Leitos no Hospital 9 de Abril, em Juruti. Inaugurado em 2012. Foto: divulgação
Estão bem avançadas as negociações entre Governo do Pará e a Alcoa para estadualizar o Hospital 9 de Abril, que a mineradora construiu, aparelhou e administra na cidade de Juruti.
O hospital foi inaugurado em outubro de 2012.
Atende casos de pequena e média complexidade.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Tem 23 leitos, 3 salas cirúrgicas, 1 sala de parto, 3 consultórios e uma sala de estabilização.
Simão Jatene quer transformá-lo numa espécie de hospital regional, para atendimento dos municípios no entorno de Juruti.
Leia também:
Deputado trama exoneração do diretor do HRBA.
Os nativos continuam se contentando com espelhinhos, como nos primeiros contatos com os exploradores portugueses.
Agora são os canadenses, que levam embora as riquezas da região e ainda tem quem se alegre com esse negócio envolvendo um hospital.
O que representa o valor do hospital comparado com a montanha de minérios que a ALCOA leva daqui sem pagar impostos? Essa empresa, como as demais que estão acabando com os minérios da região, deveria oferecer aos nativos muito mais do que um hospital.
E quando os minérios acabarem sabe-se o que sobrará para os nativos.
Certamente que o Jatene ainda pagará uma boa grana à ALCOA. Além disso, os valores envolvidos nessas compras são sempre muito suspeitos.
Problema é quadro de médicos, quem serão? Hoje, com raras exceções sao os mesmos que estão em Santarém, principalmente serviço especializado. Basta fazer pesquisa nos municípios do entorno, se verá que diversos medicos do Regional estao trabalhando em diversos municípios.
Grande ideia!Amenizara e muito o hospital municipal de Santarem.
Isso mesmo, Oculista. A pressão de demanda sobre o HMS e o HRBA diminuirá bastante. Com a entrada em funcionamento do hospital regional de Itaituba, a situação tenderá melhorar ainda mais.
Em Hospital Regional, o governador Simão Robison de Oliveira Jatene; É NOTA 10. Que, faça a estadualização do Hospital da ALCOA; para o bem geral daquela população tão carente. Parabéns ao Governador e ao seu vice. Amém !!!