma memória viva da verdadeira história de Santarém, seria bom que da 15 de agosto em diante a rua se chamasse rua Renato Agnelo Loureiro,
Apoiado!
obrigada pela lembrança do meu saudoso pai, infelizmente talvez isso não aconteça , nessa cidade todas as homenagens tem seu porque , seja qual for , o maestro merece homenagens , mas chega né , ao contrário do relatado no telejornal ontem , a população santarena não foi consultada a respeito e nem tampouco houve concordancia geral de todos os moradores, desculpa esfarrapada, ao meu ver deve-se respeitar a história da cidade , manter o nome Floriano Peixoto e aos novos projetos prestar as devidas homenagens.
Rua Floriano Peixoto poderia levar o nome do meu pai Renato Agnelo Loureiro , morei 27 anos na Floriano Peixoto e ainda hoje minha avó tem imóvel naquela rua , Deveriam consultar os moradores , ou então prestar a homenagem em uma outra rua . è muito desprestigiar a história dessa cidade.Decidem e pronto e acaba virando bagunça .
padre sem falar no grande medico fernando branches,osmar simoes.zeca bbc o primeiro ecologista de stm,silvio braga,paulo correa,joaquim pereira,pitagoras de almeida e silva ,dr.aluisio melo,etc…etec…!
brevemente a rua se chamara babinha !
JÁ PENSOU SE O NOBRE VERADOR REGINALDO CAMPOS RESOLVE DA NOME A RUAS DE PASTORES FALECIDOS IGUAL A SUA MAIORES OBRAS DA LEGISLATURA QUE E DA TITULOS DE CIDADÃO SANTAREM E HONRA AO MERITO !!!!!!!
OS ESQUECIDOS…
A título do que postei anteriormente, sobre a injustiça que se faz com os que são esquecidos pelo poder público…. Em primeiro lugar, quero lembrar que um dos objetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, IHGTap é justamente o de prestar assessoria ou dar aval histórico para os organismos públicos ou privados que agem diretamente ou indiretamente no que tange à nossa história.
Não seria ruim, e de fato convido meus confrades a uma discussão sobre o tema, fazer um levantamento sobre como homenagear, ou ao menos tirar do ostracismo, nomes de personalidades que marcaram a história para que injustiças possam ser corrigidas.
Qualquer leitor do “Programa da Festa” deste ano poderia se perguntar: que homenagem a “Câmara Municipal” ou a “Prefeitura” fizeram a Dom Tiago e ao Dom Floriano no ano de seus centenários de nascimento?
Vamos voltar lá no início… Qual é a rua (ou praça) da cidade que leva o nome do padre Bettendorff? E o padre Gorzoni, Jesuíta que introduziu o “Sairé” entre os “curumins e cunhantãs” tapajoaras? Graças a Deus temos a Maria Moaçara, grande princesa, homenageada, mas não temos nenhuma artéria com o nome do Tuxaua André (primeiro tapajoara nomeado diretor dos índios pelo governador Mendonça Furtado). O que dizer da moradora do bairro da Aldeia, a índia Suzana, mãe do capitão mor da Vila de Santarém: Paulo Rodrigues, que em 1784 encantou o governador do Grão Pará com suas “cuias pintadas”?
E os nossos primeiros e nobres edis? Que rua ou praça temos com o nome deles? Só para lembrar eles eram: Paulo Azevedo de Brito e André Antonio de Siqueira (Juizes Ordinários). Vereadores: Manoel Correa Picanço, Domingos Jorge Furtado e José de Souza e Silva. E o primeiro PRESIDENTE DA CAMARA, que era o padre Raimundo José Auzier (que também é o PRIMEIRO PADRE nascido em terras santarenas), porque ainda é esquecido?
E pra não dizer que só estou falando de padres, alguém aí conhece a rua ou a praça “Thomas Hennington” o PRIMEIRO pastor evangélico e, ainda por cima, o construtor do antigo TRAPICHE de Santarém?
E mais ainda: não temos nenhuma rua “Von Martius” que fez Santarém tão famosa, pelo seu presente à Igreja Matriz, que o próprio Presidente Getúlio Vargas fez questão de “parar” em Santarém com a intenção explícita de ver o “ex-voto” do grande naturalista.
