
Quem mais “estiola” a imagem da UFOPA (Universidade Federal do Pará): o pró-reitor Marcos Ximenes, ligado do PSDB, ou o vice-reitor Clodoaldo dos Santos, com digitais do PT?
Leia também:
UFOPA: vice-reitor contra-ataca pró-reitor.
UFOPA: pró-reitor acusa vice de conspiração.
E tu, Jeso, não és aluno da UFOPA daquela especialização em Jornalismo Científico? O que tu pensas disso como acadêmico?
Guy Fawkes, acho que a Ufopa ganharia muito mais se todas as suas instâncias fossem mais ouvidas, mais respeitadas – como o Consun, por exemplo – pela cúpula que a dirige em caráter pró tempore. Até para que essa gestão ganhasse mais legitimidade junto à comunidade acadêmica como um todo.
É lamentável ver q a maioria das pessoas só conseguem exergar as siglas PMDB e PT nessa história. Não percebem o óbvio, quem realmente se importa com esta universidade. Pq será que os anseios da comunidade acadêmica não incomodam o restante dos membros da reitoria? Será pelo fato de que estes nem sequer dão as caras na universidade? Ou pq só estão interessados em se promover pessoalmente? Pq será q somente o prof. Clodoaldo se preocupou em levar nossas reclamações ao ministro da educação? Vou dizer-lhes pq: o prof. Clodoaldo conhece a realidade desta universidade e, assim como a maioria do povo de nossa região, tem o sonho de mudar esta realidade. E vcs que criticam sem raciocinar realmente merecem os políticos e a universidade que possuem. Vão criar vergonha na kra e façam o mesmo pela nossa universidade. Defendam os interesses de nosso povo mesmo q pra isso sejam criticados e até perseguidos. Meus sinceros agradecimentos ao prof. Clodoaldo pela coragem e determinação! Vc e um exemplo pra nós e motivo de orgulho. Tamo junto!
O que se espera é que essa podridão saia logo, é uma situação tão ruim ver uma universidade voltar no tempo, com esse troço de ciclos. isso naõ é inovação.
Puro jogo de vaidades. Cada um pensando somente em si e no seu grupo. Um querendo manter privilégios e o outro querendo apenas a oportunidade de poder se apoderar desses privilégios, para fazer a mesma coisa que o outro hoje faz.
Que coisa feia. Dois Doutores nessa “fofoca de comadres”. Poderiam providenciar uma sala de aula para Letras 2009.1 que estuda em um Depósito. Quem sabe, providenciarem uma verba para a reposição de duas lampadas fluorescentes da biblioteca, que quebraram em maio de 2011. Tem coisa realmente importante para serem feitas nessa Universidade.
Putz! Quem ouve o Aldo falar, parece que a Universidade vai as mil maravilhas. Boa sorte pra vcs!
O pro-reitor Marcos usou do poder para fazer um desabafo lastimável no próprio site da universidade… Náo é qualquer um que pode fazer uma mer… dessa! É um forte candidato a voltar com malas e cuias para Belém. Ninguém aguenta esse elefante branco aqui… Quanto ao vice, todos sabemos que ele quer se promover fazendo articulação política, mobilizando os comandantes regionais e nacionais do partido em prol dos seus interesses.Querem fazer na UFOPA as mesmas caga…. que estao fazendo no INCRA. Por que ele não se dirigiu a comunidade acadêmica para discutir o assunto? Saiba vicezinho que a UNIVERSIDADE é AUTONOMA, não aceitamos que seu partido fique metendo o bedelho aqui como tem feito o PSDB na figura dos deputados Nilson Pinto e seu testa de ferro Aldo Queiroz. Seus dias, junto com o do reitor, estão contados. Vamos derrubá-los com o exercício da democracia. Aguardem!!! Vocês não merecem os cargos que ocupam!!!…
Fora Raul….
Este PT mesmo sempre metendo os pés pelas mãos, se cria uma universidade porque não entrega aos petistas? não é o melhor mas é o mais lógico! Se entregou para os tucanos, espera o que? ter vez, ter voz , ser “estiolado”?
