Governador do Pará entrega Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, com 164 leitos
O HRT atenderá casos de alta complexidade. Fotos: Agência Pará

Mais de 100 mil habitantes de Itaituba, oeste paraense, serão beneficiados com o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, entregue na tarde desta quinta-feira (9), pelo Governo do Pará, através do governador Helder Barbalho (MDB).

Projetada para ofertar serviços de alta complexidade, a unidade funcionará com atendimento para pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19, e também com outras especialidades.

 

Construída em uma área de 16.290 metros quadrados, conta com 164 leitos, que vão reforçar a saúde pública na região.

“Esse hospital é o resgate de um sonho da população do Tapajós para que as pessoas possam ter atendimento, descentralizando os serviços e garantido com que Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga possam ter uma referência em saúde. Vamos fazer o atendimento para pacientes com covid-19, e dar suporte em saúde em outras especialidades nesta região”, disse o governador em visita às dependências do hospital.

Na oportunidade, Helder adiantou que a entrega do Hospital de Campanha de Altamira, exclusivo para pacientes com sintomas do novo coronavírus, será no próximo dia 18. A ideia é desafogar a oferta de atendimento em saúde na região do Xingu.

Os serviços de saúde

Com a pandemia estabilizada, o Hospital Regional do Tapajós oferecerá serviços de urgência e emergência de natureza clínica e cirúrgica nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica. O HRT terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoas de Itaituba e outros 5 municípios da região de saúde do Tapajós, como Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.

Helder Barbalho, governador, visitou as instalações do HRT

A nova instituição hospitalar também dispõe de um ambulatório com 9 consultórios para atendimento em Clínica Geral, Traumatologia, Ortopedia, Cardiologia, Infectologia e Urologia.

A seção ambulatorial terá, ainda, serviços de enfermagem, coleta de exames, farmácia, eletrocardiograma, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Também terá um centro cirúrgico com oito salas, sendo duas para Obstetrícia.

 

Um dos procedimentos mais importantes que será oferecido em nível ambulatorial é o de Terapia Renal Substitutiva, com 22 máquinas de hemodiálise – o que evitará o deslocamento de pacientes para atendimento em outras regiões do estado.

Como suporte ao atendimento médico, o HRT contará com um centro de diagnóstico com serviços de laboratório de análises clínicas, raios-X, raios-X telecomandado, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia.

Governador assina convênio

Na oportunidade, o governador assinou convênio para criação da Maternidade Municipal da Itaituba, em parceria com a prefeitura da cidade, além de outro convênio para readequação da BR-230, a Transamazônica, no trecho urbano que corta Itaituba.

Os leitos da nova unidade de saúde regional do oeste do Pará

Com informações e fotos da Agência Pará

LEIA também: TCU atesta que candidato favorito a prefeito de Óbidos não tem contas irregulares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Governador entrega Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, com 164 leitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • laina correa disse:

    Povo de Itaituba e região, vocês vão sentir na pele daqui algum tempo como vai fica a situação desse hospital, com essa empresa que vai administra este hospital, fiquem de olho bem aberto povo de Itaituba e região do tapajós.

  • Francisco disse:

    Este governador faz jus ao pai dele filho de peixe peixinho é. Enquanto existirem pessoas deste perfil na política brasileira, o nosso país será o que é o país da piada ponta.

  • Caelso da Conceição Oliveira disse:

    Entrega um hospital desse só com dois leito funcionando e uma vergonha pra população de Itaituba

  • Antonio Ribeiro disse:

    Parabéns ao governador SIMÃO JATENE.