E os nossos chefes cabanos? Belém homenageia Batista Campos e Eduardo Angelim, até mausoléu especial os chefes da cabanagem tem no “Entrocamento”. Mas, e os nossos? Cadê a homenagem ao Braz Antônio Correa Miranda (chefe de Ecuipiranga), Bonifácio Arruda, Ermenegildo Valente e o nosso Maparajuba?
E aos prefeitos esquecidos? Aliás, vou começar com a PREFEITA esquecida: a senhora Violeta Moreira Sirotheau, que foi a PRIMEIRA MULHER a governar Santarém e nem uma lembrança para ela… E tem mais aí… Como o Antônio Pinto Brandão, o João Nogueira da Silva, o Raimundo Lopes Brasil…
E o doutor Américo Braga? Um cientista que também nasceu na mesma casa que o Maestro Isoca e que até hoje nem sequer se fala dele nesta cidade? E o Rui Guilherme Paranatinga Barata? Poeta santareno tão admirado fora de nossa cidade e esquecido nela? E os músicos Luciano Lopes dos Santos e o Perílio Cardoso? Eles receberam elogios até do maestro Isoca…
Isso sem contar os mais recentes santarenos falecidos, como Wilde Fonseca, Sebastião Sirotheau, Rosilda Campos, Emir Bemerguy e até artistas como o “Cartolinha”, etc…
Não quero me estender muito… Senão a lista fica grande demais… E assumo que também eu possa estar sendo injusto, pois muito mais gente merece constar desta lista e infelizmente me falta tempo para maiores pesquisas… Mesmo assim, não podemos manter tais figuras no ostracismo histórico e ficarei grato se alguém honradamente acrescentar nomes que precisam e merecem serem lembrados pela posteridade de nossa querida Santarém…
Quem eu ia citar o senhor ja falou ai padre
Muito bem lembrado o nome do cartolinha caro Padre Sidney, e quero aqui ressaltar que o mesmo foi responsável pelo grande numero de árvores plantadas neste parque da cidade. Pois o mesmo tinha o sonho de ver neste local o que se vê hoje um bosque. Nada mais justo que colocar uma grande estatua de um palhaço naquela praça do parque com a denominação de praça do “CARTOLINHA”.
Engraçado… Quase tudo que o padre Sidney escreve é extraído do livro Meu Baú Mocorongo, de autoria do mestre Izoca, que ele próprio tanto critica, embora sem qualquer fiundamento sério, sob falsa erudição. No fundo, só Freud explica.
Frederico Libman
Caro Frederico…
Onde esta ESCRITO minha crítica ao “meu baú mocorongo”?
Se você DE FATO ler o que escrevi, o meu protesto não é com a homenagem que o Isoca está recebendo, e sim com o ESQUECIMENTO de outras personalidades por parte do poder público…
Agora, se você interpreta de outra forma, que Freud de fato explique,..
Alguém poderia mostrar um único ato de Floriano Peixoto, o “Marechal de Ferro”, em benefício de Santarem?
Jeso, bem que você poderia encampar essa enquete!
Miguel Furtado.
Santarém daqui a alguns anos…
-Onde vc mora???
-Na Av: Wilson Fonseca esquina com Travessa Wilson Fonseca…
-Vc pode dar uma referência??
– Em frente ao Teatro Wilson Fonseca, próximo à escola Wilson Fonseca, ao lado da biblioteca Wilson Fonseca!!
Querida Eliane, a sua gozação é uma afronta à memória do maestro Izoca. A Travessa é fruto da sua fértil imaginação. O Teatro Vitória está aí revitalizado (você sabia?). A Biblioteca Pública (onde você poderia procurar o livro “Meu Baú Mocorongo”, para conhecer mais um pouquinho sobre Santarém) chama-se Paulo Rodrigues dos Santos. E por aí vai… santa ignorância!
Milene Dias Albuquerque
Milene, a cultura Santareno imagina vc. não se resume apenas a poucos grandes artistas locais, existem existem tantos outros que merecem ser lembrados. faço um teste com vc. que tal colocar o nome do Maetro numa rua lá do santarezinho, que é um local esquecido pelo poder público?
Muito pertinente seu comentário, Eliane. O Maestro Izoca já teve, ao meu ver, extrapolado sua cota de homenagens. Ele não é e nunca será o único santareno que fez, faz ou fará história e que deva ser homenageado. Seu próprio irmão, Wilde, é digno de honrarias, D. Lino, D. Thiago, Emir Bemerguy, só para lembrar santarenos ilustres de nossa recente história, também são merecedores de honraria. Repito: falta bom senso à prefeita e à vereadora, assim como aos demais do legislativo municipal.
Possíveis transtornos e prejuízos com a mudança.
1) Empresa com endereço na rua terão que fazer alterações nos ENTES PÚBLICOS (prejuízo);
2) Empresas (pessoa jurídica) e pessoas físicas, terão que fazer alteração (dados cadastrais) de contrato social, correspondências e demais cadastros ….(transtornos);
3) Registros de imóveis em cartório, terão que ser atualizados? Caso afirmativo. Transtornos e prejuízos aos proprietários de imóveis; enfim são inúmeros problemas.
Registros de imóveis não terão que ser alterados porque deve ser considerada a legislação da época do registro. Ou seja, é desnecessária qualquer mudança no cartório.
A mudança do nome da Rua apenas se aplica aos atos, contratos, cadastros, registros etc. praticados a partir da vigência da Lei Municipal que alterou o nome da Rua. Os atos consumados não são atingidos.
Tem gente enxergando dificuldade que não existe.
Não há prejuízo para ninguém. Há indubitavelmente ganho para a cultura, a história e a música de Santarém.
Jorge Antônio Manuel Costa
Quem não tem conhecimento da cultura e da história do centenário maestro Wilson Fonseca vai se manifestando assim a esmo e irresponsavelmente.
Leiam o livro Meu Baú Mocorongo.
O nome aeroporto resulta de lei federal.
A Rua Wilson Fonseca é lei municipal.
Ainda tem mais. Além de ter nascido e morado na antiga rua Floriano Peixoto, o maestro atuou muito no Teatro Vitória, onde funcionava o cinema mudo, local de sua primeira inspiração para compor a valsa Beatrice em 1931. Pois a Rua Wilson Fonseca desponta justamente no Teatro Vitória. Nada mais significativo.
Minha terra tão querida… Santarem do meu coração… E quando a noite desceu, o poeta escreveu sua história de amor…
Salve, grande e inesquecível maestro Isoca!
Bruno Direito Maués
Aluno de música em Campinas (santareno com muito orgulho)
A entrada e saída da casa do seo Isoca é pela Francisco Correa o que presenciei inúmeras vezes.
Há muitos anos, a entrada e a saída da casa do Seu Izoca ocorre pela antiga Floriano Peixoto, em frente à casa da D. Dica Frazão.
HOMENAGEM JUSTA E INJUSTO ESQUECIMENTO…
Não é a primeira vez (e nem será a última) que uma rua muda de nome em Santarém (e não somente aqui, porque isso é prática de norte a sul deste pais).
Mas, agora me reporto a pessoas que estão esquecidas e que ainda carecem de homengens por parte do peder público: (vereadores(as) e prefeitos(as).
Neste ano o maestro Isoca esteve em evidência por conta do seu centenário. Contudo, não era somente ele que fez centenário de nascimento… Os outros foram esquecidos pelos nossos governantes…
Existem pessoas que morreram antes do maestro Isoca e ainda não receberam sequer uma “menção honrosa” por parte de nossos nobres “edis” ( e aqui pode-se elencar até mesmo ex-prefeitos já falecidos que entram no “rol dos esquecidos”)…
Penso que a homenagem ao maestro é justa. O esquecimento para com outros(as) notáveis santarenos (ou pessoas que amaram esta terra como se o fossem naturais daqui) é que é uma injustiça muito grande…
Concordo. Há muitos anônimos que escreveram a história da cidade e estão esquecidos. Sem os anônimos não existe história.
