Arqueólogos iniciam trabalho de prospecção na Serra do Saubal, em Santarém

Publicado em por em Política, Santarém

Arqueólogos iniciam trabalho de prospecção na serra do Saubal, em Santarém
Vista de Santarém a partir do Saubal. O trabalho de arqueólogos iniciou nesta 5ª. Foto: inside Consultoria

Nesta quinta-feira (5), arqueólogos da Inside Consultoria iniciaram ações na área de construção do Mirante do Saubal, localizado na Nova República, em Santarém (PA). A empresa foi a vencedora do pregão eletrônico lançado em setembro de 2022 pela Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O trabalho tem a anuência do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dentro do processo de licenciamento ambiental e consiste, dentre outras atividades na prospecção arqueológica, que visa a elaboração do Relatório de Avaliação do Impacto do Patrimônio Arqueológico (RAIPA) e do projeto de Avaliação do Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA) da obra Mirante da Serra do Saubal. O Iphan é vinculado ao Ministério do Turismo.

Em junho de 2022, o prefeito Nélio Aguiar usou as redes sociais para anunciar o empreendimento turístico que contará com investimento da ordem de R$ 2,4 milhões, fruto da parceria estabelecida com o Governo do Pará, por meio de emenda parlamentar do deputado federal reeleito Júnior Ferrari (PSD).

Sítios arqueológicos

O espaço turístico irá contemplar a melhoria do acesso à serra, do mesmo modo a urbanização mediante a construção de playground, bicicletário, estacionamento, arborização e a instalação de letreiro estão previstos no projeto.

“Iremos à procura de novos sítios arqueológicos na área do empreendimento. Com a descoberta de novos sítios, informamos à prefeitura e ao Iphan para que evite danos ao patrimônio. Só assim, após o salvamento arqueológico, é liberada a área do empreendimento”, explica o diretor da Inside Consultoria, Wagner Veiga.

A Inside desenvolve ainda ações como a de educação patrimonial junto à comunidade que habita a Serra do Saubal. As atividades educativas ocorrem desde dezembro de 2022 e prosseguem neste mês. “Esse contato prévio com a comunidade e depois é essencial para o bom resultado do trabalho arqueológico a ser desenvolvido”, explica Veiga.

Com informações da Inside Consultoria

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *