Sobrinho de condenado por desviar R$ 10 milhões da Educação briga pelo... Fundeb
Erasmo Maia, sobrinho de condenado por desviar recursos do Fundef: preocupação com o Fundeb. Foto: Reprodução/Câmara de Santarém

por Jeso Carneiro (*)

Vereador, Erasmo Maia (DEM) subiu à tribuna da Câmara de Santarém (PA) nesta segunda (29) para pedir urgência na votação pela Casa do projeto lei que reestrutura o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb).

Sem a lei aprovada e sancionada, Santarém pode ser penalizado pela União com cortes no repasse do Fundeb.

 

De acordo com vereador, os recursos federais do Fundeb “têm permitido ao prefeito Nélio Aguiar coordenar diversas melhorias no setor educacional”.

O líder do governo Nélio Aguiar na Câmara tem razão.

Só em 2020, por exemplo, o município recebeu mais de 255 milhões de reais desse fundo educacional, a maior fonte de receita de Santarém no ano passado, conforme informações prestadas ao Blog do Jeso pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), ao ser acionada via LAI (Lei de Acesso à Informação).

Erasmo Maia é sobrinho do ex-prefeito Lira Maia – condenado há 5 anos pela Justiça Federal, em primeira instância, à inelegibilidade de 10 anos e devolução de mais de 10 milhões de reais por desvio de recursos do… Fundeb, antes denominado de Fundef.

“A gestão municipal vai enfrentar dificuldades para manter as melhorias na educação, inclusive no salário dos professores [se a matéria não for aprovada]”, prevê, catastrófico, o vereador cipoalense, temendo um apagão no repasse do fundo.

Deuzulivre!

— * Jeso Carneiro, repórter, é editor do Blog do Jeso.


Assine o canal do Blog do Jeso no Telegram

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Sobrinho de condenado por desvio de R$ 10 milhões do Fundef briga pelo… Fundeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • livio disse:

    claro que ele está preocupado, se não vier o repasse dessa grana ele vai roubar de onde?? com que recursos roubados ele vai alimentar a família dele?? ele pode ate passar necessidade coitado, tenham mais compaixão com esse pobre político. rapaz, e ainda tem gente que só falta arrancar os ovos desse tipo de pessoa, kkkkkkkkk é pra cair o cu da bunda mesmo.

  • EDGAR disse:

    Nem teve aula ano passado pra gastarem tanto dinheiro. Na verdade a verdade a pandemia foi lucrativa a todas as prefeituras e municípios, teve municípios que arrecadou 110% acima do previsto no orçamento. Quanto a essa turminha de ladrões ai salvo engano eram aliados do PT.

  • Mario disse:

    Quem sabe o Nélio vira Bozoasno e coloca essas limpezas pra correr.