Junho é mês de conscientização sobre queimaduras; rede elétrica é uma das causas
Os reparos na rede elétrica externa só podem ser realizados pelos profissionais da concessionária de energia. Foto: Reprodução: Equatorial Energia

Junho também é considerado o mês de conscientização sobre as queimaduras, visto como um grande problema de saúde pública. Uma das causas de acidentes que podem resultar em queimaduras graves é a que envolve a rede elétrica. O grande alerta é para a prática de fazer reparos domésticos e em construções sem a presença de um profissional habilitado, que tome todos os cuidados necessários a fim de evitar acidentes.

Os casos envolvendo problemas com a rede elétrica podem ocorrer tanto na parte interna de um imóvel, quanto na parte externa, ao descumprirem as normas de segurança necessárias. O executivo de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, fala sobre as precauções que precisam ser tomadas.

— LEIA AINDA: Verão e bandeira vermelha em junho no Pará: é hora de economizar energia

 

“Os reparos na rede elétrica externa só podem ser realizados pelos profissionais da Equatorial Energia Pará, que são profissionais habilitados e autorizados para intervir no sistema elétrico de potência. Orientação semelhante vale para as instalações internas. É muito importante procurar por profissionais capacitados para os serviços de manutenção da fiação elétrica”, destaca.

Entre os principais cuidados estão jamais subir em postes de energia para fazer reparos. Somente colaboradores da distribuidora de energia podem fazer serviços na rede.

Eles são preparados para isso, com técnicas e equipamentos apropriados para evitar acidentes. É muito perigoso utilizar varas de bambu ou madeira para levantar cabos para passagem de veículos e equipamentos, pois oferece alto risco de choque.

Outro fator importante é nunca fazer construções próximas a rede de energia, pois durante a execução da obra pode ocorrer um contato acidental ou, até mesmo, levar um choque pela proximidade da rede. Não faça pode de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica. Este é um serviço que deve ser feito somente por profissionais preparados e qualificados.

Na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, jamais tente segurá-la ou recuperá-la. Dentro de casa, evite utilizar benjamins nas tomadas e não use fios emendados nos equipamentos. E as tomadas elétricas devem ser vedadas como forma de proteção para as crianças.

Com informações da Equatorial Energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *