Esta semana, representantes de vários partidos em Santarém e municípios vizinhos ratificaram apoio ao Manifesto Tapajós Sempre, discutido no mês passado (dia 19), num encontro ocorrido na sede do Veterano Esporte Clube, a partir de iniciativa do PCdoB e PTN.
No Leia Mais, abaixo, a íntegra do manifesto.
Representantes do PSD (Silvio Neto), PSOL (Márcio Pinto), PSC (Rubson Santana), PSDC (José Ribamar), PTdoB (Antonio Hamad), PTB (Beto Frazão) e PP (Luiz Alberto) não chegaram a assinar o manifesto, mas alguns deles anunciaram que concordam com a proposta e outros não se posicionaram.
A ideia de incentivar a criação do movimento Tapajós Sempre foi defendida pelo professor doutor Anselmo de Alencar Colares, e encampada pelos partidos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Manifesto TAPAJÓS Sempre
A luta pela emancipação da região oeste do Pará não se encerra no plebiscito de 11 de dezembro. Mesmo com a vitória do SIM (77) começa outra fase importante que é a mobilização para pressionar o Congresso Nacional e a Presidência da República a acatarem a vontade popular. Precisamos estar vigilantes para que o Estado do Tapajós seja construído de forma participativa e não tenha os mesmos defeitos do “velho” Pará. Os Partidos Políticos signatários deste documento, por intermédio de suas lideranças locais, demonstram publicamente que estão unidos em torno desta causa. O TAPAJÓS É NOSSA BANDEIRA, SEMPRE! O novo Estado representa a possibilidade concreta de mudanças em prol da população.
A seguir, enumeramos os aspectos essenciais que nos motivam para esta luta e nos quais depositamos a esperança de que o Estado do Tapajósseja construído para atender, de fato, aos interesses dos seus integrantes.
1) Autonomia: Quem mora nos municípios que compõem a região Oeste do Pará, sabe, com conhecimento de causa, o que significa viver à margem das decisões políticas que interferem diretamente no cotidiano, mas que são tomadas externamente, mesmo quando se trata do Próprio estado do Pará, pois o núcleo decisório se concentra na capital. Ter autonomia significa ter o direito de decidir sobre os assuntos que são coletivos, e dispor de uma estrutura de governo mais próxima, para que seja ouvida e respeitada em suas reivindicações;
2) Fortalecimento regional: Com a autonomia, em todos os campos, a região formada pelo novo estado terá condições de desenvolver suas potencialidades, promovendo maior equilíbrio entre os seus integrantes;
3) Identidade Cultural: O vasto território que compõe a Amazônia, objeto de cobiça dos colonizadores, sofreu violento processo de desagregação ao longo da história. Diversas nações que habitavam as terras que hoje compõem os atuais estados foram dizimadas, outras foram escravizadas e incorporadas ao modo de vida dos colonizadores. Mesmo assim, ficaram vestígios que demonstram diferenças substanciais entre os povos que habitavam a região que hoje busca se emancipar. A cultura Tapajoara é distinta de outras culturas, e se expressa nas mais variadas situações cotidianas. Sobreviveu a toda sorte de ataques que sofreu ao longo do tempo. E haverá de continuar sendo o nosso orgulho, pois expressa nossa identidade.