Quem sao esses esquecidos padre? porque o senhor nao cita o nome?
ficar so falando falando falando e nao vai direto ao assunto…
Caro Antonio…
Para não dizer que só fico falando, gostaria que voce postasse os nomes que voce acha que mereçam ser homenageados…
Eu já fiz isso aqui mesmo no blog e sei que falta muita gente,… agora é hora de voce ir lá e colaborar…
Não se esqueça, em sua lista, de colocar o nome daquela mulher índia que o senhor falou em suas notas diárias aqui mesmo no blog do Jeso.
Só mesmo um espírito de porco pode querer estimular uma intriga entre Emir Bemerguy e Wilson Fonseca, grandes amigos, parceiros e quase vizinhos. Isso não cola. Credo! Jéssica Matos.
No Rio de Janeiro tem varias homenagens a maestro Tom Jobim. Aeroporto, rua, escola etc. Villa Lobos é vangloriado às pencas… O maestro Waldemar Henrique, idem, em Belem (praça, teatro etc.). Toda e qualquer homenagem ao magnífico Wilson Fonseca ainda é pouco, pelo muito que fez pela cultura e história de Santarém. Alias, existe no Rio de Janeiro uma rua com o nome de Wilson Fonseca. Seria vergonha que nossa cidade não tivesse uma Rua com o nome do nosso maestro soberano (Isoca). É motivo de orgulho e honra para nós. E dever do Poder Público prestigiar quem merece. Valeu! Bernardo Alcalumbre.
Houve sim ampla consulta aos moradores da Rua, inclusive o poeta Emir Bemerguy que concordou com a homenagem ao maestro Wilson Fonseca. Tem gente falando muita coisa sem qualquer conhecimento dos fatos.
Samuel Souza
O marechal alagoano Floriano Peixoto, Presidente da República (1891-1894), nada fez por Santarém e já tem homenagens de sobra no Brasil todo. O nosso Maestro Izoca merece a homenagem do Poder Público Municipal de Santarem. Parabéns!!!
Sebastião Loureiro
DAQUI A POUCO VÃO MUDAR O NOME DA VÁRZEA CITY PARA FONSECOLANDIA !!! É MAIS UM ATAQUE DO FEBEASAN !!! FESTIVAL DE BESTEIRA QUE ASSOLA SANTARÉM !!!! AH! DEVERIAM TROCAR O NOME DA PRAÇA TIRADENTES PRÁ PRAÇA TATI BI TATIBÉRIO !!!!
Celivaldo,
Exagerada e a tua colocacao. E evidente que depois do aeroporto e da rua seria bestice fazer algo msis desse tipo. Mas em apenas duas fortes homenagens apareces com essa sim BESTICE.
Lamentavel!
Embora não tenhas coragem para te identificar, o que considero uma bestice da tua parte, não foram apenas duas as homenagens merecidamente feitas ao ilustre Maestro Isoca, procure se informar. E não tenho como não atentar que sua observação é muito interessante. Sem lógica alguma. Sem respeito com a verdade. Mas…vá lá, tem seu encanto. O encanto reservado aos puros de alma e vazios de inteligência.
Maestro Izoca de quem fui vizinho, já tem seu nome mui justamente emplacado no aeroporto desta cidade, inclusive com monumento. Izoca em vida parecia não ser guloso por placas e logradouros.
Sinceramente? Esse Rua Floriano Peixoto deveria passar ser Emir Bemergui, poeta, parceiro e amigo do maestro e morador genuíno da rua.
Para quem não conhece, a entrada principal da casa onde residiu o maestro é pela Francisco Corrêa.
Chico Corrêa
Para essas honrarias legislativo e executivo são rápidos e eficientes.
Noooossa…daqui a pouco o hospital municipal trocará de nome para Wilson Fonseca…o museu João Fona tb será Wilson Fonseca…A praça da matriz se chamará Wilson Fonseca…
Isso já é mtaaa homenagem, não está certo…a vereadora consultou os moradores da rua????consultou algum munícipe????
Existem mtas personalidades em Santarém que tb merecem homenagem, que contribuíram para Santarém até com a mesma grandeza q o maestro…..isso já é mtaaa demagogia!!!!!!!!
