Durante fase final de megaoperação na região do Corta Corda, em Santarém (PA), agentes ambientais federais do Ibama, com apoio das polícias civil, militar e do Exército, apreenderam cerca de 3,7 mil metros cúbicos de madeira, em tora e serrada, extraída ilegalmente.
Doze pessoas foram presas em flagrante.
Os responsáveis pelo financiamento da atividade ilegal são procurados pelas autoridades. Também foram desativadas 3 serrarias e apreendidos caminhões e equipamentos. A investigação que resultou na ação de fiscalização foi realizada em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente de Santarém.
Entre as espécies de madeira apreendida há produtos de alto valor comercial, como Ipê, Massaranduba e Jatobá, que serão leiloados.
Doação ao Exército
Outros 150 metros cúbicos de castanheira em toras, cuja exploração é proibida, foram apreendidos e doados ao Exército para utilização em obras de infraestrutura.
“A operação conjunta interrompeu o dano ambiental e a população foi beneficiada com a doação da madeira para obras sociais”, disse o chefe da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, Roberto Abreu.
A maior parte dos produtos apreendidos está sendo doada para Prefeitura de Santarém.
Com informações do Ibama
— LEIA também: Operação da polícia prende brigadistas de Alter do Chão e apreende documentos em ONG
E ai, cadê as filmagens da operação, os nomes dos 12 e a serviço de quem, será que foram as “ONG’S” ?