Alepa sediará reunião internacional da União Interparlamentar (UIP) nesta sexta

Publicado em por em Belém, Pará, Política

Alepa sediará reunião internacional da União Interparlamentar (UIP) nesta sexta
Deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa, participará do evento da UIP. Foto: Alepa

A Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) será a casa do parlamento internacional nesta sexta (14), quando sediará a reunião parlamentar da União Interparlamentar (UIP), no auditório João Batista, em Belém, a partir das 9h. O encontro integra a programação da COP30, e é coorganizado pela UIP e pelo Parlamento do Brasil (Senado e Câmara dos Deputados).

O evento reunirá membros de parlamentos de todo o mundo, configurando-se como o principal espaço de articulação parlamentar durante a COP30. A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), com autoridades nacionais e internacionais, e a sessão de encerramento será conduzida pelo relator da declaração final, senador Humberto Costa.

A União Interparlamentar (UIP), conhecida internacionalmente como Inter-Parliamentary Union (IPU), é a organização mundial dos parlamentos nacionais, criada em 1889 e sediada em Genebra, Suíça. Reúne atualmente mais de 180 parlamentos membros e constitui o principal foro global de diplomacia parlamentar.

Diálogo e democracia

A UIP atua em estreita cooperação com as Nações Unidas (ONU), possuindo o status de observadora permanente na Assembleia Geral da ONU desde 2002. Sua missão é promover a democracia representativa, o diálogo entre os parlamentos e a cooperação internacional, além de defender os direitos humanos dos parlamentares e fortalecer a dimensão legislativa da governança global.

A reunião contará com mais de 200 delegados, entre parlamentares, acadêmicos e assessores registrados, o que confirma o elevado interesse da comunidade legislativa internacional no tema climático.

O Brasil terá a maior delegação da reunião, com mais de 50 parlamentares — entre senadores e deputados federais — inscritos oficialmente, além de servidores das duas Casas Legislativas que compõem a equipe de apoio. As delegações estrangeiras são compostas por parlamentares de todos os continentes, com especial destaque para representantes da América Latina, Europa e África, totalizando mais de 40 países participantes.

Objetivos e temas principais

A reunião parlamentar busca reforçar a liderança legislativa global na implementação dos compromissos climáticos e consolidar a dimensão parlamentar do Acordo de Paris. Os debates serão organizados em quatro sessões temáticas, conforme o programa provisório da UIP:

  • Fortalecimento da liderança parlamentar na implementação das NDCs: Alinhamento de legislações nacionais às metas de redução de emissões e financiamento climático;
  • Resiliência e adaptação às mudanças climáticas: Estratégias legislativas para integrar adaptação em políticas públicas e planos nacionais;
  • Ação parlamentar sobre gases não-CO₂, com foco em metano: Papel dos parlamentos na regulação e mitigação de emissões de metano nos setores de energia, agricultura e resíduos;
  • Ação climática equitativa e centrada na saúde e no gênero: Enfoques legislativos que integrem igualdade de gênero, saúde e justiça climática.

O encerramento incluirá a adoção do Documento de Resultados (Outcome Document), que será submetido à UIP como referência para as próximas reuniões parlamentares sobre o clima.

Com informações e fotos da Alepa

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *