Do leitor que se assina Andrey, pelo contato do blog:
Oi, Jeso,
Gostaria de pedir um espaço para tratar de um tema não muito comum aqui neste blog: esporte e juventude. Aproveitando a fase em que prefeito eleito ainda “desenha” sua gestão, quero reivindicar, como jovem e cidadão, maior incentivo ao esporte e mais precisamente ao vôlei.
O segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais vitorioso mundialmente para o país vem sendo deixado de lado em Santarém. Pontos do projeto “Esporte e Lazer” (Prefeitura de Santarém), onde se vinha praticando vôlei, foram desativados, como uma turma que utilizava a quadra do Parque da Cidade.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A mesma quadra deixa de ser utilizada por uma outra turma do projeto no parque por falta de – acreditem! – barras de ferro para atar a rede.
Já frequentei diversos locais à procura de vôlei, mas o que tenho visto é a descontinuidade das atividades, o que desanima os colegas amantes do esporte.
Na praia da orla, final do ano passado, diminuíram o tempo em que podíamos jogar e “economizaram” na rede. Mesmo quando havia dezenas de colegas querendo jogar, o professor montava apenas uma rede e mantinha a outra guardada.
Resultado: insatisfeitos, nós mesmos atamos outra rede na praça São Sebastião, e ninguém mais procurou o ponto montado pela prefeitura. Sem falar que nem limparam a praia, que estava cheia de cacos de vidro e pedras. Todos os dias cortávamos nossos pés e pernas.
Proponho ao novo prefeito, que prometeu fortalecer as ações para a juventude, que destine mais espaços – e de qualidade – para a prática do vôlei, especialmente quadras e ginásios. Há vários espaços do tipo na cidade com diversos horários ociosos.
Alugue, faça parcerias, etc. Há um imenso público jovem ansioso por isso. Não se trata de um gasto, mas de um investimento no bem-estar e lazer da juventude. E que, senhor prefeito, sejam mantidas as atividades o ano inteiro, sem interrupções.
Queremos diversidade nas práticas esportivas e a valorização do vôlei na cidade conforme a importância que ele tem no país. Abaixo à ditadura do futebol!
Legal Andrey, já joguei muito e adoro o vôlei, inclusive gostaria de saber onde e quando sua turma joga pra que eu possa participar. Realmente o vôlei no Brasil ainda não recebe o respeito merecido, temos a melhor seleção do mundo que joga com garra e joga bonito, muito diferente do nosso futebol atual. Proponho aos atletas buscar parceriais para arrecadar fundos e alugar estes centros esportivos, existem diversas empresas que tem parte de seu faturamento destinado a projetos sociais e não sabem onde aplicar. Em relação aos equipamentos para a prática esportiva, tais como o mastro da rede, nós atletas devemos fazer aquela velha “vaquinha” para adquirir, assim teremos maior cuidado com os mesmos, eu me proponho a ajudar da melhor forma possível. Abraço e sucesso aos praticantes do vôlei.
Concordo plenamente e gostaria de saber onde tem volei de qualidade em Santarém.