Conhecido por sua omissão sobre a matéria de urgência para os plebiscitos do Tapajós e Carajás, o deputado federal paraense Gerson Peres (foto), morubixaba estadual do PP, iniciou uma cruzada nacional contra os blogueiros.

Ou seja, quer responsabilizá-los pelos comentários anônimos inseridos nos blogs, fóruns e similares na internet.

O estapafúrdio projeto vai mais longe: obriga todos os blogs brasileiros a se registrar no Registro.br, com isso decreta o fim de todos aqueles criados e hospedados no, por exemplo, blogspot.

Para os violadores da lei, Gerson Peres estipula multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil. Se houver reincidência, o valor da punição será dobrado.

AQUI, a íntegra do projeto.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

19 Comentários em: Internet: deputado inicia cruzada contra anônimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • mariana disse:

    sela ele deve estar louco isso e muito emcrasado

  • mariana disse:

    seila ele deve estar louco isso e muito encrasado

  • Erick Santos disse:

    ”Ainda assim, ele acha que está no caminho certo. Que pode dar uma basta nos anônimos que difamam”

    ou seja,ele nao faz um lei para o povo e sim pra ele mesmo……

    que egocentrico,nao????

    esse é o nosso Brasil………

  • Daniel Nunes disse:

    Caro Dep. Gerson Peres,
    Sei sobre sua preocupação em questões difamatórias por anonimato na internet. é preciso entrar em uma discursão mais ampla sobre o assunto. pelo que entendi sobre o seu projeto você quer pudir os blogueiros e não os anônimos.

    Na era digital precisamente da informática( a informação é feito pelos leitores, formadores de opnião, pessoas que tem acesso a internet) e isso não é anonimato.

    Não é preciso criar um projeto de lei sobre punir difamção pois esse crime já é tipificado em nosso Código Penal. A proposta do seu projeto é claro, punir os adminsitradores de blogues.

    o trecho

    ” As mensagens que contenham crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação – das pessoas serão de responsabilidade dos editores, proprietários e autores dos blogues, fóruns, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes,….”
    Como você afimra acima que conversou com diversos blogueiros, devem ter lhe mostrado que é possivel a identificação de máquinas, local e pontos de acesso.

  • Maroto disse:

    ô Peres! Qualé, meu! Quer acabar com meu anonimato? Pô, anonimamente até votei em ti… agora, anonimamente vou te deletar da minha urna, sacou? Tá na hora de voltar pro seu sarcófago, meu velho!

  • Gerson Peres disse:

    Bem, vamos lá, a discussão é válida e também quero participar, afinal sou autor do Projeto de Lei e gostaria de colocar aqui o meu posicionamento.

    O projeto emana do fato concreto, tem anônimo difamando, injuriando no post.
    É pilhéria alguns comentários acima! Ninguém será preso, mas serão punidos nos termos do projeto em respeito à dignidade da pessoa humana (artigo 1, III da CF).
    Dos fatos surgem as leis, e o meu apresenta fatos concretos, pois os blogs que defendem o anonimato no comentário erram ao deixar que alguns comentários difamatórios passem. Quero crer que o seu, meu caro Jeso jamais será inserido entre os que não respeitam a dignidade. Ao contrário dos que pensam, conversei com donos de diversos blogs, pessoas ligadas a parte técnica dos mesmos, etc. Concordo com o comentário do Raik acima. Sugiro uma discussão saudável e ampla sobre o assunto. A matéria será discutida ainda nas diversas comissões da Casa.
    Abraços,
    Gerson Peres
    Deputado Federal

    1. Jeso Carneiro disse:

      Caro deputado, minha opinião sobre o seu projeto se resume a duas palavras: inócuo e inodoro. Ainda assim, acho que o debate sobre a sua proposta é salutar e merece ser feito com maturidade e inteligência.

