aliança esquerda - PCdoB e PSOL

A decisão de Lucineide Pinheiro 〈PT〉 de não participar da eleição para Prefeitura de Santarém neste ano, conforme o Blog do Jeso noticiou ontem em primeira mão, provocou também estragos no PSOL e PCdoB.

É que os dois partidos sonhavam com a possibilidade da professora da Ufopa deixar o ninho petista, migrar para uma das duas siglas, onde seria lançada candidata a prefeita sem prévias, consolidando uma aliança inédita entre comunistas e socialistas no município.

Leia também – Ação contra vereador entra em fase de sentença na Justiça Federal.

Com esse novo cenário, PSOL e PCdoB começam a buscar um novo nome com perfil de esquerda autentica.

Vamos continuar as conversas com o PSOL em busca de outro nome que represente este grupo, dentro de nossa estratégia de tentar eleger pelo menos dois vereadores“, escreveu o presidente do PCdoB em Santarém, jornalista Jota Ninos, na rede social ontem à noite, 10.

“E marcar presença com um candidato ou candidata a prefeitura que tenha um perfil de esquerda autêntica“.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

11 Comentários em: Desistência de candidatura a prefeita de Santarém de Lucineide atinge PCdoB e PSOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • antonio disse:

    Tudo partidos sem expressão eleitoral em Santarém para 2016 , PSOL , PCdoB , PT , Pros do Barrudada, PMDB, seus lideres não representam nada politicamente em Santarém , com a conscientização dos eleitores em função das faculdades existentes na cidade estes partidos precisão entender que o povo não se deixa mais levar, por oba, oba, de pseudos lideres que estão vencidos no tempo, não acompanham a evolução e conscientização dos eleitores, tem que estudar e deixar de achar que conseguem enganar todo mundo todo tempo.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Só sobra o PSDB, né Antonio….. Que bobinho….

      1. PSDB que hoje posa como os santinhos contra o PT. Sendo que toda essa política nefasta que o PT vem aplicando nacionalmente, o PSDB deu forte pontapé inicial, ali nos anos 1990.

  • K. Marx disse:

    Pô, pessoal do PCdoB ao qual sou filiado em cidade vizinha à Santarém e gente do Psol, caraca! Vocês não tem um plano “B” não? Me ajuda aí!! Aqui não lançaremos candidatura própria pra Prefeito, mas, estamos buscando melhores alternativas pra coligar em uma sequência alfabética, A, B, C,…Menos alianças com “tucanóides e demoniólogos”, kkk!!…

  • ☆Lucas Pinto disse:

    Plagiando Milto Peloso. “Esquerda autêntica” que porra e essa???

  • ☆Lucas Pinto disse:

    So para esclarecer. DIREITA E ESQIERDA

     

    Pergunta da leitora – Flávia Cristina,

    São Paulo, SP

    São ideologias originadas nas assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa. A Assembleia Nacional Constituinte foi montada para criar a nova Constituição, mas as camadas mais ricas não gostaram da exaltação das mais pobres, e resolveram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores e o direito ao conservadorismo e às classes altas. Segundo o filósofo político Noberto Bobbio, os dois lados hoje lutam por reformas, mas a esquerda busca a justiça social e a direita, a liberdade individual.

    Fonte Livro Direita e Esquerda – Razões e Significados de uma Distinção Política, de Noberto

    A esquerda hj no Brasil estaria mais para o DEM do que para os comunistas e socialistas e aloprados que ai estao…

    1. Nobbio era reformista. Então, ele vai classificar assim.

  • Vejo que tem que se atentar ao se referir como “Comunistas” ao grupo do PC do B, seja nacional ou a nível em Santarém.

    O PC do B há muito deixou de lutar pelos objetivos do Comunismo, e as ações que o partido faz de longe são de interesse comunista. Claro, existem os militantes que acreditam que no PC do B possam lutar pelo Comunismo, mas, infelizmente, os rumos que o partido tomou, atende diretamente os interesses capitalistas e do pessoal de direita.

    Portanto, dizer que o PC do B é comunista, é uma grave ofensa aos ideais do comunismo e também do socialismo.

  • Mílton Peloso disse:

    “…Esquerda Autêntica…”, tenho gasto alguns neurônios para depreender o sentido desta locução adjetiva.

    1. mAURO disse:

      Milton, “…Esqueda autentica” : Indivíduos diferente de você.

  • Guy Fawkes disse:

    Menos mal que aqui em Santarém o PCdoB não seja mera linha auxiliar do PT. Que continue assim!