A SMT (Secretaria Municipal de Transporte) de Santarém resolveu colocar a mão na massa no caótico na área comercial da cidade no que diz respeito a estacionamento de veículos.
Irá ordenar a ocupação das 417 vagas, que agora serão disponibilizadas de acordo com a categoria do veículo, com prioridade para táxis e mototáxis
O titular da SMT, Sandro Lopes, dará entrevista coletiva à imprensa daqui a pouco, quando dará mais explicações sobre as medidas a serem adotadas.
O blog adianta algumas delas:
— ARTIGOS RELACIONADOS
* Espaços reservados para cargas e descargas serão delimitados;
* Serão disponibilizadas vagas exclusivas par portadores de deficiência física;
* Áreas em frente a bancos e instituições públicas serão resguardadas.
A SMT irá disponibilizar o telefone 158 para denúncias e reclamações das pessoas sobre o problema de vagas para estacionamento nesta área.
Aos que não cumprirem as novas regras, serão aplicadas as penalidades previstas no CTB (Código Brasileiro de Trânsito).
Muito boa esta iniciativa da SMT.
Parabéns ao Sandro, pelo bom trabalho apresentado!
Mas só incitando um pouco mais e aproveitando o intuito de Ordenar as coisas…
Vamos ordernar o uso RACIONAL DAS CALÇADAS pelos comerciantes!!!!
È ridículo ter que desviar de tanto bagulho esposto em calçadas. Nossas ruas comerciais (ainda não inundadas pelo inverno) são estreitas, nosso trânsito está se organizando, nossa gente ainda deixa muito a desejar no critério bons modos, e precisamos de calçadas para pedestres e não para parecer um Cenário Indiano cheio de tendas (maiores de 1,70 levam sempre uma cacetada de graça naquele toldos mal armados), e caixas, e tabuleiros.
A ACES, podia orientar aos Comerciantes que esta também é uma forma de tratar bem e atrair bons clientes.
Eu não entro em loja que não tenha ar condicionado, imagine se vou parar em calçada naquele ‘bafo’ de 40 Graus levando trombada dos demais pedestrees para comprar algo…
Afff!!!!
Acho louvável e inteligente, esta atitude do Sec. de Transportes, e espero que de fato isso funcione…tenho certeza, que no inicio muitos vão reclmar, mais se for uma ação consistente e com planejamento, todos vão sair ganhando.
Observo que o transito tem melhorado no centro, em algumas situações como por exemplo época do natal, dia das mães, no qual o comércio fica lotado, já se ve a presença de ag. de transito, cones e etc para melhorar e ordenar aquele local.
Seria bom também, fazer um folder explicativo para os donos de lojas, alguns deles põem pedaços de madeira, cones e etc, para guardar sua vagas, o que é irregular, e caso eles continuassem agindo dessa forma deveriam ser punidos.
Jeso, todo comentário é importante , e precisamos da colaboração da mídia e dos motoristas e pedestres que circulam no centro comercial. Esse projeto foi pensado desde o inicio de 2009,fizemos vários levantamentos,e procuramos conhecer outros lugares onde foi implantado.Estamos acreditando que dará certo, e com certeza será o inicio de uma mudança cultural dos motoristas e lojistas do centro comercial . Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Obrigado pela colaboração , esse espaço é muito importante para atingir uma parcela siginificativa da população .
Esqueceram de mencionar ” vagas oficiais” para mototaxistas clandestinos. O centro da cidade precisa de ordem , organização , na Trav dos Mártires em frente ao laboratório é vísivel que fiscalização não existe , um amontoado de clandestinos escorados na parede da padaria e suas motos empatando o trânsito estacionadas além da faixa , agora experimenta deixar teu carro alí?
Enquanto a população alimentar esse vício , não tem jeito.O mesmo se refere aqueles carros de som , com “doentes ” dentro pedindo ajuda em frente aos banco$, sinceramente aquilo me irrita , como pode colocarem deficientes, velhinhos com sequelas de derrame ,etc num sol quente dentro de um carro num barulho daqueles fazendo propaganda daquela desgraça , esperando dinheiro e dizendo que aqulo é caridade ?Cadê o policiamento de trânsito ?Onde está a SEMA? SMT?Além da ausência de órgãos competentes o povo está alí dando “força”.A única “atitude” que eu vi o governo tomar para organizar e botar “ordem” foi a retirada de vendedores ambulantes que tomavam conta da Av. Presidente Vargas em Belém , faz uns meses que não apareço por lá , pode até ser que as “praguinhas ” tenham voltado , mas se a fiscalização estiver presente seja em Santarém ou outra cidade , vamos ter orgulho do dever cumprido doa a quem doer .
Caro Jeso, nesta relação apresentada pelo blog, falta uma medida de extrema importância, que é as vagas disponibilizadas aos taxistas. Deixo aqui registrado que no centro comercial tem muito espaço reservado aos taxis, que logicamente os veículos particulares não podem estacionar mesmo que haja vaga no espaço, mas o mesmo não acontece com os motoristas de taxis, pois quando eles não conseguem vagas nos espaços disponibilizados para eles, usam os espaços que são disponibilizados para os veículos particulares, sem serem incomodados pelos fiscais de trânsito e isso não é justo, já que as vagas para os veículos particulares não são suficientes e ainda dividimos com os deficientes físicos e os idosos. Como o titular da SMT, Sandro Lopes, é uma pessoa inteligente e de muita competência, acredito que resolverá este problema.
Há um tempo atrás a Prefeitura ia regularizar a emissão de ruídos no centro. Funcionou um momentinho mas agora já tá cheio de bicicletas e carros sujões-barulhentos, além das lojas chamando os pedestres pra dentro como se fossem bicho, na base do grito em auto-falantes.
Bora ver até quando vai essa empolgação. Parece que é feito pra sair nos jornais e blogs e depois anunciar “olha o que tamos fazendo”… humpft!
Fábio, infelizmente vc. tem razão. A tão propalada área do silêncio no centro comercial não passou de retórica. E é bom não esperar nada este ano, de eleições. O governo Maria, I e II, não costuma contrariar as minorias em época de pleito eleitoral.