No dia 24 de novembro, o Brasil dará início à sua busca pelo hexacampeonato. Lá se vão 20 anos desde a última vez em que o país foi campeão mundial. Após uma longa espera, muitos torcedores estão confiantes no sucesso da equipe no Catar. Os mais otimistas, aliás, já estão usando o betano código promocional para cravar a vitória da seleção.
As últimas quatro participações do Brasil na Copa do Mundo foram frustrantes. Em três oportunidades, a equipe foi eliminada nas quartas de final. Quando conseguiu ir além, em 2014, a seleção sofreu a pior derrota de sua história e foi goleada pela Alemanha na semifinal: 7 a 1 para os europeus, que ainda conquistariam o título ao bater a Argentina na final.
O trabalho longevo de Tite, que está no comando da seleção desde 2016, é um dos trunfos da equipe. Afinal, ele conhece muito bem as suas peças e, no Catar, irá disputar a sua segunda Copa do Mundo – essa experiência pode deixá-lo mais tranquilo para desempenhar o seu trabalho.
Outro ponto importante são os sinais que Neymar, principal jogador brasileiro, vem dando desde o início da temporada europeia. O craque do Paris Saint-Germain parece estar focado para a disputa do Mundial, com menos polêmicas fora de campo e um comportamento mais maduro dentro dele.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Somado a esses dois fatores há um terceiro, não menos importante: o bom futebol que a nova geração vem apresentando. Nos últimos anos, o Brasil viveu uma verdadeira crise técnica, com jogadores muito inferiores ao que a seleção estava habituada. Isso, porém, parece estar mudando, uma vez que os novos valores do país já estão se destacando em seus clubes europeus.
Esse sucesso internacional deixa-os mais preparados e confiantes para grandes desafios com a camisa da seleção. E eles certamento poderão ajudar muito os jogadores mais rodados da equipe, como o próprio Neymar, Thiago Silva, Alisson e Casemiro.
De todo modo, a corrida rumo ao hexa não será nada fácil, e as casas de apostas colocam diversas seleções entre as favoritas. De acordo com elas, o Brasil terá entre os seus principais adversários as seguintes seleções: França, Argentina, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Portugal.
As duas primeiras, aliás, são fortes candidatas ao título. Os franceses são os atuais campeões mundiais, enquanto os argentinos venceram a última Copa América e, também, a Finalíssima, ao baterem a Itália sem maiores dificuldades.
Portanto, Tite e seus comandados terão uma missão bastante difícil pela frente. Mas é inegável que essa parece ser a melhor oportunidade do Brasil desde 2010, quando o time, embora não tivesse grandes talentos individuais, vinha conquistando bons resultados com Dunga. Ainda é cedo para saber se a seleção ficará com o título, mas se o trabalho for bem feito, a equipe poderá ir longe.
Deixe um comentário