Cargill: inquérito vai apurar suposta fraude

Publicado em por em Infraestrutura

Foi ao delegado Marcos Lemos, da Delegacia de Ordem Administrativa da Divisão de Investigações de Operações Especiais, em Belém, que o MP (Ministério Público) do Pará e o MPF (Ministério Público Federal) pediram abertura de inquérito policial para apurar possível fraude no Eia-Rima apresentado pela Cargill sobre o porto graneleiro da empresa em Santarém.

Leia também:
ONGs a serviço do agronegócio dos EUA.
Cargill: audiência pública não esclarece o projeto.
A ferida aberta da Cargill.

O inquérito policial vai apurar as responsabilidades da Cargill, da CPEA – Consultoria Paulista de Estudos Ambientais, que realizou os estudos, e agentes públicos integrantes da Sema (Secretaria de Meio Ambiente).

Os 2 MPs afirmam que no Eia-Rima “há fortes indícios da prática do crime de falsidade ideológica”.

A requisição de abertura de inquérito policial foi feita pela promotora Janaína Sousa e o procurador da República Marcel Brugnera Mesquita.

Com informações do MP/Pará


Publicado por:

2 Responses to Cargill: inquérito vai apurar suposta fraude

  • Uma sociedade crítica é fundamental para a melhoria de vida de seus integrantes. Mas é muito importante termos noção do estamos criticando. De fato estamos sob o maior reservatório de água doce do planeta, mesmo assim o abastecimento de água em Santarém é caótico, mas essa é uma demanda social local, onde o dever de fiscalizar e cobrar melhorias é do MPE e da sociedade civil organizada (o que pode incluir ONG’s). Não tem o menor nexo atribuir tal responsabilidade ao MPF ou as ONG’s ambientalistas estrangeiras.

  • Queria ver, por exemplo, o mesmo empenho de ong`s e MP`s brigando contra o Estado em razão da falta d`água que sacrifica os santarenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *