Folha de S. Paulo
O papa Francisco oficializa hoje a nomeação do décimo cardeal brasileiro, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta [foto], 63.
Além dele, outros 18 cardeais receberão o título, no chamado Consistório, apontado com a mais importante cerimônia realizada no Vaticano desde que Francisco se tornou papa, há um ano, para substituir Bento 16.
O evento tem também um contexto político pois sinaliza quem começa a ter prestígio e poder na era de Francisco. Esses são os primeiros cardeais nomeados por ele.
Conhecidos como “príncipes da Igreja”, os cardeais são os principais auxiliares do papa na condução da fé católica pelo mundo e formam o Conclave, colégio eleitoral que o elege. O recém-nomeado Dom Orani Tempesta ganhou prestígio junto a Francisco ao comandar a organização da Jornada Mundial da Juventude em julho, no Rio.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Com a “promoção” de dom Orani, o Brasil passa a ter dez cardeais, sendo que cinco deles, com menos de 80 anos, podem votar num eventual Conclave. No total, são 122 cardeais com direito a voto.
Leia mais em Papa oficializa hoje d. Orani como cardeal.
Leia também:
FEP vence batalha de Monte Castelo, na Itália.
Deixe um comentário