      1. Gilton Paiva disse:

        Jeso, acredito, sinceramente que este projeto é um daqueles que serve para colocar o nome do nobre parlamentar na mídia, mais exatamente nos blogs! é um projeto de lei que, com certeza, vai ser rejeitado! não tem cabimento certas proposições! principalmente de um deputado que mal conhece o mundo virtual! é querer controlar o incontrolável!
        uma sugestão: dá uma ligadinha pro deputado Gerson e combina com ele pra um bate papo! nesse bate papo leve um computador e peça pra ele enviar um e-mail, depois, pergunta pra ele se ele prefere a plataforma blogspot ou wordpress, ou sugere alguma outra! ou melhor, ninguém mais poderá usar os recursos gratúitos? será que depoi ele vai querer inventar o “bolsa blog” pra toda população poder ter e manter um blog como projeto de inclusão? ê baboseira!

        1. Jeso Carneiro disse:

          Caro Gilton Paiva, ontem à noite falei com o deputado Gerson Peres. Falei-lhe da impossibilidade de concretizar tal projeto. Não há como. Cheguei até citar pra ele um exemplo: de uma pessoa criar um blog nos EUA em língua portuguesa e liberar os comentários para os anônimos, com a possibilidade de atacar políticos brasileiros, sem que se pudesse fazer qualquer coisa, sem que a, digamos, Lei Gerson Peres pudesse alcançar esse internauta/blogueiro/comentarista.

          Há tantas formas de burlar tal proposta, há tantas lacunas que ela é candidata natural a se tornar “potoca”.

          Ainda assim, ele acha que está no caminho certo. Que pode dar uma basta nos anônimos que difamam. Chega a ser uma fixação dele. Disse-lhe ainda: o senhor será a primeira pessoa do mundo a conseguir tal proeza. A China tentou algo assim com o Google, dono da plataforma blogspot. Não conseguiu. A empresa norte-americana preferiu se retirar do mercado chinês. Não creio, Gilton, que haja em qualquer lugar do planeta um controle estatal (talvez nas ditaduras) como quer nos impor o nobre parlamentar paraense.

          Repito: o projeto de Gerson Peres nasce sem qualquer perspectiva de sobrevida.

  • Gil Serique disse:

    enquanto a isso nao acontece:que babacaaaaaao

  • Raik disse:

    A liberdade de expressão é garantida. Agora, por que não revelar o nome, se o que cada um tem a dizer é muito pessoal? Deve ser chato ser criticado sem saber por quem? O deputado deveria se preocupar com algo mais grave que afeta a população: a qualidade da educação oferecida atualmente. Falta senso critico em muita gente. Na verdade, não sei porque omitir o nome se a pessoa acha que o que escreveu é correto.
    O dono do blog é que deveria evitar isso (só comenta quem assina). Não precisa o nobre deputado perder tempo com isso… A gente precisa mostrar o rosto.
    Publicar de uns anonimos e de outros não, é meio tendencioso, na minha opinião. Ninguem precisa concordar e nem se ofender….

  • Flávio Costa disse:

    O Deputado “Situação” deveria se preocupar com os rumos de seu partido.
    Minguando, minguando….

  • Rômulo Canto disse:

    Tudo bem, sou contra a covardia de denegrir anonimamente e covardemente a imagem das pessoas na internet, mas colocar todo mundo no mesmo sitio.. é brincadeira! Alguém já avisou para ele que dia é hoje?

  • Dayan Serique disse:

    Esperar o quê desse deputado gagá? Qndo é para se posicionar ele foge da raia. Qndo se mete a fazer alguma coisa, faz aquilo que gato enterra…

  • PERES disse:

    GENTE ISSO E MAIS UM CASO DE NÃO DAR NEM MEIO VOTO QUANTO MAIS UM VOTO INTEIRO , PARA ESSE CARA E NÃO QUER O DESENVOLVIMENTO DE STM.

    GERSON PERES TU NÃO ACHAS QUE JA ESTAS COM PÉ NA COVA .

  • Paulo Afonso disse:

    Isso é uma piada ou o que?

    Não entendi o q o Gerson Peres quis dizer….

    Para isso existe a liberdade e expressão.

    viva a imprensa

  • Anônimo disse:

    Em tempo de eleição, tudo aparece…

  • Alessandra disse:

    sei lá, eu não consigo parar de rir.. Ele deve estar brincando!

  • Tiberio Alloggio disse:

    Putz…. pelo menos veio de boa hora…Hora de aposentar o ilustre em Outubro.

    Internautas, cumpram seu dever!

    Tiberio Alloggio