Caro Jeso,
Penso que desta vez a culpa é realmente do PT, pois foi no governo petista que foi criada a UFOPA e foram exatamente os petistas que designaram os tucanos Seixas Lourenço, Aldo Queiroz, Marcos Ximenes para dirigir a instituição. Como pode, uma universidade vermelha, comandada por tucanos e alguns petistas pelo meio? O resultado só poderia ser esse: confronto entre as partes e prejuízo para os acadêmicos.
Acredito que o problema vai além da esfera partidaria. PT, PSDB ou PQP, tanto faz,tem pessoas ruins em todo lugar, principalmente em partidos. O problema é que não há poder fiscal superior. Será que é tão dificil constatar algo que já foi explicitado aqui no blog várias vezes. São inumeras irregularidades.
Quem estiolou a imagem da UFOPA foi o Sr. Marcos Ximenes Ponte. Na ânsia de manter a hegemonia do seu grupo (formado pelo Seixas, por ele e pelo Aldo), lançou na página principal da UFOPA uma série de ilações e inverdades. Um conhecido meu que ia fazer concurso para docente desistiu, ao deparar com a nota truculenta deste sr., que já tendo sido reitor da UFPA e secretário de estado deveria ter mais bom senso. Lastimável!
Caro Johnny, ainda bem que seu conhecido desistiu de fazer o concurso, pois se para ele bastou ler a carta para tomar essa decisão, imagina se ao chegar em Santarém visse a situação de nossas ruas, o rio Tapajós entrando na cidade, a saúde abandonada, etc. Tendo em vista que vc trabalha na UFOPA e que seus comentários neste blog ocorrem em diversos horários, inclusive durante o trabalho, não estaria vc contribuindo para os problemas da UFOPA deixando seus afazeres de lado para preocupar-se em rebater todos os comentários aqui apresentados? Agora fica fácil entender se ocorre perseguição a funcionários ou se alguns deles estão mais preocupados em fazer oposição a reitoria do que de fato assumir seu compromisso com a UFOPA. Lembre-se que somos nós cidadãos que pagamos também o seu salário…
Somnte comento nanhora do almoco e de noite. pode conferir!
E tem mais, Defensor, eu nao sou trouxa de comentar na hora do expediente pra ser rastreado pelos seus amigos da reitoria…
Não se trata de dois lados, lembre-se que a guerra fria já acabou. Quero apenas que a UFOPA continue crescendo com mais cursos de graduação, mestrados e doutorados, e estrutura física, claro. Para isso é fundamental que TODOS os funcionários, incluindo vc e seu grupo de oposição radical, assim como a reitoria e seus descontentes, façam seu trabalho, colocando a instituição à frente de brigas políticas e partidárias por espaço e votos na UFOPA. Para vc isso é parece uma utopia. O povo de Santarém e Oeste do Pará precisa da UFOPA.
Não deveria ser Defensor desinformado?
Ou defensor gratificado…
A UFOPA com certeza é um grande avanço conquistado pela nossa região. Nós precisamos agora consolidá-la na perspectiva do nosso desenvolvimento, sem lero lero. A construção dessa universidade enraizada e comprometida com o desenvolvimento da nossa região não tem identidade nem com Seixas Lourenço e nem com Marcos Ximenes. Aliás é importante lembrar que esses senhores são contra a criação do Estado do Tapajós, logo a permanencia deles a frente da NOSSA UNIVERSIDADE viola substancialmente esse nosso projeto e anseio popular. A construção de uma universidade comprometida com a nossa região somente será possível se for presidida com pessoas comprometidas com nossos anseios. Nós temos que superar essa fase que a região é vista de fora para dentro sem capacidade técnica para conduzir o seu próprio destino, dai a idéia de mandar gente fora para administrar os nossos anseios, como se não fossemos capazes de fazer com as noissas próprias mãos. Seixas Lourenço e Marcos Ximenes são representantes dessa concepção que não valoriza a capacidade local, e pior, estão a serviço dos interesses externos a nossa região. Precisamos superar essa situação, quem sabe Clodoaldo seja a nossa chance de fazer isso.
Foi-se o tempo que a partidarização não era tão forte nas Universidades Públicas. O aparelhamento do estado avança celeremente. Até onde só Deus é quem sabe.
Brigas, intrigas, desavenças…enfim agora UFOPA já está tendo cara mesmo de uma Universidade!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabens aos Santarenos.
Infelizmente estão partidarizando a Universidade. E onde não existe partidarização muita gente clama por vê-la. Toda a direção da UFOPA somente está onde está e faz o que faz nessa universidade porque foram colocados pelo governo petista da presidente Dilma. Não houvesse anuência com o que tem sido feito na instituição o governo petista já os teria tirado da direção da instituição.
Sendo do PT ou do PSDB, fato é que contam com o aval da do Ministério da Educação, em cuja direção se encontra um petista, logo se autarquia está sob supervisão desse ministério não há como não concluir que essa briga entre eles é briga interna que pouco interessa ao planalto, pois fosse de outro modo já teria havido intervenção, já que todos foram colocados pela administração do governo federal e não por eleição.
Aldão discordo de vc, pq o professor Clodoaldo como concursado deve ter interesse em contribuir com a construção da universidade ja que ele é do quadro efetivo, porem o prof Ximenes como não compoem o quadro efetivo e apesar de ter havido varios concursos para faze-lo não o fez, acredito eu pq ele esta aq somente como passagem e por isso não tenha feito esforços de verdadeiramente ajudar a fortalecer a universidade e seu ensino, vivemos em um total abandono. Penso que o fato de o prof clodoaldo ter realizado um bom trabalho como vice reitor isso incomodou a turma ligada ao prof Ximenes, ou seja aos TUCANOS q estão gastando horrores com diarias em hoteis e nao obras infinitas q estão acontecendo na ufopa.
Enfim
É nisso que dá, se criar Universidades “a torto e a direito” como foi feito no último governo. Belo exemplo esses senhores estão dando para os alunos.
Mas Clodoaldo dos Santos está certo. Há sim um desconforto por parte de nós acadêmicos por conta desta gestão ser pouco democrática. Seixas e Aldo Queiroz do PSDB assim como Marcos Ximenes acabam denegrindo muito significativamente e de forma profunda a imagem da UFOPA
Jeso tem como identificar as digitais do Prof Marcos Ximenes, por que acho que é necessário dizer tbm quais as digitais do Ximenes, senão parece q existe descriminação exibindo as digitais somente do professor clodoaldo, ja que é para falar de digitais é importante ser imparcial e apresentar as digitais dos dois
grata
Jéssica, releia o texto e veja que as digitais do professor Marcos Ximenes ali se encontram externadas. PSDB.
desculpe talvez nao tenha lido direito
Cientificamente, ambos são lixos! Nada tem a contribuir para a Amazônia (assim como grande parte – senão todos – que estão administrando a UFOPA). Para onde se virar, tem sempre um pior.
Mas, considerando o tempo que o Ximenes já faz treta no Pará, ele sem dúvida é pior.
Currículo do Ximenes: https://lattes.cnpq.br/0120823127408114
Currículo do Clodô (daí a pouco vão dizer também que ele é …): https://lattes.cnpq.br/0836319079043960
Aldão, te lança candidato a reitor e explicita o teu currículo. Jogar pedra e esconder a mão é facinho, facinho.
Jeso, antes pudesse pra se candidatar pra Reitor…quem deras…
Não sabes que na UFOPA tudo é na peixada? não tem eleição.
Jeso, boa dica pro próximo milênio… O problema é que não tem eleiçao! Outra: mãos escondidas é o que mais tem na administração da ufopa (e melhor, elas estão cheias de dim-dim – é hotel, diária, gratificação …)
É diária para estar em Brasília sendo residente lá…
É claro que tudo que fazemos na vida é política, mas penso que a política partidária leva ao extremo dentro das universidades atrapalham o interesse da educação pública.