O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou ontem (8) que o desmatamento da Amazônia caiu em 49% entre agosto de 2009 e junho de 2010.
Os dados são do Deter, sistema de controle do desmatamento do Inpe.
Conforme os dados consolidados do último relatório, a Amazônia perdeu 1.808,55 km² de floresta entre 2009 e 2010.
No mesmo período, de 2008 a 2009, a derrubada da vegetação foi de 3.356,7 km². De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, nos últimos 12 meses tem ocorrido uma notável diminuição na depredação ambiental da floresta.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A cobertura de nuvens mapeada pelo Deter para o mês de junho deste ano foi de 28%, para toda a Amazônia Legal.
O estado que mais teve área desmatada, em junho de 2010, foi o Pará, com 160,6 km² destruídos.
“Os dados sinalizam uma tendência de queda de desmatamento. Estamos trabalhando cada vez mais nas pequenas propriedades”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.
Sobre o desmatamento no Pará, a própria ela reconheceu que a situação é preocupante. “Nós temos um ajustamento de conduta e, embora tenha redução, ainda tem desmatamento expressivo.”
Fonte: portal Terra
https://blogs.d24am.com/amigosdamazonia/2010/08/11/aumenta-o-desmatamento-na-amazonia/
Em junho de 2010, o SAD detectou 172 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 15% em relação a junho de 2009 quando o desmatamento somou 150 quilômetros quadrados. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2009 a junho de 2010 totalizou 1.333 quilômetros quadrados….