Contraponto do sociólogo Tiberio Alloggio ao artigo Acorda, PT!, da lavra de Pedro Peloso:
Pelo jeito, o maior inimigo do PT continua sendo o próprio PT. Parece que os petistas são os maiores adeptos ao masoquismo, adoram se auto mutilar.
Não sei o que o companheiro Pedro Peloso viu de RADICAL nos governos petistas.
Tivemos sim avanços e mudanças para o melhor, mas nenhuma delas que se possa definir de RADICAL. E como no Brasil, também em Santarém tivemos alguns avanços.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O próprio Lula teve que mudar sua postura politica, afastando-se da imagem radical do velho PT para conseguir se eleger presidente e impor as mudanças.
E a escolha de Dilma, de RADICAL só mesmo a forma de sua indicação. Ou seja, Lula teve que enfiar Dilma goela abaixo ao PT antes que o partido se dividisse (como adora fazer) em inúmeros pré-candidatos.
Com isso, não estou defendendo o “IMOBILISMO” ou o “MINIMALISMO” que caracteriza o PT santareno e seu governo. Temos sim que promover e alcançar as mudanças, mas que mudanças?
Por enquanto o máximo de mudança que você propõe é a palavra RADICAL. Mas o que significa RADICAL nesse contexto?
O que você está propondo de RADICAL, Pedro? Se tiver, tem que dizer.
Essa dicotomia entre o velho PT e o atual não serve mais para nada. Só serve para ajudar nossa acéfala oposição em fingir que está “pensando” alguma coisa de alternativo.
Pedro, o século XX já se foi e com ele aquele velho e glorioso PT. Agora estamos em 2011 mais que na hora de discutir o PT do século XXI.
Qual seria o PT do século XXI? Essa que é a questão.
Se é para vir ao público para debater tem que ser com propostas, não com polêmicas.
P.S.:
Pedro, o SPAM adorou sua RADICAL reflexão. Ele é um verdadeiro nostálgico daquele velho PT. Aquele mesmo que só latia…. enquanto a direita do Spam governava.
É, ex – companheiro Pedro Peloso, já se vão tantos comentário sobre o PT (partido dos trabalhadores) – Proletariados. Como ele foi, como ele é, e como será para 2012 ? da história remota do PT nada sei para falar com conhecimento de causa. Porém, da última eleição para vereador posso e vou expor aqui para todos saberem o que aconteceu comigo no PT. Gente, fui pré-candidato a vereador, inscrito, e a Sonaira Esquerdo deu-me a declaração para assinar e conseguir no mínimo 50 assinaturas de apoiadores (com RG). Inocente, achando que quanto mais assinaturas, mais estaria seguro da candidatura. Ledo engano ! . Fui à luta, conseguir com amigos, parentes e simpatizantes, somente 1.441 assinaturas. Qual não foi minha surpresa, fui marginalizado e alienado dentro do próprio partido. Sofrendo essa situação discriminatória e de perseguição, eu pedi para sair do partido. Partido esse, que já nasce dividido em alas. Por isso, nunca será um partido forte. Só vinha ganhando na sombra do PMDB e coligações negociadas (espúrias). Volto-me agora ao seu comentário, no qual vossa senhoria diz que o povo quer ver no governo – ” É o PT de TODOS “, esqueceu de falar em TODAS (constituição cidadã – 1988). Senhor, pode ficar zangado comigo, pela minha franqueza e ponto de vista, no PT santareno, é sabido por todos que quem manda mesmo é a família ….Utopia para acontecer é como ganhar em jogo de loteria. A derrota do PT em 2012, já está preconizada nas estrelas da bandeira do PT. Não desista, continue nos seus convencimentos teórico-partidário.
Tibério,
Fobia, só psicólogos ou medicamentos via psiquiatras, sociólogos não conseguirão combaterm isso!
ah, e Petista equivocado, tem um monte por ai…faz parte!
