Um pesquisa da “República – Opinião dos Brasileiros” mostra que 58,4% dos brasileiros não conhecem totalmente a letra do hino nacional. Desses, 11,1% não sabem nenhum trecho.
Entre os entrevistados, apenas 21,7% disseram saber a letra na sua integralidade, 19,9% informaram conhecer quase toda e 47,3% responderam que sabem alguns trechos.
Entre os brasileiros com curso superior completo, nenhum afirmou não conhecer o hino, e 45,1% conseguem cantar todo o hino, contra 26,5% e 27,4%, respectivamente, dos que sabem a letra praticamente inteira e dos que sabem alguns trechos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O índice mais alto dos que não sabem nenhum trecho do hino, 39, 2%, está entre os analfabetos, com primário incompleto e os que cursaram até a terceira série fundamental.
Na análise da faixa etária, a pesquisa revela que os mais jovens são os que mais têm conhecimento da letra.
Dos que tem entre 18 anos e 24 anos, 29,7% sabem a letra na íntegra contra 11,3% dos com idade entre 65 anos e 70 anos. Em contrapartida, o índice mais alto entre os que não sabem o Hino (20,3%) na faixa etária de 60 a 64 anos.
A pesquisa ouviu 1.272 pessoas.
Caro JESO,
este prof. tem também sua parcela de culpa pois, ao invés de criticar deveria é ensinar seus alunos, para isso ele é pago,
é sua tambem mané, como pai ,filho e como estudante.
Prof, diante da saraivada de músicas estrangeiras que rodam nas rádios, tem gente que não sabe quem é o autor e muito menos quem canta, mas está na boca do povo e o pessoal sabe direitinho. Quanto ao “rebuscado”, “incompreensível” e “pernosticista” Hino Nacional, seria uma ótima idéia por em prática, o civismo, o orgulho a nação, e colocar pelo menos uma vez, diariamente, nas rádios, escolas, aberturas de eventos sociais, etc. Quem sabe o “povo” se acostuma com a letra…e aprenda o significado e o sentido, não é Prof??
Na minha época de colégio, éramos obrigado a cantar o Hino Nacional todos os dias, antes de começar as aulas. Confesso que não gostava nem um pouco, mais que serviu para que aprendesse a letra, isso serviu, e todas as vezes que participo de alguma solenidade, ou assisto jogos que se faz necessário o nosso Hino, tenho o prazer e orgulho de canta-lo.
A letra do hino nacional brasileiro é rebuscada e possui trechos incompreensíveis. A primeira frase é um primor de pernosticismo. Quem não sabe, não está perdendo nada!