E a praça da canoa não vai virar praça do palhaço mesmo? Pra homenagear o grande palhaço e poeta Otacílio Sobral, o Cartolinha. Jeso tu conheceste o Cartola acredito eu, peço que comece uma campanha em memória do cartola. Dá essa força.
Essa prática ta virando rotina, não concordo com a troca do nome da rua, mas sim com a homenagem em uma nova rua.
Vereadora assim parece até que Floriano Peixoto não significou nada para Santarém.
Daqui a alguns anos corremos o ricos de trocar de Wilsom Fonseca para outro também importante, como; Emir Bemergui, Nenêm BBC que também morraram na mesma rua.
Vereadora vamos trabalhar, mostre o que fez na área médica, ajude a população a não sofre para ser atendido nos postos de saúde, ai sim vc vai tar contribuindo para Santarém.
A situação não comporta qualquer “vacatio legis”. Agora é dar cumprimento e execução da Lei.
A frente da casa do maetro isoca e na Franciscoo Corrêa, Clarivaldo. E concordo com o Leno, a atuação da vereadora marcela foi fraca em 2012!
Concordo com o celivaldo. Nãoa guento mais hoemnagens p isoca, isoca, isoca. Chega ! Sanatrém tem tantos outros filhos ilustres que nem são mencionados!
Não demora a vereadora marcela pede que Santarém mude de nome e seja Wilson Fonseca.
Em que pese o merecimento e sua importância para a história da cultura santarena, penso que está na hora de colocar um ponto final em homenagens que levem o nome do ilustre Maestro Isoca. Sua simplicidade em vida não combina com estas atitudes, tipicamente oportunistas e de quem gosta de aparecer com o sucesso dos outros. Vou torcer para não aparecer alguém com a ideia de mudar o nome da cidade, para Wilson Fonseca, o que convenhamos seria demais!
É sei disso Jeso……. mas a vereadora é oposição ao governo? rsrsrsrsrsr
O maestro Izoca nasceu na antiga rua Floriano Peixoto e morou nessa rua desde criança.
Célia Amorim.
Vejo como desnecessária a mudança do nome da Rua Floriano Peixoto para homenagear o maestro. Com tantas ruas novas surgindo, que poderiam levar seu nome, e já tendo sido honrado com o nome da escola de música, do aeroporto, de escola municipal, tal atitude me parece fugir aos limites do bom senso e da razoabilidade. Competentíssima a Marcela Tolentino para aprovar moção de aplausos e agora isto. Vereadora, seu trabalho é muito mais que isso, e tenho visto muito pouco de sua parte, apesar da reeleição.
O maestro Izoca nasceu na antiga Rua Floriano Peixoto e morou por muitos anos nessa rua. Parabéns a Santarém.
Jeso já que colocaram o nome dele na rua deveriam trocar o nome dele no aeroporto. Muita gente já falecida e que fez por santarém como minha mãe Rosilda Campos, ainda não teve uma homenagem.
Tenho dúvida…! Maestro Isoca, morava na Rua Floriano Peixoto ou na Travessa Francisco Correa?
A vigência da lei poderia obedecer prazo razoável (“vacatio legis”) para dar tempo às mudanças necessárias, como placas de endereço etc, além de acostumar o povo com a repentina alteração, pelo menos.
Meu bondoso Jeso. A autoria desta Lei foi da Vereadora Marcela Tolentino Matos – PDT, através do PL 025/2012. Portanto faz jus mencionar a iniciativa.
abs.
A Rua Floriano Peixoto faz parte da historia de Santarém,,,,,,,,,, quantos anos mais que WILSON FONSECA,,,,,,,,,,, foram infelizes os legisladores e prefeita em mudar o nome da rua.
Não sou contra homegear o maestro, porém, outra rua em outro bairro. Já fizeram isso com a Benjamin Constant para Siverio Sirotheau,,,,,,, vamos mudar isso,,,,,,,,, os vereadores,,,,,rsrsrsr só aprovam o que determina a prefeita? Que vergolha.
Joaquim, a iniciativa da matéria é da vereadora Marcela Tolentino. À prefeita, coube a sanção da lei.
Consultaram pelo menos os moradores da rua? Está sendo igual ao nosso horário!