Também não vale ser petista e não enxergar erros de dentro!
Sobre este tema e falar com os odiosos ao PT, não se confronte com quem quer falar contra 82% da população brasileira.
abs,
Telma
Pedro,
O caminho é por aí mesmo, até porque se o PT não começar a discutir em cima de ideias, propostas, estratégias, de curto, médio e longo prazo, acabará se igualando à insignificância dos demais partidos do espectro politico e fatalmente a desaparecer como Partido Popular.
A sensação que se tem hoje, é que o PT santareno não faz a menor ideia das transformações que ocorreram no município, e de suas novas demandas e necessidades estratégicas. Isso apesar do próprio PT ter comandado esse processo.
Superar o “vicio” do “politiques” que tomou conta do PT, onde a discussão se limita (a cada eleição) nas táticas e estratégias eleitorais. Sempre de COMO chegar lá e nunca do PORQUE. Precisa consolidar projeto politico para Santarém.
Esse é um debate que tem que ser feito nas instância prepostas para isso. Com coração aberto por parte dos grupos internos e com predisposição a discutir de forma “desarmada” os cenários e as perspectivas.
Pela importância e pela qualidade, tem que ser um tipo de discussão que não pode e nem deve envolver os Petofóbico, os Petófilos e os Esquerdo-fobicos que estacionam no Blog.
Eles são massa acéfalas que estão aí só para sacanear.
Tiberio Alloggio
A sua resposta me conforta, Tibério.
Você tem absoluta razão quando propõe a unidade partidária construída no debate desarmado. Sem imposições, sem medo do contraditório, sempre colocando como objetivo maior de nossa ação política, A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE NOSSO POVO. Se assim procedermos, a oposição que chore suas mágoas, pois o PT ainda tem muito a contribuir com Santarém.
E para que não restem dúvidas, esclareço: o PT que ainda tem muito a contribuir, não é o PT da Maria, o PT do Everaldo, o PT do Juca, ou o PT do Pedro Peloso. O PT que o povo quer ver no governo É O PT DE TODOS!
Abraços,
Senhor perdoai, ele não sabe o que fala (digita) agora na opinião dele quem não gosta do PT não tem cerebro, e quando opina não está se expressando, está sacaneando.
O PT em nada se difere do PSDB. O pt mudou ao chegar ao poder. E quando chegaram se aliaram as elites burguesas do setor financeiro nacional, internacional, da midia, de politicos ligados a ditadura militar e aos velhos vicios da politica nacional. Se aliou com Jader Barbalho, ACM, Maluf, Sarneys, Collor, Calheiros entre outras figuras nefastas da politica brasileira. O pt que tanto criticou a privataria feita pelos tucanos e com razão não fosse a hipocrisia tbm fez as suas privatarias. Pois bem, quando abro o jornal hoje vejo que o pt vai privatizar tbm os aeroportos, começando pelo de Guarulhos. Esse é o pt do século 21, ahh como eu gostava do pt do século 20!
Comentarista de botequim …. voce poderia justificar porque dos cinco ex-presidentes do PT tres estão as voltas com a justiça respondendos os mais diversos processos como formação de quadrilha ?
Tibério,
Como você já deve ter lido, fiz ainda ontem, um comentário-resposta ao seu comentário. Nele apresentei algumas idéias (como você sugeriu) que acho importante serem debatidas por pessoas que realmente tem interesse em melhorar a vida do povo de nossa cidade. Aliás, minha resposta à sua questão sobre como será o PT do século 21, é esta: deve ser um partido que tenha como centro de suas preocupações, a melhoria contínua da vida do povo brasileiro. Melhoria no sentido econômico, cultural, social e político. Sei que esta não é uma resposta teórica, conforme você, talvez, desejasse ver debatida aqui no Blog, mas, podemos sim promover este debate interessante. Quem sabe numa Plenária Partiária?