Nesta quinta-feira (24), às 11 h, a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Pará entregará Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo, Módulo Povos e Comunidades Tradicionais, para a comunidade quilombola São Tomé do Taussu, no município de Portel, arquipélago do Marajó.
O CAR vai beneficiar 47 famílias da Associação Remanescente de Quilombos da Comunidade São Tomé do Taussu (Arquicost) e fortalece a agricultura familiar, voltada ao extrativismo do açaí, à mandiocultura, fruticultura e criação de suínos e aves.
O quilombo São Tomé do Taussu fica às margens do rio Acuti-Pereira, em uma área de 2.568 hectares. A coleta de dados realizada pelo escritório local da Emater em Portel levou quase 5 anos para ser finalizada, com o apoio do Núcleo de Geotecnologias da empresa.
Acesso ao Pronaf
— ARTIGOS RELACIONADOS
O cadastro permite o acesso às políticas públicas, principalmente crédito rural por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
A Emater, presidida por Joniel Abreu, já está trabalhando nos projetos de Manejo de Açaizal Nativo, por meio do Pronaf Floresta, uma linha de crédito rural. O benefício à comunidade chegou por meio do programa Regulariza Pará, iniciativa do governo estadual.
Bagre
Famílias do quilombo Cristã do Balieiro, em Bagre, também na ilha do Marajó, serão igualmente beneficiadas hoje com a entrega de CAR coletivo.
A cerimônia contará com a presença do governador Helder Barbalho e do presidente da Emater, Joniel Abreu. Começará às 14h.
Em cerca de 3 mil hectares, 45 famílias da Associação de Quilombolas da Comunidade Cristã de Balieiro (AQCCB) vivem da agricultura familiar por meio da cadeia produtiva da mandiocultura, da pimenta-do-reino e da fruticultura.
Com informações da Agência Pará de Notícias
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário