Lojas e similares de Santarém estarão fechadas hoje (30), a partir das 14h
A decisão, aprovada pelos entidades patronais – Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarem), CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) e Sindilojas (Sindicato do Comércio Lojista) e Caceop (Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará) – com objetivo de liberar os comerciários possam participar de uma manifestação programada em favor do “sim 77” no plebiscito em favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás.
A carreata está prevista para às 14h30, com concentração na rodovia Fernando Guilhon, próximo ao supermercado Gauchinho, na grande área do Santarenzinho.
Ela vai ter o seguinte itinerário: Fernando Guilhon, viaduto, Travessa João XXIII, avenida Bartolomeu de Gusmão, Jasmim, Frei Vicente. Travessa Tropical, José Agostinho, Rui Barbosa, Cuiabá, Tapajós e Praça São Sebastião.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Belenense pede voto no “sim”.
os estados unidos não se separaram em 1776 e são a maior potência mundial !!!! a alemanha se uniu e voltou a ser a maior potência européia !!! a união soviética se separaou e se fudeu !!!! e aí esquartejadores querem argumentos mais fortes que estes para justificar o NÂO!!!!! ????? bora me dê um exemplo de separação que deu certo !!! um zinho só !!!!!
AINDA FECHA, OS ARIGOS SÓ QUEREM EXPLORAR O DINHEIROS DO OESTE DO PARÁ, AS LOJAS FICARAM TODAS ABERTAS NÃO LIBERARAM NINGUEM
alguem sabe explicar por que a TV TAPAJÓS É CONTRA O MOVIMENTO PELA CRIAÇÃO DO TAPAJÓS???? Quem viu a reportagem de um reporter gago que fez a cobriu a chegada do JN no AR não tem nenhuma dúvida a respeito da posição da Vania sobre o assunto. O STC omitiu imagens da grande manifestação popular no Aeroporto de Santarém. POR QUE????
A última pesquisa de opinião que da dá 50% para o não e 30% foi encomendada pela TV Tapajós, Está explicado porque os números foram manipulados.
A TV Tapajós está manipulando contra o Estado do Tapajós.
Por isso precisamos mostrar nossa força nas urnas.
Voto 77 e 77
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
77 SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Texto escrito pelo garoto Alexandre Wanghon e que virou febre nas redes sociais. Encontrei esse texto no perfil do apresentador Ronei Oliveira e achei simplesmente fantastico. Cada virgula é emocionante, vale a pena ser conferido ate o final:
Cansei de hipocrisia, cansei de baixaria. Arrepio-me toda vez que lembro do momento histórico que estamos vivendo. Para muitos, a atual situação de divisão do Estado do Pará é algo recente, mas há 18 anos, convivo com essa realidade.
Esse ano, tenho vivido no olho do furacão. Durante esse tempo em que a questão da divisão tem estado presente no nosso dia-a-dia e eu morando em Belém, estive rodeado por 99% de pessoas contra a separaçao. Diferente de muitos que falam da divisão, nao vou crucificá-los. Todos se deixam, ingenuamente, levar pelo pensamento ufanista de querer proteger o que é “seu”.
O detalhe disso tudo é que NENHUM dos contra a divisão, que conheci, ouviu falar no nosso Sairé, NENHUM sabia que nós também temos um Cirio que reúne centenas milhares de pessoas e a GRANDE MAIORIA não sabia o que era Alter do Chão, desculpa, mas será mesmo que fazemos parte do Pará?
Fui a uma palestra proposta pelo professor de Geografia do colégio, sob o anúncio de um debate sobre a divisão do Pará. Chegando lá, deparei-me com os pensamentos nojentos do deputado Zenaldo Coutinho, com os argumentos imbecis de sempre, afirmando com todas as forças que “a população de bem não quer a divisão, que é puro interesse dos políticos”, mas o que mais me assustou foi a forma de instigar os estudantes de maneira agressiva, como virou uma forma característica dessa campanha. A nossa liberdade de expressão e opinião estiveram, por muitas vezes, feridas ao longo desses meses. Recusei-me a ouvir tanta idiotice. Retirei-me da sala inconformado com o ato de covardia do deputado e fui tomar satisfação com o professor responsável pelo “debate”, que também se comportou de maneira vergonhosa, radiante por ter conseguido seu objetivo. Na semana seguinte, dois professores de Geografia entregaram apostilas como conteúdo para as Avaliações e os pensamentos contra a divisão estavam contidos, com palavras baixas, obrigando os alunos a aceitarem tais ideologias, pois seriam cobrados formalmente.
Vou aqui falar pelo Tapajós, estou longe da realidade de Carajás… Senhores, observem o que a população de Santarém está fazendo neste exato momento no aeroporto da cidade recepcionando a produção do Jornal Nacional, vejam jovens, crianças e idosos chorando, clamando pela divisão. Cada cidadão com seu carro próprio, pagando com seu próprio dinheiro a gasolina do carro, quem não tem carro, está na equina de suas casas, com bandeiras, sem receber um centavo para isso. COMO PODE SER UM INTERESSE POLITICO?
Nós temos uma vida totalmente desligada de Belém, temos culturas diferentes, temos anseios diferentes. Um doente em Santarém vai em busca de hospital em MANAUS e muitas vezes em CUIABÁ, COMO QUEREM DIZER QUE FAZEMOS PARTE DO PARÁ?
Usar os gastos como motivo para a não divisão? Por favor… O Brasil tá gastando trilhões com a copa, a nossa presida ta mandando bilhões pra ajudar na crise da EUROPA. E outra, isso não pode ser visto como gasto e sim como investimento.
Imagine a sua casa… Você sabe o cômodo que tem goteira e precisa de um balde, a maçaneta que precisa ser usada com cuidado pra nao soltar, a torneira que não pode ser aberta a todo vapor senão a pia transborda… Agora entregue essa casa na mão do seu vizinho… RESPONDA-ME COM TODA SINCERIDADE, É A MESMA COISA?
NÃO TEMOS INTERESSE FINANCEIRO SOBRE VOCÊS, NAO QUEREMOS LEVAR VOSSOS MINERIOS NEM O CAMARÃO DOS VOSSOS TACACÁS. Só queremos poder cuidar de nossos hospitais, ruas, escolas sem ter que mendigar esmola de Belém.
Não é culpa do governo Ana Júlia, não é culpa do governo Jatene. É humanamente impossível administrar um Estado nas proporcões do Pará. Se quiser ajudar Santarém na medida necessária, falta recurso para Belém e vice-versa.
Não sei o resultado do dia 11 de dezembro, mas independente dele, o Tapajós sai vitorioso. Estamos mostrando que cansamos de ser submissos.
Oh, paraense, vamos deixar esse orgulho bobo de lado, chega desse egoísmo exagerado. Só estamos pedindo pra oficializar uma realidade.
Solta as nossas amarras, deixa a gente crescer. Sério, o futuro da nossa região tá na mão de vocês.
Abre a gaiola pro Tapajos voar! Aperta no 77!
Alexandre Wanghon
Cara, se eu não soubesse qual foi sua criação, diria que voce copiou esse texto de algum livro. Demais cara. Fui as lágrimas. Parabens “PROF. ALEXANDRE”
vamos confiantes a vitoria. 77 sim!
Nota 1.000 a associação comercial e outras entidades comerciária do Baixo Amazonas.
Vamos deixar de ser colônia para emancipar o estado do Tapajós.
Sim ao desenvolvimento.
77 é desenvolvimento