4) Desenvolvimento e justiça social: A forte concentração das atividades econômicas e das políticas sociais no entorno de Belém, cria um círculo vicioso que tende a aumentar a miséria, pois expulsa milhares de famílias do interior do estado em busca de oportunidades na região metropolitana. Com o novo Estado, teremos uma oportunidade real de corrigir tais distorções, resultando em benefícios para o conjunto da população, tanto da região emancipada, quanto da área remanescente. Isto passa pela aglutinação de forças em torno do fortalecimento de uma inteligência inovadora, especialmente no campo da cultura digital;
5) Democracia participativa: O Estado do Tapajós já nasce diferente de todos os outros, pois a população está sendo consultada quanto a sua criação. Entendemos que este processo é educativo e a democracia participativa deve ser a regra no Estado do Tapajós. Não necessariamente com a realização de plebiscitos ou referendos, mas com o fortalecimento da organização da sociedade para discutir, aprovar ou rejeitar propostas de projetos que interferem na vida de todos;
6) Relação com a Amazônia e com o Brasil: O Estado do Tapajós significa maior presença do Brasil na Amazônia. Não apenas nos discursos ufanistas, mas em ações concretas que representem melhorias de condições de vida para os povos que nela habitam. Preservar implica em conhecer e cuidar. E isto se faz com presença e clareza de propósitos. Teremos uma maior bancada parlamentar no Congresso Nacional. Nossas escolhas podem significar presenças significativas em defesa dos interesses coletivos, impedindo a continuidade das práticas destruidoras dos projetos já implantados, e propondo alternativas coerentes e inovadoras. Temos que engendrar uma nova forma de integração nacional, tendo como eixo condutor o estabelecimento de redes de conexões inclusive no campo digital;
7) Estado descentralizado: A dimensão territorial do atual estado do Pará, e as dificuldades de acesso a todos os locais que precisam da presença do Poder Público, são características típicas da Amazônia, que justificam a necessidade de maior presença dos governos junto às populações. O estado do Pará tem se mostrado ineficaz neste e em outros itens relativos a sua institucionalidade. Buscamos a emancipação para termos um estado mais presente, e no qual a população possa estar atenta e vigilante, evitando que se consolidem os problemas que hoje combatemos, cuja solução passa pela adoção de políticas que considerem as demandas de todo o Estado, e não apenas em benefício de grupos políticos e econômicos da capital.
Pelas razões expostas, e em sintonia com a luta dos que nos antecederam nesta esperança, assumimos o compromisso de defender a bandeira do Estado do Tapajós, reconhecendo que se trata de uma aspiração coletiva, legítima, tecnicamente viável e socialmente justificada.
Santarém, Tapajós, novembro de 2011
Assinam este Manifesto:
Presidente do Diretório Municipal do PC DO B
Presidente do Diretório Municipal do PC DO B (Belterra)
Presidente do Diretório Municipal do PC DO B (Mojuí dos Campos)
Presidente do Diretório Municipal do PTN (Santarém)
Presidente do Diretório Municipal do PTN (Mojui dos Campos)
Presidente do Diretório Municipal do PTN (Uruará)
Presidente do Diretório Municipal do PTN (Belterra)
Presidente do Diretório Municipal do PRP
Presidente do Diretório Municipal do PRTB
Presidente do Diretório Municipal do PPS
Presidente do Diretório Municipal do PR
Presidente do Diretório Municipal do PT
Presidente do Diretório Municipal do PMDB
Presidente do Diretório Municipal do PHS
Presidente do Diretório Municipal do PSDB
Presidente do Diretório Municipal do PDT
Presidente do Diretório Municipal do DEM
Presidente do Diretório Municipal do PMN
Presidente do Diretório Municipal do PRB
Presidente do Diretório Municipal do PSB
Presidente do Diretório Municipal do PV
Pessoal,
Precisamos ter frentes de trabalho, planejada e agindo em cima de tudo isso.
Vamos lá!
Telma
Tapajós e Carajás para território federal!
É isso ai, apesar de qual for o resultado essa luta pela melhoria de nossa região não deve parar, é um momento histórico, e que não fique só no blá blá vamos fazer acontecer, é mais uma oportunidade de mostrar o que queremos.
As 10:26 do dia 10/12/2011 – Site do SINTEPP já derruba pesquisa DATAFOLHA
Mais um site de Belém colabora para a queda da credibilidade da pesquisa DATAFOLHA para o plebiscito sobre a divisão do Pará.
Desta vez a enquete é do site do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Publica do estado do Pará (SINTEPP), que até o momento dá o seguinte resultado:
Enquete: Você é a favor da divisão do Estado do Pará? Resposta Resultado
Sim 46.8 % (21.044)
Não 53.0 % (23.813)
Indiferente 0.2 % (104)
Isto que dizer um empate técnico total de participante 44.857 (quarenta e quatro mil oitocentos cinqüenta e sete mil eleitores) contra 1213 eleitores do datafolha será qual reflete a realidade e vale ressalta que as duas são de Belém.
Outra pergunta que não que calar por que tirara do ar a enquete da Belém FM que mostrava ampla vitoria do “sim”
https://www.belemfm.com.br
Que tal pedir a Data Folha para fazer uma pesquisa com todos os filiados destes 21 partidos. Estes números viciados da pesquisa fajuta para influenciar a população do Estado reflete apenas os percentuais dos eleitores nas duas regiões – Os emancipados (32%) e os emacipadores (64%).Coincidência ou vergonhosa manipulação da opinião pública. Quem quiser tirar as dúvidas observe na pesquisas o número de eleitores das duas regiões.