Filiado ao PCdoB, o jornalista Jota Ninos comenta a nota Militante revela as entranhas do PSOL e a repercussão dela:
Apesar de não concordar com a política do PSOL e nem com a do PSTU, e ter sempre criticado a postura dos dois partidos, acho que esse episódio é muito rasteiro e não contribui com a dialética do debate político.
A esquerda brasileira já tem problemas demais por conta do pragmatismo que tomou conta de partidos históricos como o PT e até o meu PCdoB, mas o achincalhe de alcova é repugnante.
Esta moça realmente parece estar sendo usada para uma briga entre grupos partidários que se alfinetam ideologicamente por defenderem posturas sectárias diferentes das dos partidos socialistas que deixaram a vertente utópica, mas isso nada tem a ver com qualquer tentativa de crescimentos da política dos setores menos conservadores da sociedade. Pelo contrário é nitroglicerina pura a serviço das forças conservadoras! É grosseiro e infame e tem mais a ver com os métodos espúrios da direita e de seus eternos dossiês.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Me solidarizo principalmente com o colega Márcio Pinto, por conhecer sua hombridade, apesar de não concordar com as posturas de seu partido. Assim como me solidarizo com a indignação de outros militantes do PSOL como meu amigo Everaldo Portela.
O PSOL, sempre tenho dito, surgiu do histrionismo da ex-senadora Heloísa Helena, mas tenta se firmar como uma agremiação de esquerda pura e convive bem ou mal com suas tendências, repetindo o mesmo embate que tinha quando estava dentro do PT. Creio que seu crescimento poderá um dia até convergir, em alguns aspectos, ao pragmatismo que virou moda na esquerda brasileira.
É duro viver com esse pragmatismo, mas o sistema ainda não permite que se discuta alternativas de poder sem se utilizar dessa dinâmica. O problema do pragmatismo político e se afastar dos princípios ideológicos, e disso PT, PC do B, PSB, e PDT não estão imunes (o PPS não conta porque de socialista só sobrou o nome, já que hoje é apenas um partido-satélite do PSDB, que já deixou de ser social-democrata e assumiu a bandeira do liberalismo econômico). Tentam sobreviver e às vezes se encharcam do lodo que o sistema produz.
Se essa moça está fazendo o jogo do PSTU, que tenta se implantar em Santarém através de um porraloca como esse professor Gilson Costa, escolheu o caminho errado. Amanhã ninguém lembrará dela. Mas o estrago que ela pode causar, municiando setores da direita com esse tipo de fanfarronice, é inevitável. Entretanto, quem tem biografia não pode ser atingido pela hipocrisia, mesmo que travestida de “moça faceira”.
E que venham os PSTUs, PCOs e PCBs da vida, partidos que não buscam o poder, apenas querem continuar vivendo num passado distante de utopias disfarçadas de revolução, mas utilizando métodos de uma direita oportunista para agredir seu adversários mais próximos.
Um dia, querida Elineuza, você olhará para trás e não verá nada, a não ser o excremento putrefato que te fizeram expelir…
Logo tu Jota Ninos que um dia disse que militou no velho PT que tinha no nascedouro várias tendências de esquerda como convergência socialista, causa operária, trabalho entre outras, mais também tinha articulaçãoi que tu vazias parte, essa sim de direita com todo reformismo que sempre vocês defenderam, que desde o inicio do PT vocês sempre defenderam aliança com a direita, e sempre tiveram essa prática de atacar as organizações de esquerda dizendo que era os grupos revolucionários que estavam a serviço da direita e vocês sim faziam acordos espúrios para manter nos sindicatos e depois no parlamento até chegar o executivo. Eu tenho certeza que tu foste para o partido certo PCdoB, partido que desde de sua fundação é feito e ocupado por oportunista, aproveitadores a serviço da burguesia, como a principal liderança de vocês que sonhou ser ministro do TCU com apoio dos latifundiários como Aldo Rebelo, agora atacar as organizações de esquerda é coisa para reacionário mesmo como sempre foste, tenha coragem e diga eu tenho medo de que esse póvop assuma um dia o poder porque vão expropriar as terras dos meus irmãos do DEM, PSDB e PT, para com isso vá atacr quem faz mal a Santarém quem nem Lira para quem tu foste serviçal e os Martins que não estás lá porque não foste convidado para o banquete talvez no PCdoB seja convidado para festa. Essa Nelson Vinencci dos débil mentais que escreve no blog do Jeso é o maior deles, vai ler a história do trotskismo para saber o que fala, não repete o que tu houve sem conhecimento de causa, vai ler como surgiu o PSTU eterno puxa-saco dos Martins e assim pelo menos vai poder falat contra seu conservador de última categoria, lava escova os dentes antes de falar das organizações revolucionárias, te garanto nenhuma delas ia te aceitar para ser militante de célula, porque DNA é de extrema direita, camuflado de esquerda, tape porque no PT pode tudo, inclusive pessoas da tua espécia.
Caro Jota Ninos, li a Carta da colega que se desfiliou do PSol. Quero falar sinceramente: pareceu-me um tanto esquizóide (e sei que estarei me colocando no papel de Geni ao assim designar este tipo de postura), por dois motivos: um, pelos conceitos que ela utiliza, um tanto descolados da realidade e do processo histórico contemporâneo, demasiadamente absorvido pela iconoclastia capitalista, que alterou profundamente os sentidos da vivência histórica e da própria ação histórica, o que nos exige um esforço para penetrar no mundo que nunca foi meramente material e repleto de mediações simbólicas novas; outro, pelos fortes traços emotivos. Três coisas que um revolucionário clássico jamais faria: trair seus companheiros, mesmo tendo rompido com eles; publicizar suas dores; confundir seus sentimentos conjugais com os sentidos dos processos coletivos (políticos, econômicos, sociais etc.): tanta ira e exposição pública parecem revelar aspectos subconscientes clássicos (posso estar errado e, provavelmente, estou, mas esta é uma tentativa de compreender este fato).
Esta militante deu problemas ao PSol e, com certeza, dará problemas ao PSTU, pois o ideal de perfeição política que ela busca só existe na terra do Peter Pan, na Terra do Nunca. Ou seja, do meu ponto de vista, este é um caso que, possivelmente, pode ser explicado, para lembrar um ex-reitor da UFPa, mais por Freud do que por Marx.
Concordo com você Válber e fico triste com os comentários dos chamados “esquerdistas” que ocupam este espaço. A maioria como sempre tentando atacar o interlocutor. Cheguei a responder a um deles, mas não pretendo mais perder tempo com isso, pois seria dar ibope a quem não merece.
Respeito suas análises, inclusive a que você e fez recentemente aqui neste blog (https://goo.gl/Rav6O) sobre as esquerdas, muito embora não concorde com ela 100%. Mas o processo dialético tem que se dar com a força de argumentos e não com ataques hostis.
Ainda me considero uma pessoa de esquerda, muito embora grande parte dos porralocas que se escondem no anonimato por aqui, discordem… Adoro vê-los espumando de raiva contra mim, como se eu fosse o inimigo a vencer… (rsrsrs).
Espero que possamos debater em outros fóruns mais qualificados do que este, pois aqui, apesar da seriedade do meu amigo Jeso, muita gente que é liberada pelo anonimato não merece resposta.
Um abraço.
A extrema esquerda vota junto com a ultra direita, unidos pelo radicalismo para sempre…
Na política santarena, quem é J. Ninos mesmo?
“Aliança com a direita se faz no modus operandi de qualquer agremiação…”. Talvez a sua agremiação saiba bem disto, caro Ninos, pois já se aliou no passado com Sarney, Jáder, Mão Santa, Jereissati e por aí vai. Assim como hoje se alia com ruralistas e madeireiros, sem nenhum constrangimento. Antes, a briga intestinal PSOLXPSTU do que as fezes que emanam de seu partido.
Jota, pelo amor dos meus filhinhos, mano, desiste de tentar decifrar qual é o dessas siglas ratuinas, sem nenhum vento ou banzeiro no rumo de alguma coisa que possamos identificar como um movimento político de objetivos claros.
São tão perdidos e fracos, que apareceu aí essa gatinha com seu charme, e deu um baile, nesses socialistas de beira de boteco. Jota essa moça é melhor que toda essa cambada junta, ela conseguiu de maneira simples avacalhar a avacalhação.
Se for candidata, peço voto para ela, gostei dessa lesa, de ela ter revelado um grande mistério para nós pobres mortais, a nomenclatura da facções furrecas do Psol.
Jota. de direita era considerado os conservadores que não queriam as mudanças, as reformas, já de esquerda os que queriam as reformas e as mudanças, de centro ou moderado, o esperto que transitava entre a esquerda e a direita, mas agora mano velho, embolou tudo que ninguém sabe mais quem é direta, esquerda ou de centro.
Um amigo diz uma coisa muito interessante: “misturou tudo, a gente vai em uma festa, madame está vestida de periguete, perua vestida de madame e periguete de perua, está tudo misturado que ninguém sabe quem é quem nesse mundo cão”, assim está a política nacional.
Valeu Jota, 77 Neles!
Dizia um professor que os excessos de adjetivos em um texto o tornam pouco vigoroso. Percebo, no entanto, que também para a argumentação o adjetivo que muito rotula e (des) qualifica pouco acrescenta ao texto. Eis o exemplo acima. Já li textos bem interessantes, com análises consistentes do autor.
Solano, tu nunca gostou do que escrevo, então não era dessa vez… rs! Não sou nenhum exímio comentarista político e nem escritor, as vezes acerto aqui, ali, alguma coisa, então se acostume logo, nunca serei um grande escritor e nem um jornalista genial, entendeu? Dei minha opinião, agora se esperavas algo mais sério, paciência, levar a sério essa turma de socialistas furrecas é perda de temo, tá mano.
Um abraço, Nelson Vinencci
Calma, Nelson, afinal somos o “animal racional que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica”. Rs. Você é modesto, já escreveu textos bons e divertidos que muito me surpreenderam, mas a este conferiu muitos adjetivos negativos.
Jeso, tenho uma sugestão de frase do dia:
“Dei minha opinião, agora se esperavas algo mais sério, paciência”
(Nelson Vinencci falando de política)
Esse Nelson …é um ótimo analista de tocador de boteco ….
prova de que, nesse caso, o psol e pstu estao dando munição pra direita é que até o PC do B tirou a sua casquinha. Logo o PC do B – partido estalinista-ruralista aliado de Kátia Abreu, Tremonte e outros “bravos lutadores” brasileiros.
Cuidados, meus primos (Psol e Pstu). Antes dar as mãos e selar unidade entre a esquerda socialista do que dar espaço para os inimigos do povo canterem de galo.
Quem avisa amigo é..
2
“É grosseiro e infame e tem mais a ver com os métodos espúrios da direita e de seus eternos dossiês”.
Dossiês coisa de direita? Devias ter um pouco mais de honestidade intelectual. O que vemos desde a redemocratização do país e justamente o contrário, as esquerdas lideradas por quem está hoje no poder e seus satélites montarem verdadeiras fábricas de dossiês fajutos para achincalhar e desmoralizar seus adversários e também aliados e correligionários como no caso da senadora Serys Slhessarenko vitima dos dossiês da companheirada.
Não precisa ser telepata para perceber que a bela jovem serviu de instrumento para os desafetos do PSOL
O triste disso é que “porra-loucas” se apropria da legenda utópica e em nome dessa utopia cometem barbaridades, consequentemente, perdem a credibilidade.
É o tipo da esquerda que a direita gosta.
Marcio (ou sei lá como você se chama), é essa postura raivosa de setores da esquerda que contribui com a direita.
Se você sabe ler direito e interpretar, deve ter visto que até fiz uma auto-crítica do meu partido, quando disse : “O problema do pragmatismo político é se afastar dos princípios ideológicos, e disso PT, PC do B, PSB, e PDT não estão imunes (…) Tentam sobreviver e às vezes se encharcam do lodo que o sistema produz”.
Ninguém da esquerda pode se dizer “puro”. Aliança com a direita se faz no modus operandi de qualquer agremiação, mesmo, e até, com posturas sectárias como a sua…
Sou vacinado contra isso e essa sua pecha não pega em mim. Mas você tem todo direito de me achincalhar. Quem não sabe debater, só pode usar o ataque vil ao seu interlocutor. Se isso satisfaz sua raiva, continue assumindo esta postura de “paladino da esquerda’.
PCdoB é um escritório avançado do PT, e laranja das articulações conservadoras. só dar uma espiada na direção majoritária da UNE e do Aldo Queiroz, comunista ruralista de primeira
Com a palavra o nada contraditório PCdB!
“por defenderem posturas sectárias diferentes das dos partidos socialistas que deixaram a vertente utópica”
Deixar a vertende utopica significa o que para você?
Aliança com os setores mais atrasados da burguesia nacional?
Aceitar Tremonte nos quadros do partido?
Com um lider como Aldo voces tem muita moral para falar dos outros.
A realidade é que vocês (PCdB) estão a disposição da Direita.