
A primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Santarém do confronto eleitoral do próximo ano — a 1ª da nova parceria Blog do Jeso/Doxa — será publicada nesta segunda-feira (29).
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 deste mês, com 621 entrevistados, entre homens e mulheres, todos eleitores. E residentes na área urbana e nas regiões do Planalto e Rios.
Santarém é o terceiro maior colégio eleitoral do Pará, atrás apenas de Belém e Ananindeua.
O jornalista Celivaldo Carneiro foi quem coordenou o trabalho de campo. Mais de 90% das entrevistas, feitas por 15 pesquisadores, foram domiciliares. Luiz Feitosa, da Doxa, é o estatístico responsável por arcabouço metodológico da pesquisa.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Além da intenção de votos para prefeito, tanto do tipo estimulada e como no espontânea, o levantamento também aferiu, entre outros itens:
— Avaliação do Governo Nélio Aguiar;
— Rejeição dos pré-candidatos a prefeitos;
— Avaliação em Santarém dos governos Helder Barbalho (estadual) e Bolsonaro (federal);
— Avaliação da Câmara de Vereadores de Santarém;
— Maiores problemas de Santarém na opinião dos entrevistados;
— Potencial de apoio/transferência de votos a candidatos a prefeito de 5 lideranças políticas: Bolsonaro (presidente), Helder (governador) e os ex-prefeitos Alexandre Von (20013-2016), Maria do Carmo (2005-2012) e Lira Maia (2004-2011) – na hipótese de nenhum dos 3 participarem diretamente da eleição.
— Partidos políticos mais identificados com a população, entre outros.
PERIODICIDADE
“Essa é a primeira de uma série de pesquisas políticas que, até março do próximo ano, queremos realizar mensalmente em Santarém, com propósito de deixar mais e mais informado os nossos leitores e leitoras”, explica Jeso Carneiro, editor do Blog do Jeso.
No vídeo abaixo, Dornélio Silva, diretor da Doxa, explica qual a importância de uma pesquisa desse tipo neste momento, a mais de um ano da eleição.
— LEIA também sobre a pesquisa: Blog vai publicar pesquisa sobre pré-candidaturas a prefeito de Santarém
Deixe um comentário