Governo do Pará anuncia construção da avenida Liberdade de entrada e saída de Belém

Publicado em por em Belém, Pará

Governo do Pará anuncia construção da avenida Liberdade de entrada e saída de Belém
Maquete de um dos trechos da avenida Liberdade: 13,3 quilômetros de extensão e 28,10 metros de largura. Foto: APN

Inicia nesta sexta-feira (7) a construção da mais importante obra viária da Região Metropolitana de Belém: a avenida Liberdade, que será paralela à BR-316 e ligará a Alça Viária em Marituba à avenida Perimetral na Terra Firme, em Belém. Ela facilitará o fluxo de veículos na entrada e saída da capital do Pará. A iniciativa é do Governo do Pará, gestão do governador Helder Barbalho (MDB).

A construção da avenida Liberdade vai reduzir em 30% os acidentes na BR, engarrafamentos e, principalmente, a emissão de dióxido de carbono para reduzir a poluição atmosférica.

O Governo do Pará realizou estudos de impacto ambiental, inúmeras reuniões com as comunidades e planejamento minucioso até a definição do projeto.

Meio ambiente: Pará trata o carbono como nova commodity, afirma Helder em seminário na cidade de SP.

Com extensão de 13,30 km e 28,10 metros de largura, a avenida contará com vídeo-monitoramento de tráfego, 68 hectares de supressão vegetal e 30 unidades de passagem de fauna. E para facilitar a fluidez do trânsito, a via será expressa com barreiras laterais para evitar o acesso de pedestres.

Próximo à UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) serão instaladas barreiras acústicas e serão erguidos dois elevados. No trecho próximo à Embrapa, serão construídas passagens em desnível com aduelas para garantir a pastagem na fazenda experimental do órgão.

Energia solar

Dentro dos padrões internacionais de obras viárias com sustentabilidade, a avenida Liberdade vai contar com pavimento ecológico na ciclovia, passagem subterrânea para animais a cada 500 metros, e a iluminação será por energia solar.

A avenida Liberdade vai garantir que o trajeto completo seja percorrido em apenas 12 minutos, com o trânsito de mais de 100 mil veículos por dia. É mais uma obra grandiosa do Governo do Pará para melhorar a mobilidade urbana da região metropolitana e preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, no ano que vem.

Com informações e fotos da Agência Pará de Notícias

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Uma comentário para

  • ENQUANTO A INTERPRAIAS LIGANDO ALTER PINDOBAL CAJUTUBA PORTO NOVO ARAMANAI SO DEVE SAIR DAQUI A 20 ANOS QUANDO O HELDER FILHO FOR GOVERNADOR ATE LA SO BURACOS E LAMA VIM HOJE DE PINDOBAL A ESTRADA NO TRECHO DO LIMITE DE SANTAREM SO PASSA CARRO TRACADO E OLHE LA JA DE PINDOBAL PRA BELTERRA TA OTIMA UM DETALHE SANTAREM TEM 50 PATROL BELTERRA SO TEM UMA VERGONHA PREFEITO NELIO PARABENS PREFEITO ULISES A ELEICAO TA BEM AI O POVO TEM QUE DA O TROCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *