PSOL e a sacolinha eletrônica

Publicado em por em Política

No blog do Radar Online:

Entra no ar hoje o site em que o PSOL pretende arrecadar recursos para a campanha de Plínio Arruda Sampaio (www.plinio50.com.br).

Estarão proibidas doações de empresas. Apenas pessoas físicas poderão contribuir e o limite é o mesmo estipulado pelo TSE – 10% dos rendimentos no ano anterior às eleições.

No sábado, Plínio pode ser ainda mais agraciado. Vai promover um jantar em São Paulo para comemorar os seus 80 anos – que só completará mesmo no dia 26.

A tesouraria do PSOL já está esfregando as mãos na expectativa de abocanhar dinheiro para a campanha no evento.


Publicado por:

One Response to PSOL e a sacolinha eletrônica

  • Que pena, o PSOL começou tão bem sua vida política e agora está repetindo os mesmos erros de sua nascente, o PT. Aliás, não seria coincidência chamá-lo de velho-novo PT.

    Por que digo isso? Um partido político socialista, de fato, não aceita $$ das grandes empresas. Luciana Genro, em 2008, na campanha para a prefeitura de Porto Alegre-RS, aceitou R$ 10.000,00 da empresa Gerdau. Em Macapá, o PSOL fez aliança com o PDT,um partido de aluguel da Direita, também em 2008.

    Ou seja, foi quebrado um dos princípios básicos de luta pelo Socialismo. Se um partido é controlado financeiramente pelos empresários, nunca farão uma política de libertação para o Socialismo (apesar dos argumentos serem para esse sistema). Agora, se ele for controlado pelo suor e financiamento dos trabalhadores é outra história.

    Mas pode haver contestação, porque na notícia, diz: “Estarão proibidas doações de empresas. Apenas pessoas físicas poderão contribuir e o limite é o mesmo estipulado pelo TSE – 10% dos rendimentos no ano anterior às eleições.”. Quer dizer que se uma empresa não puder, formalmente, bancar a campanha, então, que o empresário Fulano, dono da empresa Tal, assim faça! Simples de ludibriar, não?

    Por mais que se diga que é importante $$ para uma campanha, estou de acordo. Porém, não é de se aceitar que seja utilizado o discurso do Socialismo, por um partido que se diz de libertário e socialista, para continuar a exploração capitalista que está levando o Brasil e o mundo para o abismo e para a barbárie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *